Por mais que uma loja virtual tenha um ótimo volume de acessos no site, e as taxas de conversão sejam boas, existe outro ponto do negócio que também precisa caminhar bem: o valor médio dos pedidos. E a notícia preocupante é que muitos lojistas não conseguem obter bons números quando analisada essa métrica; e mais, eles não enxergam maneiras de aumentar o ticket médio em seus e-commerces e, assim, ampliar o faturamento.
O valor médio dos pedidos da sua loja virtual — também chamado de ticket médio — é uma das primeiras métricas analisadas por donos de negócios. Ao perceberem que os números não estão conforme esperavam, esses empresários agem imediatamente para mudar o cenário. Isso porque parece bastante simples fazer com que as pessoas gastem mais em um único pedido, certo? Errado!
Como em qualquer outra estratégia de marketing e vendas, é necessário pesquisa, análise de mercado e planejamento. Só assim será possível pôr em prática um plano para aumentar o valor médio dos pedidos em seu e-commerce.
Se essa situação está acontecendo em seu negócio, fique tranquilo! Neste artigo, você vai entender melhor o que é valor médio do pedido e por que ele é tão importante para a sua loja virtual. Além disso, vamos detalhar cinco maneiras de aumentar o ticket médio do seu e-commerce e, dessa forma, melhorar seus resultados.
O que é o ticket médio e qual a sua importância
É possível que você já saiba o que é ticket médio e por que ele é tão importante para o seu e-commerce. No entanto, vamos falar mais sobre esse conceito, principalmente para entendermos melhor as ações que podem ser feitas (e que vamos falar ao longo deste texto) em sua loja virtual.
Na realidade, a definição de ticket médio é bastante simples. Trata-se do valor médio das vendas de um e-commerce, em um determinado período (15 dias, 1 mês, 1 ano etc.). Dessa forma, é possível saber qual o valor médio das vendas realizadas por sua equipe comercial e avaliar se está sendo satisfatória. Podemos obter o ticket médio fazendo a seguinte conta:
Ticket Médio = Faturamento de um período / Quantidade de vendas desse período
Além disso, você pode também analisar tickets médios específicos dentro da sua loja virtual. Por exemplo, verificar qual o valor médio das vendas de produtos de uma determinada categoria, ou até mesmo das vendas de uma única mercadoria.
Essas métricas são importantes indicadores de desempenho, uma vez que mostram se as vendas realizadas por sua loja estão sendo vantajosas ou não. Mas aí você pode se perguntar: mas como vou saber se os números obtidos estão sendo satisfatórios ou não para o meu negócio? É sobre isso que vamos falar no próximo tópico.
Como saber se um ticket médio está bom ou ruim
Ao fazer a conta que destacamos acima, e assim obter o valor médio das suas vendas em um período, é hora de analisarmos se os números estão sendo vantajosos ou não. Afinal, um ticket médio mais alto quer dizer que as suas vendas estão com uma boa performance. E como saber o que é um ticket alto?
Na verdade, isso vai variar de loja para loja, além de depender também de outros fatores. Por exemplo, um ticket médio alto para uma papelaria pode ser algo em torno de R$ 100,00. Já para uma loja de móveis e eletrodomésticos, podemos considerar um valor médio alto caso o resultado seja R$ 3.000,00.
Portanto, essa análise é muito relativa e tem a ver com o seu segmento de atuação. Outro ponto que pode nos orientar para sabermos se os valores estão bons ou ruins, é o histórico do próprio e-commerce e os custos que cada venda gera. Isso porque se uma loja virtual gasta em média mais do que recebe, certamente essa relação está desequilibrada, o que causará prejuízos ao negócio.
É preciso trabalhar sempre visando o que for mais positivo para sua empresa. Por isso, tenha metas que visem um ticket médio que consiga cobrir os custos de aquisição de clientes e ainda garanta uma margem de lucro.
Como aumentar o ticket médio do seu e-commerce
Agora que já entendemos o que é o valor médio das vendas de uma empresa, e qual a sua importância, vamos avançar! Confira a seguir o que precisa ser feito para aumentar o ticket médio do seu e-commerce e, dessa forma, trabalhar com mais tranquilidade e segurança.
1 – Crie um valor de pedido mínimo para frete grátis e outros benefícios
O frete grátis não é uma estratégia recente, mas ainda assim é bastante utilizada porque garante ótimos resultados. E nada melhor do que usar essa alternativa para incentivar seus potenciais consumidores a comprarem mais da sua loja, aumentando assim os valores dos pedidos.
