Quando um lojista decide vender seus produtos no ambiente digital, ele dá um passo crucial para expandir sua marca e aumentar suas vendas. No entanto, até que essa decisão ocorra, muitos empresários se veem na dúvida se devem ou não usar os canais de venda online para os seus negócios.

Essa incerteza é compreensível. A competitividade do mercado digital pode assustar muitos lojistas, mas o que eles precisam entender é que trata-se de um vasto ambiente de negócios, com diversas possibilidades tanto para pequenos empreendedores quanto para gigantes do mercado. Portanto, é perfeitamente possível que todos consigam seus espaços.

Para que você perceba de forma mais abrangente as chances de sucesso que o seu negócio terá ao migrar para o meio digital, abordaremos neste texto a importância dos canais de venda online para a sua empresa. Além disso, indicaremos os principais tipos e os benefícios gerados para sua loja. Acompanhe!

Importância dos canais de venda online 

Não é segredo para ninguém que as pessoas estão, cada vez mais, usando a internet. E como consequência, estão também comprando muito mais pela web. Não ter a sua marca nesse ambiente significa perder vendas, deixar de conquistar uma parcela considerável de compradores que procuram por seus produtos na internet (e estão encontrando apenas os seus concorrentes).

Por isso, é fundamental que você tenha um e-commerce. Em primeiro lugar, o lojista que resolve vender seus produtos no ambiente virtual precisa escolher qual canal vai usar. São diversas opções existentes no mercado, e tudo vai depender do seu público e de qual estratégia sua empresa definirá para atingi-lo.

Essa parte inicial é muito importante, pois o sucesso das suas vendas vai depender do tipo de plataforma que escolher. Isso porque, a partir do momento em que o comprador demonstrar algum interesse pelo seu produto, poderá ter início um relacionamento entre ele e a sua empresa e essa relação só será benéfica, para ambos, se a plataforma utilizada pela sua loja contribuir para isso.

Principais canais e benefícios

Existem no mercado diversas empresas que trabalham com o desenvolvimento de plataformas para e-commerce. A JN2 e-commerce expert, por exemplo, oferece soluções para sua loja online por meio de sua mais nova plataforma, a Boost Commerce. Desenvolvida com a tecnologia Magento 2, ela dispõe de inúmeros recursos e funcionalidades para promover a melhor experiência para o usuário.

Por isso, a escolha da plataforma e dos canais de venda online do seu negócio deve ser feita de maneira criteriosa, como falamos, de acordo com a sua estratégia de vendas. Confira alguns importantes canais que você pode escolher:

  • e-commerce: mercado de lojas virtuais, que vendem diretamente para milhões de pessoas;
  • marketplace: grandes shoppings online que vendem produtos de diferentes marcas;
  • redes sociais: possuem integração direta com outros canais, como as próprias lojas online das empresas;
  • programa de afiliados: por meio desse canal, os afiliados distribuem links de venda de vários produtos da sua loja, numa forma de publicidade para sua marca;
  • e-mail marketing: de forma gradativa, a pessoa recebe mensagens que, no final, a direcionam a fechar negócio ou comprar um produto;
  • Google ADS: ferramenta de anúncios do Google, que permite que suas mercadorias façam parte de estratégias de publicidade na web, resultando em conversões.

Após uma análise sensata e alinhada aos objetivos da empresa, é possível optar por um ou mais canais para vender seus produtos na internet. Seja qual for sua escolha, você poderá aproveitar diversas vantagens que, possivelmente, resultarão em um aumento considerável das suas vendas. 

Confira agora os principais benefícios!

1. Maior visibilidade para o negócio

Quem tem o seu negócio no mercado digital, certamente é mais visto. Por não ter fronteiras geográficas, sua loja pode chegar a pessoas que estão em qualquer parte do mundo, o que aumenta as chances de venda, além de expandir bastante a sua marca.

Portanto, os canais de venda on-line são excelentes meios para fazer com que seu negócio se torne mais visível, mantendo relação direta com o sucesso da loja virtual. Já imaginou a diferença de alcance se você tivesse apenas sua loja física, localizada em um bairro; mesmo que fosse em uma grande cidade? Não dá nem para comparar, não é mesmo?

2. Ótimo custo-benefício

Outro ponto bastante favorável de usar canais de venda online para seus produtos e serviços é a relação custo-benefício. Se compararmos aos gastos de uma loja física, então, a diferença é significativa, o que contribui para a redução de despesas em sua empresa.

Iniciando um negócio online, você praticamente elimina gastos com aluguel, pessoal, impostos, custos operacionais, entre outros. O investimento necessário para manter um e-commerce é infinitamente menor do que uma loja física, possibilitando que o lojista destine os recursos economizados para outras estratégias da empresa, como promoções, descontos etc.. 

3. Mais eficiência na segmentação do público

Quando se tem um comércio em um endereço físico, o seu público até consegue chegar a você. No entanto, nada se compara ao meio virtual. Por meio do marketing digital e seus recursos, como o Google Ads, é possível segmentar o público das suas campanhas, fazendo com que elas cheguem, de fato, a quem tem mais chances de efetivar uma compra.

Dessa forma, você não precisa investir tão alto como em campanhas de rádio e TV. Essa forma de publicidade nem sempre gera o resultado esperado, e muitas vezes é porque o público atingido não era o da sua loja.

4. Gerenciamento do processo de vendas com muito mais facilidade

Fazer a gestão de uma loja física, lidando com todos aqueles processos burocráticos, causa muito desgaste, não é mesmo? De fato, são ações importantes para a empresa, cruciais para o bom andamento do negócio.

Contudo, quando se faz a gestão de uma loja online, o processo é menos trabalhoso, uma vez que todas as transações são registradas automaticamente. Assim, informações como estatísticas, valores e outros dados são gerados de forma mais ágil e eficaz.

Outro ponto favorável desse sistema é que o fluxo de vendas fica mais acessível para o empresário, o que contribui para melhor condução do negócio. Isso inclui um controle mais eficiente e menos propenso a falhas. 

5. Mais chances de competir no mercado

Já parou para pensar se a sua empresa tem chances de competir com outras gigantes do mercado? A resposta para essa pergunta é: depende. Se você possui uma loja física, será difícil ter algum sucesso nessa comparação. Agora, se o seu empreendimento for um e-commerce, existem chances reais de competir com outras grandes marcas.

Isso porque os negócios digitais trouxeram várias chances para empresários de todos os tamanhos, o que aumentou a competição entre eles. Dessa forma, sai na frente quem consegue se diferenciar da concorrência, com estratégias mais sólidas e focadas em seu público seja qual for o tamanho da empresa.

E então, gostou de conhecer os principais benefícios dos canais de venda online para o seu negócio? Como vimos, trata-se de uma realidade cada vez mais presente (e vantajosa) no comércio brasileiro e mundial.

Se você ainda não atua no ambiente digital, não perca mais tempo. A JN2 e-commerce expert pode te auxiliar nesse processo, implantando a sua loja em uma plataforma robusta, escalável e desenvolvida a partir da melhor tecnologia para e-commerce do mundo, o Magento 2. 

Entre em contato com um de nossos especialistas e comece já a usar os canais de venda online para seus produtos e serviços!

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