A descrição de produtos é um dos detalhes que mais influenciam as vendas de um e-commerce.

Isso porque, é na descrição de uma loja virtual que as pessoas buscam por informações completas e detalhes que lhe auxiliem na decisão de compra.

Ou seja, com textos bem organizados, claros e atrativos, as chances de convencer novos clientes e de gerar mais conversões são muito maiores!

Assim, não importa que seja uma descrição para loja virtual de roupas, eletrônicos, acessórios, produtos em geral, ou qualquer outro segmento: saber elaborar boas apresentações é uma tarefa fundamental.

Quer saber como inserir todas as informações necessárias para os seus consumidores e garantir ofertas mais atrativas para eles?

A seguir, saiba mais sobre a importância da descrição de produtos para as vendas online, entenda como garantir um bom texto para suas mercadorias e confira alguns exemplos para lhe inspirar!

Entenda por que a descrição de produtos é tão importante para o e-commerce

Como mencionamos anteriormente, a descrição de produtos é de suma importância para que os consumidores saibam tudo o que é necessário sobre determinado item antes que realizem sua compra online.

Mais que ser informativo, o texto também deve ser atrativo. Isso não significa que ele precisa ser extenso e focado em técnicas de persuasão, mas sim garantir clareza e um padrão que seja percebido positivamente pelos usuários.

Essa lógica deve servir tanto para mercadorias mais básicas e comuns, quanto para produtos complexos, de nicho ou mesmo desconhecidos entre o grande público.

Por exemplo, em uma descrição para loja virtual de roupas, os clientes precisam saber com facilidade quais são as características de determinada peça, recomendações de lavagem, conservação do tecido e medidas dos tamanhos disponíveis.

Se mesmo em um caso simples como esse é imprescindível ser claro, conciso e direto quanto ao item que está à venda, em situações de maior complexidade o uso do texto é ainda mais importante.

Em um e-commerce de materiais de construção, por exemplo, as descrições precisam ter todos os dados importantes para que o público da construção civil saiba qual é a aplicação de cada insumo.

No mesmo sentido, outros nichos específicos podem ser mencionados, como o segmento pet, que precisa incluir recomendações de segurança em certos produtos, de pacotes de viagens, que precisa explicar cada detalhe sobre os destinos, de games, que deve se adequar àquilo que os jogadores buscam, e assim por diante.

Além de influenciar o desempenho em vendas, boas descrições também são importantes para atender aos padrões de SEO, que determinam como uma loja irá se posicionar no Google.

Isso significa que, quanto melhor for a descrição e a estrutura textual do produto, maiores serão as chances de que novos clientes o encontrem na internet e comprem de seu e-commerce!

Confira como garantir uma boa descrição de produtos

Antes de apresentar alguns exemplos de descrição de produtos, é importante abordar quais são os cuidados indispensáveis durante sua elaboração.

Porém, é importante destacar que não existe um padrão pré-definido de texto. O importante é compreender seu público, suas demandas e quais elementos são importantes para que eles sejam atendidos.

Sendo assim, entre os melhores cuidados capazes de nortear uma boa descrição de produtos, destacam-se:

Utilize boas práticas de SEO

Ao adotar boas práticas de SEO, os mecanismos de busca do Google priorizarão seus produtos sempre que alguém pesquisar por algo relacionado a eles.

Isso é fundamental em termos de Inbound Commerce, que diz respeito à capacidade de uma loja em atrair naturalmente novos clientes, com base em seus interesses.

Para isso, o ideal é saber escolher e utilizar as melhores palavras-chave relacionadas ao seu produto, evitar termos muito genéricos, criar títulos realmente atrativos, cuidar da legibilidade e evitar cópias em relação aos concorrentes.

Fale sobre as vantagens do produto e os problemas que ele irá resolver

Para estimular um comportamento de compra, sua descrição de produtos precisa ressaltar os benefícios da mercadoria ofertada.

Porém, quando o texto é excessivamente elogioso e muito “vendedor”, os clientes sentem que a real intenção não é auxiliá-los em suas decisões.

Uma boa alternativa para essa questão é adotar uma linguagem natural, que realmente descreve as características da mercadoria sobre a perspectiva de quem irá utilizá-la.

Ou seja, foque nos problemas que o produto pode resolver para as pessoas e como ele será capaz de agregar mais valor para elas.

Destaque as características técnicas e as informações relevantes do produto

Por mais básica que essa ideia pareça, muitas lojas virtuais pecam por não oferecer informações técnicas completas sobre suas mercadorias.

Lembre-se que, nas vendas à distância, as pessoas precisam saber precisamente como é o item que estão adquirindo.

Com isso em mente, liste com clareza aspectos como peso, cores, texturas, tamanho, resistência, durabilidade, entre qualquer outra característica importante para os consumidores.

Explica como usar o produto

Para ser claro quanto ao valor e as características daquilo o que é vendido, também é importante inserir descrições sobre o seu uso.

