Erros na página de checkout

Não há nada mais frustrante para um empreendedor do que trabalhar incansavelmente durante um tempo e, ao final do período, ver que algo não funcionou como previsto. No e-commerce, isso acontece bastante devido a, principalmente, erros na página de checkout, que afastam seus consumidores e fazem com que não mais retornem para concluir a compra. Como corrigir isso?

Se isso acontece com você, não se assuste. As altas taxas de abandono de carrinho no e-commerce são uma realidade preocupante no Brasil, infelizmente. E os motivos podem ser vários, como mostrou uma pesquisa recente divulgada pelo site E-commerce Brasil. Segundo esse estudo, 87% dos compradores brasileiros abandonam a compra por frustração com login e senha.

Mas não é só isso. Existem diversos outros fatores que são grandes causadores de abandonos de carrinho em lojas virtuais. E é fundamental que você entenda o que, de fato, pode estar prejudicando as suas conversões, para não fazer como a maioria e perder vendas justamente nessa etapa.

Por isso, decidimos abordar, neste texto, quatro principais erros na página de checkout que afastam potenciais compradores do seu negócio. Dessa forma, é possível agir para corrigir essas falhas e aumentar as vendas da sua loja. Vamos lá?!

A realidade dos e-commerces brasileiros

Como destacamos na introdução deste artigo, o problema do abandono na página de checkout acontece em grande escala no país. E desesperados para tentar recuperar os consumidores que desistiram de uma compra, muitos lojistas investem em ações que incentivam esses compradores a finalizarem seus pedidos.

Não que essa atitude não seja válida, ao contrário, é até importante. Contudo, é preciso pensar também em ações preventivas, como organizar a sua página de checkout a fim de que esses problemas não mais ocorram ou aconteçam cada vez menos. Aliás, isso é a primeira coisa a se pensar para não perder vendas.

E a boa notícia é que, para corrigir esses problemas que tanto atrapalham as conversões das lojas virtuais, bastam algumas medidas simples, mas assertivas. Dessa forma, você concentra seus esforços para que os potenciais clientes não mais abandonem o carrinho de compras, o que é muito mais prático do que correr atrás deles depois, não é mesmo?

Então, nos próximos tópicos, vamos detalhar melhor o que pode estar interferindo nas conversões do seu e-commerce. É claro que existem muitos outros erros que certamente fazem com que os compradores desistam das compras, mas reunimos os quatro principais para que você os analise em seu negócio e faça as correções necessárias.

Principais erros na página de checkout de um e-commerce

Então, sem mais delongas, vamos aos principais erros na página de checkout que vêm atrapalhando bastante as vendas nas lojas virtuais. Identificando esses pontos em seu e-commerce e agindo para corrigi-los, será possível promover a satisfação dos seus consumidores e aumentar bem as suas taxas de conversão. Acompanhe!

1 – Botão bem discreto do carrinho de compras

É muito comum que os consumidores, ao realizarem suas compras, adicionem itens ao carrinho e, depois de um tempo, se esqueçam. Isso ocorre porque muitas lojas mantêm o botão do carrinho de compras de maneira bem discreta, contribuindo para que o comprador não lembre de conferir os produtos e finalize o pedido.

Para corrigir esse problema, é simples: basta criar um botão dinâmico, com uma animação ou um pop-up, exibindo o conteúdo do carrinho e o call to action “Finalizar compra / Continuar comprando”. Existem plataformas de e-commerce que possibilitam essa função, facilitando todo o processo e fazendo com que você não perca vendas por esse motivo.

2 – Página de checkout lenta e burocrática

Outro grande erro que muitos donos de lojas virtuais cometem é manter uma página de checkout lenta e burocrática. Os lojistas precisam entender que, cada vez mais, os consumidores estão com pressa e, por isso, buscam por praticidade e facilidades. Muitos desses compradores, ao se depararem com uma longa página de checkout, repleta de campos para preencher, acabam frustrados e desistindo da compra.

Já que sabemos disso, então por que manter uma página com tantas informações a serem preenchidas? Procure manter nessa etapa somente o que for realmente necessário, e tente promover facilidades para que o cliente feche o pedido. Não se esqueça também de verificar a velocidade do seu site, uma vez que a demora para carregar a página também afasta o consumidor do seu e-commerce.

3 – Valor do frete

Como bons consumidores que também somos, certamente já nos assustamos quando, ao chegar para finalizar a compra, nos deparamos com o valor do frete. Trata-se de um dos principais causadores do abandono de carrinhos no e-commerce, contribuindo bastante para o aumento dessas taxas.

Por isso, os lojistas precisam encontrar alternativas para diminuir (ou até mesmo zerar) o valor do frete. Negociar com transportadoras e tentar melhores condições pode ser uma boa alternativa. Além disso, você pode oferecer frete grátis para compras acima de um determinado valor, o que incentivará o comprador a consumir mais em sua loja e o deixará satisfeito.

4 – Problemas com login e senha

Para fechar a nossa lista dos principais erros na página de checkout, estão os problemas relacionados com login e senha. E não foi à toa que trouxemos, no início deste texto, dados de uma pesquisa que mostra como é grande o número de consumidores brasileiros que se frustram com esta etapa da compra.

E não é para menos, certo? Exigir que os compradores realizem cadastros e registrem senhas é algo realmente desanimador, ainda mais levando em conta as facilidades e alternativas que temos hoje em dia. Um bom exemplo disso é o login social, já bastante usado por inúmeras lojas virtuais.

Por meio desse recurso, seu e-commerce pode utilizar informações (dos clientes) já existentes em suas redes sociais. Assim, basta que esses compradores digitem seus logins e senhas usados nas redes e finalizem o pedido, sem a necessidade de realizarem novos cadastros.

Gostou do nosso artigo sobre os principais erros de checkout que afastam os consumidores da sua loja? Saiba que, por meio de uma plataforma de e-commerce eficiente e moderna, você pode garantir uma página de checkout totalmente otimizada e pronta para aumentar suas conversões.

A plataforma da JN2 é desenvolvida em Magento 2, uma das tecnologias mais usadas no mundo. Com inúmeros recursos e possibilidades, essa plataforma é robusta, altamente tecnológica e customizável, e capaz de oferecer grandes facilidades para seus clientes. 

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