Dessa forma, determine valores mínimos para que o cliente obtenha o frete grátis. Por exemplo, se a maioria dos seus pedidos estiver na faixa de R$ 100,00, ofereça frete gratuito para compras a partir de R$ 150,00. Você também pode disponibilizar outros benefícios além da entrega grátis, que também possuem grande potencial de incentivar os consumidores a gastarem mais.
Por exemplo, você pode oferecer um cupom no valor de R$ 20,00 para pedidos acima de R$ 100,00. Ou então, é possível dar descontos de 10% nas compras a partir de um determinado valor. Quando se oferece vantagens para os clientes, eles se sentem motivados para comprar mais, o que é excelente para ampliar o ticket médio.
2 – Venda combo de produtos
Outra excelente estratégia que visa aumentar o valor médio das suas vendas é fazer combos de produtos. Para que essa alternativa tenha sucesso e conquiste os compradores, é preciso que o combo tenha um valor menor do que se os itens fossem comprados de forma separada. Assim, seu público enxergará valor na sua proposta e terá mais confiança para comprar.
Uma ótima opção para montar esses combos é juntar produtos relacionados, que de fato complementam o que cada um promete entregar. Dessa maneira, o cliente entenderá que é muito mais vantajoso adquirir, por exemplo, três produtos que ele vai precisar com certeza (e com preços menores do que são vendidos separadamente), em vez de comprar apenas um.
Lembre-se também de aproveitar datas comemorativas, como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, entre outros, para oferecer esses combos. Nessas ocasiões, as pessoas querem muito presentear; e dar mais do que um item (com valores atrativos) acaba sendo uma opção bastante escolhida pelos consumidores.
3 – Aumente as possibilidade de compra, com estratégias eficientes
Quando um lojista objetiva aumentar o seu ticket médio, ele precisa ter em mente que é necessário ampliar as possibilidades de compra da sua loja virtual. Assim sendo, é fundamental pensar em estratégias eficientes para isso, como o cross-sell, upsell e a venda de produtos relacionados. Você já conhece esses termos?
Em nosso blog, você encontra um artigo exclusivo que produzimos sobre esse assunto. Tratam-se de alternativas que oferecem aos clientes produtos complementares ao que eles estão adquirindo até o momento; ou então a mesma mercadoria, mas com qualidade e tecnologias mais avançadas — o que, por isso, tem o preço um pouco mais alto.
Essas ferramentas têm grande potencial de aumentar o ticket médio da categoria de produtos e também por cliente. Portanto, invista nessas ações e amplie as possibilidades de compra em sua loja virtual.
4 – Crie programas de fidelidade e estimule a recompra
Aqui, novamente entra aquela velha máxima: “é mais vantajoso vender para quem já comprou do seu e-commerce, do que para um novo cliente”. Criando programas de fidelidade e, no momento certo, estimulando a recompra, você terá boas chances de obter novas vendas para esses consumidores e, com isso, aumentar o seu ticket médio.
É claro que cada segmento terá um tempo específico para a recompra. Para que você saiba o momento certo de entrar em ação, é importante estudar o tempo de vida útil dos seus produtos e se programar para entrar em contato novamente, com boas ofertas e condições.
Uma ótima alternativa, principalmente para aumentar o ticket médio, é oferecer novos itens para esses clientes, com valores um pouco mais altos do que eles adquiriram anteriormente. Como eles já consumiram seus produtos uma vez e comprovaram a qualidade, certamente terão mais convicção de comprar algo mais caro, já que a primeira experiência foi positiva.
5 – Faça bom uso do chat e promova um atendimento humanizado
Atualmente, o que vemos em muitas lojas virtuais é um atendimento via chat robotizado, mecânico, e que não responde todas as dúvidas dos usuários. Sabemos a importância e os benefícios dos chatbots, mas o que estamos falando é que, em determinadas ocasiões, é fundamental um atendimento mais ágil, eficaz e humanizado.
Por isso, faça bom uso do chat em sua loja virtual e mantenha uma equipe bem treinada para dar suporte imediato aos consumidores. Responder às dúvidas dos usuários de forma rápida e direta, explicando detalhes sobre produtos, amplia bastante as possibilidades de vendas. E não precisamos nem falar que isso refletirá no aumento do seu ticket médio, certo?
Então, invista no atendimento da sua loja virtual e no uso de chats para responder de forma completa aos seus clientes. Você perceberá na prática os bons resultados que o seu e-commerce terá!
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e que tenha compreendido como aumentar o ticket médio da sua loja virtual. É importante destacar que, para conseguir esses objetivos de forma mais rápida e eficaz, é crucial contar com uma boa plataforma de e-commerce em seu negócio. Você conhece a JN2?
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