Preocupados com a aquisição de novos clientes no e-commerce, muitos lojistas costumam focar somente em técnicas de atração de consumidores, como tráfego pago e inbound marketing. Assim, esses comerciantes esquecem de investir em uma das etapas mais importantes da jornada de compra: a finalização do pedido. Portanto, é fundamental usar estratégias de checkout que facilitem a conversão na hora de concluir o negócio.

No Brasil, as taxas de abandono de carrinho no e-commerce são bem altas. Por exemplo, de acordo com um estudo divulgado no fim de 2021 pelo site E-commerce Brasil, 87% dos consumidores brasileiros abandonam o carrinho devido à frustração com login e senha. E, infelizmente, existem vários outros motivos que também contribuem para que os clientes desistam das compras nessa etapa.

Diante da proximidade do Dia das Mães, é crucial que os comerciantes se atentem a esse problema e dediquem esforços para mudar o cenário. Afinal, nesta data, as pessoas costumam comprar bastante, e sai na frente o e-commerce que facilita a jornada de compra dos clientes em todas as etapas em especial no checkout.

Pensando nisso, decidimos abordar neste artigo algumas das principais estratégias de checkout para os lojistas aplicarem em seus negócios. Após a leitura, será possível entender o que fazer para que seus clientes acessem seu site, encham o carrinho e não o abandonem. Confira!

Oportunidades geradas pelo Dia das Mães

Antes de destacarmos pontos relevantes referentes ao checkout, é importante falarmos sobre o Dia das Mães. Em 2022 esta data ocorrerá em 8 de maio, e a expectativa dos comerciantes é grande, já que estamos falando da terceira sazonalidade mais importante para o varejo brasileiro (atrás apenas de Natal e Black Friday).

Se levarmos em conta a intenção dos consumidores para esta data, há ainda mais motivos para ficarmos animados. De acordo com uma pesquisa da Behup para a Globo, 76% dos entrevistados afirmaram que pretendem presentear suas mães em 2022. Além disso, se pensarmos que as pessoas também costumam presentear além das mães sogras e esposas, o número de vendas deve ser bem alto neste ano.

E se você acha que está muito em cima da hora para promover mudanças em sua loja, e que a maioria das pessoas já comprou os presentes, está enganado. Ainda segundo o estudo, 53% das pessoas deixam para comprar na última hora, entre a semana que antecede o Dia das Mães e o próprio dia.

Portanto, os lojistas não podem perder estas grandes chances que estão por vir, ainda mais por falhas no checkout da loja. Reúna sua equipe o quanto antes, avalie como está essa etapa em seu e-commerce e promova melhorias, por menores que sejam. A seguir, falaremos mais sobre o que pode ser feito para ter sucesso no Dia das Mães.

Estratégias de checkout para aumentar suas vendas

Nos tópicos a seguir, procuramos destacar as principais estratégias de checkout que têm mais influência na jornada de compra do consumidor. Você verá que são pontos em que vale a pena uma análise sobre a sua aplicação no e-commerce. Isso porque, como já mencionamos, essas práticas podem fazer toda a diferença para o aumento das vendas em sua loja neste Dia das Mães (e durante todo o ano).

Acompanhe!

1 – Avalie suas opções relacionadas ao valor do frete

O valor do frete talvez seja um dos maiores vilões para o abandono de carrinho no checkout. E esse é um tema complicado, uma vez que existem custos e taxas para o envio dos produtos às casas dos clientes, e isso não pode ser ignorado. 

Além dos valores dos fretes que, muitas vezes, assustam os consumidores, existe ainda um outro ponto também bastante questionado pelos usuários: o fato de não conseguirem ver o custo total da compra. Dessa maneira, esses clientes ficam insatisfeitos e não pensam duas vezes antes de abandonar o carrinho e procurar melhores condições.

O que os lojistas precisam fazer é encontrar estratégias para diminuir o valor do frete (como negociar com transportadoras) ou até mesmo oferecer frete grátis. Essa alternativa é válida principalmente exigindo um valor mínimo de compra para obter o benefício, o que aumenta também o ticket médio da sua loja. Procure também informar, o quanto antes, o custo do frete, para não haver surpresas no final.

2 – Procure diversificar, o máximo possível, os seus meios de pagamento

Mais um importante motivo que faz consumidores desistirem das compras, diariamente, diz respeito aos meios de pagamento. O comércio brasileiro está em um momento em que é inadmissível perder vendas por causa das formas de pagamento oferecidas. Com tanta tecnologia e recursos disponíveis por aí, é essencial que os lojistas promovam facilidades para seus clientes.

Dessa forma, procure diversificar o máximo possível em suas formas de pagamento. É fundamental que os consumidores tenham várias opções na hora de pagar a compra, de modo que não existam barreiras que os façam desistir de concluir o negócio. Seja por meio de cartões de crédito, boletos, Pix ou qualquer outro meio, o importante é mostrar que opções não faltam em seu e-commerce.

3 – Facilite o cadastro de clientes à sua loja por meio do login social 

Você já ouviu falar do login social? Por meio dessa estratégia, basicamente, os sites usam informações dos consumidores existentes em redes sociais para realizarem cadastros em suas páginas. Dessa maneira, elimina-se toda aquela burocracia desnecessária que exige que o cliente faça um cadastro para que, então, possa finalizar o seu pedido.

Como destacamos no início deste texto, o número de compradores insatisfeitos por causa de processos envolvendo login e senha é muito alto. Portanto, ao facilitar esse procedimento em sua loja virtual, você reduz de forma considerável as chances de esse consumidor abandonar a sua compra.

Quando falamos em datas comemorativas (como o Dia das Mães), em que a procura por mercadorias é ainda maior e o tempo é escasso, essa medida pode valer ainda mais a pena. Então, se o seu e-commerce não trabalha com esse recurso, avalie a sua aplicação e promova a satisfação dos seus clientes.

4 – Ofereça um ambiente seguro e transmita confiança para o consumidor

Por mais que as compras online tenham crescido bastante nos últimos anos, ainda há muito medo e desconfiança dos consumidores para realizarem as transações. Se a sua página de checkout não oferece a confiança necessária para que as pessoas digitem dados dos seus cartões, por exemplo, elas certamente não o farão, fazendo com que você perca a venda.

De acordo com dados do BigCommerce, 18% dos consumidores desistem das compras por não sentirem confiança no site para informar os dados de pagamento. Por isso, é fundamental que os donos de e-commerces ofereçam ambientes seguros e ferramentas que garantam a segurança das informações, além de mostrar isso para os usuários.

Procure solicitar apenas os dados que são essenciais para a efetivação do pagamento; informações para pesquisas e outras finalidades devem ser coletadas posteriormente. Assim, você não causa insegurança no comprador e permite que ele conclua o processo de maneira tranquila.

5 – Tenha um site responsivo, com boa navegabilidade e desempenho 

O site da sua loja virtual precisa chamar a atenção do consumidor de forma positiva, desde o seu primeiro acesso. Poder navegar nas páginas, com rapidez e facilidade na escolha dos produtos, gera no usuário a sensação de que seu e-commerce está preparado para atendê-lo da maneira que ele precisa.

E ter uma página de checkout transparente, sem burocracias e que transmita confiança, é a “cereja do bolo” para uma experiência altamente satisfatória em sua loja virtual. A credibilidade do seu e-commerce não tem de ser transmitida apenas no checkout (embora seja fundamental), mas desde o primeiro contato do potencial cliente com o seu negócio.

Portanto, invista na qualidade do seu site, trabalhe com uma plataforma de e-commerce que ofereça responsividade, que seja completa e que permita integrações com diversos outros recursos. Lembre-se que um consumidor satisfeito certamente será um cliente fiel e, melhor ainda, um grande embaixador da sua marca.

Gostou do nosso artigo com as principais estratégias de checkout para vender muito no Dia das Mães? Avalie o que pode ser feito em seu e-commerce e valorize essa etapa tão importante na jornada de compra dos consumidores. E se precisar de qualquer auxílio com isso, procure a JN2!

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