Muitas empresas ganharam uma nova oportunidade de atuação na internet. Foi possível se aproximar do cliente, vender para além do ponto físico e, claro, concentrar as ações de marketing no digital. Tudo ficou mais fácil, porém, nada vem pronto. Para obter sucesso, você precisa formular uma estratégia de vendas de e-commerce. Ou seja, é preciso definir as diretrizes para todas as ações de vendas no digital.

Precisa de ajuda para dar um up nas vendas do seu e-commerce? Neste artigo, elencamos as 10 melhores estratégias para sua loja virtual. Siga a leitura!

E-book Marketing Digital

10 Melhores estratégias de marketing digital para e-commerce

Personalize a comunicação e a experiência de compra

Essa é a primeira estratégia de vendas para e-commerce que gostaríamos de sugerir. Como no digital o público é segmentado, é importante que a comunicação seja personalizada, considerando o gosto e estilo de cada cliente.

Observando os dados de cada usuário, é possível criar ofertas e conteúdos específicos. Como benefício, o cliente acaba se sentindo mais especial e pode estreitar a relação com a empresa.

Quando ele entende que uma loja se dedica a ajudar, o respeito e credibilidade aumentam. Então, veja as compras anteriores deles, por exemplo, e recomende produtos com base nessa referência.

Faça remarketing

O remarketing é mais uma estratégia de vendas para e-commerce bastante interessante. Com essa tática, é possível se conectar com aqueles que interagiram no site ou aplicativo da sua loja. 

O remarketing é capaz de posicionar seus anúncios para este público-alvo enquanto navegam em outros sites ou no Google. Como resultado, aumenta o conhecimento da sua marca, ajudando pessoas lembrarem-se dela para fazer uma compra. 

Entre as vantagens estão: alcance rápido e em larga escala, segmentação, direcionamento, preço justo e facilidade para a criação de anúncios.

Trabalhe com marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento consiste em uma série de ações da empresa para estabelecer e manter um relacionamento saudável com os clientes. 

Dispostas a criar uma relação de proximidade, as empresas costumam oferecer vantagens e, dessa forma, brigar pela fidelidade do público.

A finalidade principal do marketing de relacionamento é fazer cada cliente se tornar um fã!

Melhore o SEO

O SEO é uma estratégia de vendas de e-commerce utilizado para otimizar o conteúdo da loja virtual. O principal benefício é que ela tende a aparecer entre as principais opções em mecanismos de busca, como o Google.

Quanto melhor ranqueada sua empresa está, mais acessos terá. Resultado: as oportunidades de venda e faturamento aumentarão consideravelmente.

Entre os fatores importantes em termos de SEO, destacamos o uso correto de palavras-chaves, URLs amigáveis e a criação e divulgação de conteúdo de qualidade em blog ou site – também com palavras-chave.

A médio e longo prazo, essa estratégia vai trazer mais visibilidade orgânica e melhorar a performance do seu e-commerce.

Acompanhe a jornada de compra

A jornada de compra é diferente em lojas físicas e virtuais. Antes, o cliente via um anúncio e se deslocava até o ponto de venda se quisesse comprar o produto. No digital, entretanto, nem sempre a visita significa uma venda.

O público pode vir de diferentes canais, como Facebook ou e-mail marketing e abandonar o e-commerce logo na página inicial, ou após colocar os primeiros produtos no carrinho de compras.

Utilizando as estratégias de marketing digital para e-commerce, a empresa consegue acompanhar as diferentes formas de navegação do cliente. Além disso, pode direcionar as ações em cada etapa da jornada com mais eficiência.

Invista em anúncios no Google

O alcance orgânico pode ser otimizado com boas práticas de SEO aplicadas na sua loja virtual. Ainda assim, pode ser limitado o número de pessoas que encontram seu negócio sem mídia paga.

Os anúncios no Google são vantajosos porque ajudam a empresa a atingir muito mais gente. Ao aderir a essa estratégia de vendas para e-commerce, use frases certeiras e fotos com qualidade. Esses dois artifícios ajudam a despertar o interesse das pessoas.

Invista em anúncios nas redes sociais

Assim como os anúncios do Google, aqueles feitos nas redes sociais também são eficientes. Nesse caso, são exploradas as mais populares, Facebook, Instagram e Twitter.

O mais interessante é que essas estratégia de vendas para e-commerce também permitem uma personalização de público-alvo por idade, faixa-etária e interesses. Além disso, os resultados são compilados e mostrados durante e no fim das campanhas.

Marketing de influência 

Outra opção para melhorar as vendas – que vem se tornando cada vez mais comum no mundo – é contar com influenciadores digitais e, assim, atrair o público. 

Seu desafio é encontrar a pessoa certa para trabalhar com seus produtos e capaz de levá-lo a mais clientes. Conectar sua empresa com pessoas relevantes gera autoridade e também pode trazer mais vendas.

Os influenciadores podem ajudar pequenas empresas a aumentar sua presença digital, mas sem gastar valores exorbitantes.

Fidelize o cliente

Depois de uma venda, o trabalho não se encerra. É aí que pode começar uma verdadeira relação de confiança e fidelidade entre o cliente e a empresa.

As companhias devem dedicar os maiores esforços para que isso ocorra. As ações de marketing digital que elencamos neste artigo podem ser usadas para essa finalidade.

Redes sociais, blog e e-mail servem para manter contato, oferecer produtos e vantagens exclusivas aos seus seguidores. Faça isso!

Além disso, clientes fiéis tendem a ser bons promotores do seu produto ou serviço, e indicarem outros amigos para também comprarem no seu e-commerce.

Monitore os resultados

Uma das grandes vantagens das ações de marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados obtidos. Dispondo desses dados, não deixe de observá-los e considerá-los.

Os números das campanhas podem revelar as táticas que funcionam ou não para a sua marca, ajudando a organização a direcionar melhor os investimentos realizados.

Para começar, você pode implementar somente algumas estratégias de vendas para e-commerce que partilhamos no artigo. Depois, avance e complemente as ações. Uma coisa é certa: manter tudo na mesma, enquanto a concorrência age, é inútil.


Viu só? Uma série de táticas podem ajudar sua empresa a vender mais. Entre elas, o marketing de influência, anúncios no Google e nas redes sociais. Sem estratégias eficazes de marketing digital, seu e-commerce corre o risco de naufragar. Agora que você conhece diversos caminhos, entre em cena e promova mudanças para alavancar as vendas online.

JN2

Tenha tudo na melhor plataforma de e-commerce do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *