Homem mostrando um gráfico de vendas

Apesar dos ótimos números que o e-commerce vem alcançando nos últimos tempos, o ano de 2022 vem apresentando alguns desafios. E a tendência é que, até o fim de dezembro, diversos elementos ainda influenciem os resultados do varejo brasileiro. Por isso, é fundamental se atentar para alguns fatores que podem impactar as vendas no e-commerce e se preparar para administrá-los.

Se olharmos para trás e analisarmos alguns dados, perceberemos que o comércio eletrônico vem crescendo em comparação com o ano passado. Mesmo com a reabertura das lojas físicas, o consumidor percebeu o quanto é vantajoso comprar online, aderindo de forma considerável a esse “novo” hábito de consumo.

Portanto, por mais que os desafios que vamos abordar neste texto sejam evidentes, os lojistas devem manter o otimismo e seguir em frente. Ao longo deste artigo, vamos detalhar os principais fatores que podem impactar as vendas em sua loja virtual, justamente para que você se prepare e consiga colher bons frutos, independentemente do cenário que tivermos.

Continue a leitura e saiba o que teremos pela frente até o fim deste ano.

O ano de 2022 até aqui

O início deste ano foi de grande cautela para o varejo brasileiro. A possibilidade de uma terceira onda de Covid-19, devido à variante Ômicron, fez com que lojistas que trabalham também com lojas físicas ligassem o alerta. Afinal, mais um período com os estabelecimentos fechados poderia causar novos prejuízos, afetando bastante o faturamento dos negócios.

Felizmente, embora o número de infectados tenha aumentado no período, a quantidade de casos graves e mortes não acompanhou esse crescimento. Isso tudo devido, principalmente, à vacinação em massa da população brasileira, que também contribuiu de forma direta para o não fechamento do comércio físico, mais uma vez.

Esse fator, que deixou o mercado com certa apreensão durante os primeiros meses do ano, foi apenas o primeiro desafio que 2022 preparou para os comerciantes. Isso porque estamos em um ano atípico, com a retomada de diversas atividades após uma pandemia (que ainda não acabou), eleições que prometem influenciar várias áreas, Copa do Mundo em um período diferente do habitual, entre outros fatores.

Por isso, apesar de o cenário nos próximos meses ser desconhecido, as informações que temos até o momento nos permite fazer uma análise do que está por vir. De posse desses dados, será possível então se planejar e preparar sua loja virtual, para que não haja prejuízos para a empresa.

Principais fatores que podem impactar as vendas até o fim do ano

Se pararmos para pensar, veremos que alguns fatores que podem impactar as vendas até o fim do ano já estão influenciando o comércio há alguns meses. No entanto, o último semestre de 2022 deve sofrer mudanças, relacionadas a vários elementos, os quais veremos a seguir. Confira!

1 – Inflação

A inflação é, sem dúvida alguma, um dos principais fatores que impactam as vendas do comércio. Em 2021, fechamos o ano com o maior índice desde 2015 10,06%, no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) —, e isso ocorreu devido a diversas situações que não devem se repetir em 2022.

Por isso, a tendência é que esse indicador de inflação diminua até o fim do ano, ficando em 7,1%, de acordo com o Banco Central. Assim, por mais que tenhamos convivido com uma inflação alta até o momento, podemos esperar uma melhora nos próximos meses, o que deve refletir também no poder de compra dos consumidores.

2 – Aumento da taxa de juros

Quando se tem uma inflação alta, as consequências acabam afetando vários outros pontos. É o caso da Selic (taxa básica de juros), que também sofreu um aumento considerável nos últimos meses. Só para termos uma ideia, no mês passado (julho 2022) essa taxa estava em 11,75%; mas se olharmos para um ano atrás, estava em 2%.

E a tendência é que a Selic continue subindo até o fim de 2022, uma vez que essa é uma alternativa que o Banco Central utiliza para evitar o aumento de preços. Embora muita gente ache que isso é ruim para todos os setores, há segmentos que não sentem tanto os impactos dessa prática. 

Contudo, no varejo (uma área que depende de crédito em circulação), os efeitos serão mais perceptíveis, já que haverá no mercado menos dinheiro disponível para compras.

3 – Variação do valor do dólar

A variação cambial é um outro fator que precisa ser observado com atenção pelos lojistas. No início deste ano, devido ao cenário incerto que a pandemia e suas variantes trouxeram ao mercado, o dólar ficou muito valorizado em comparação com outras moedas sobretudo o real. 

Mas a guerra entre Rússia e Ucrânia alterou esse quadro, causando uma reação em cadeia na economia global, o que fez com que o dólar caísse bastante (recuo de 14% no primeiro trimestre deste ano). Aí você pode perguntar: para o comércio, isso é bom ou ruim? E a resposta é “depende”!

Da mesma forma que muitos negócios, que trabalham com exportações, se beneficiam com o dólar alto, existem outros que levam vantagens quando ele cai, por dependerem de importações para a operação. Dessa forma, é preciso avaliar até que ponto seu e-commerce pode ou não se beneficiar com a variação cambial e aplicar estratégias para controlar essa situação.

4 – Emprego e renda dos brasileiros

Com a inflação alta nos últimos meses, conforme já destacamos, o poder de compra dos brasileiros diminuiu bastante. E se somarmos isso ao desemprego no país, as consequências são ainda mais preocupantes. No entanto, é importante falar que temos bons motivos para esperar uma melhora até o fim do ano.

Isso porque, felizmente, as ofertas de emprego têm aumentado bem, ainda que o número de pessoas desempregadas seja alto. Com mais indivíduos trabalhando, além da previsão de queda da inflação nos próximos meses, a tendência é que o poder de compra da população aumente, trazendo bons resultados para os comerciantes.

5 – Perspectivas para o último trimestre do ano

Estamos em um ano atípico, conforme já mencionamos. E se analisarmos o último trimestre de 2022, teremos diferentes eventos e datas comemorativas, como eleições, Copa do Mundo, Black Friday, Natal etc.. Essas ocasiões tendem a movimentar bastante o varejo brasileiro, aquecendo as vendas de diversos setores.

A Copa do Mundo, por exemplo, deve potencializar diferentes segmentos, como e-commerces que trabalham com turismo; televisores e celulares; comidas e bebidas; entre outros. E se considerarmos ainda a entrada do 13º salário, são grandes as chances de obter bons números nesse período.

Portanto é fundamental se planejar nos meses que antecedem esse último trimestre, fazendo todos os ajustes necessários para, então, fazer bonito no fim do ano!

Esperamos que tenha gostado do nosso texto, em que abordamos os cinco principais fatores que podem impactar as vendas em 2022. Nesse contexto, é essencial um planejamento eficiente e a elaboração de estratégias baseadas no cenário atual e no que ainda está por vir. Portanto, procure se atualizar constantemente com relação ao mercado e, principalmente, ao seu segmento.

Em nosso blog, fizemos um post bem interessante no início deste ano, destacando as principais tendências do e-commerce para 2022. Leia atentamente este nosso artigo e entenda o que pode ser feito em seu negócio para potencializar as suas vendas! Afinal, conhecimento nunca é demais!

Até o próximo post!

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