Afinal, é com uma visão prática sobre a mercadoria que as pessoas realmente compreenderão se ela será útil em seu dia a dia.

Com isso em mente, elabore um texto que preveja suas utilizações e explique como elas podem ser feitas da melhor maneira possível.  

Inclua relatos de clientes a respeito do produto

Por fim, se possível, inclua relatos positivos de outras pessoas que já adquiriram a mercadoria em questão.

O público tende a valorizar mais as experiências que são reais, e se sentem mais convencidos quando percebem que outros clientes já tiveram experiências positivas em suas compras.

Agora que você já sabe a importância da descrição de produtos e os melhores cuidados para elaborá-la, no próximo item, confira os melhores exemplos para criar as suas!

Acompanhe alguns exemplos de descrição de produtos para loja virtual

Chegou a hora de se inspirar e conferir algumas descrições consideradas ideais para certas categorias de produtos.

Acompanhe os casos elaborados por nossa equipe, elencados de acordo com alguns dos segmentos mais comuns do comércio virtual:

Descrição para loja virtual de roupas

Neste exemplo, imagine que o produto apresentado é uma camiseta estampada masculina.

Produzida em um tecido leve e macio, a camiseta MODELO X foi criada especialmente para aqueles que não abrem mão do conforto em seu dia a dia.

A malha conta com caimento perfeito no corpo e excelente desempenho para absorção de suor, garantindo todo o bem-estar que você merece mesmo nos dias mais quentes.

Disponível em diversas opções de estampas, ela é perfeita para quem tem um estilo irreverente e sente orgulho de destacar sua personalidade!

Características:

  • Cor: X
  • Tipo de Desenho: X
  • Comprimento: X
  • Detalhes: X
  • Tipo de manga: X  
  • Comprimento da Manga: X
  • Estação: X
  • Tecido/material: X 

Confira o que alguns de nossos clientes têm a dizer sobre o modelo:

  • “DEPOIMENTO 1”
  • “DEPOIMENTO 2”
  • “DEPOIMENTO 3”

Descrição para produto eletrônico

Já no exemplo de descrição para produtos eletrônicos, vamos tratar sobre um smartphone comum. Confira:

Tenha um mundo de possibilidades na palma das suas mãos com o Smartphone MODELO X!

Com uma surpreendente câmera de X megapixels, capacidade de armazenamento de X GB e sistema operacional X, ele é seu companheiro perfeito para registrar os melhores momentos com seus amigos, organizar sua rotina no trabalho, utilizar seus aplicativos favoritos e desfrutar do melhor que a tecnologia móvel pode oferecer.

Sua tela de X polegadas proporciona uma visão surpreendente aos usuários, que têm a melhor definição para jogar, realizar suas videochamadas ou consumir conteúdo – a qualquer hora e em qualquer lugar!

O campeão de vendas da MARCA X chegou à sua nova geração! Garanta o melhor desempenho e pare de sofrer com as famosas travadas que tanto atrapalham seu dia a dia.  

Ficha técnica:

  • Modelo: X
  • Largura: X
  • Altura: X
  • Profundidade: X
  • Peso: X
  • Marca: X
  • Sistema Operacional: X
  • Bluetooth: X
  • Wi-Fi: X
  • Câmera Principal: X
  • Câmera Frontal: X
  • Processador: X
  • Tipo de Bateria: X

Veja o que nossos clientes têm a dizer sobre o modelo:

  • “DEPOIMENTO 1”
  • “DEPOIMENTO 2”
  • “DEPOIMENTO 3”

Descrição para infoprodutos

Por fim, em nosso último exemplo, confira como seria a descrição de um e-book sobre vendas.

Você sente que sua empresa está pronta para crescer, você tem os recursos necessários para isso, mas ainda não sabe quais os melhores caminhos para garantir o seu sucesso?

Com 10 anos de experiência na diretoria de um dos maiores varejistas do Brasil, o autor X acredita que chegou a hora de auxiliar novos empreendedores a conquistarem seu merecido lugar entre os maiores players do mercado!

Descubra o segredo dos grandes gestores e impulsione suas vendas com as técnicas que já auxiliaram mais de 100 grandes empresas a aumentar suas conversões.

O método é exclusivo e planejado especialmente para que você transforme sua realidade financeira apenas com os recursos que já possui em seu negócio.

Características:

  • Número de páginas: X
  • Idioma: X
  • Configurações de fonte: X
  • Rolamento automático: X

Confira o que a crítica está dizendo sobre a obra:

  • “DEPOIMENTO 1”
  • “DEPOIMENTO 2”
  • “DEPOIMENTO 3”

Por mais que muitos ainda acreditem que boas imagens bastam para que um e-commerce atraia mais clientes, é indiscutível que os textos são tão importantes quanto elas para gerar mais vendas.

Para acompanhar as transformações do comércio eletrônico e atender a requisitos importantes como a descrição de produtos, é indispensável contar com o apoio de boas plataformas de vendas.

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One thought to “3 exemplos de descrição de produtos para alavancar suas vendas!”

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