Celular com ícones das redes sociais, em evidência

Mais do que estar presente nas redes sociais, as marcas necessitam, cada vez mais, elaborar estratégias de relacionamento com o público nesses canais. E se levarmos em conta que é preciso facilitar ao máximo a jornada de compra dos consumidores, o social commerce surge como uma excelente alternativa para os donos de lojas virtuais.

Você já utiliza essa técnica em seu e-commerce? Muitos lojistas, por desconhecimento ou até mesmo por receio de vender em outras plataformas, ainda ignoram os benefícios do social commerce. Assim, restringem suas vendas aos sites de compras, deixando de atingir uma parcela significativa de potenciais consumidores que iniciam e concluem suas jornadas nas redes sociais.

Se você é um desses comerciantes, este texto vai te ajudar a pensar diferente. Isso porque destacamos, neste conteúdo, cinco importantes razões para se investir o quanto antes no social commerce. Antes, porém, vamos falar sobre o conceito dessa estratégia e os principais canais em que é possível realizar vendas e fidelizar clientes.

Boa leitura!

Ampliando os canais de venda com o social commerce

Possivelmente você já ouviu falar do social commerce, termo que apresenta a junção de “social media” com “e-commerce”. Trata-se do nome dado aos procedimentos de vendas de produtos e serviços diretamente nas redes sociais, sem que o usuário necessite sair dessas redes para concluir a compra em outros sites.

Portanto, essa é uma estratégia que potencializa bastante as vendas de uma loja virtual, já que otimiza a experiência de compra do consumidor. A cada ano, o social commerce ganha mais adeptos, tanto de usuários que se sentem mais à vontade para adquirir produtos nesses canais, quanto de lojistas que ampliam seus canais de vendas e passam a oferecer suas mercadorias nas redes sociais.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo site E-commerce Brasil, o social commerce deve crescer 44,9% no país, em 2022. Esses dados reforçam a importância de estar presente nesses canais, não só produzindo conteúdos ou interagindo com os usuários, mas também realizando vendas.

Por isso, se você ainda não vende seus produtos nas redes sociais, pense na quantidade de pessoas que poderiam estar comprando em seu e-commerce, mas não estão. E sabe o que é pior? Esses mesmos indivíduos estão adquirindo as mercadorias dos seus concorrentes, que certamente já aderiram ao social commerce. Então, que tal conhecer algumas das principais plataformas para começar a vender seus produtos?

Principais plataformas para social commerce

A seguir, listamos três das principais plataformas para investir no social commerce. Como destacamos, são canais conhecidos do público e já muito usados pelas empresas para a produção de conteúdo e engajamento com os usuários. Contudo, são também excelentes oportunidades para comercializar mercadorias. Acompanhe!

Facebook

O Facebook é a rede social mais acessada no mundo atualmente. Com mais de 2,9 bilhões de usuários ativos, essa plataforma chama a atenção por sempre se renovar e promover melhorias que costumam agradar bastante ao público. Portanto, vender produtos e serviços nesse canal é crucial para lojas virtuais que precisam atingir mais consumidores e aumentar suas vendas.

Além disso, o Facebook ainda possibilita que se faça anúncios em sua plataforma, por meio do Facebook Ads. Assim, as marcas conseguem chegar a um número ainda maior de usuários, que podem ser segmentados e, portanto, com mais chances de se interessarem por seus produtos.

Instagram

Considerado também um campeão de acessos entre os usuários de redes sociais, o Instagram não pode ficar de fora das suas estratégias de social commerce. Por ser uma plataforma de natureza mobile, esse canal vai de encontro ao novo comportamento do consumidor, que está cada vez mais usando seus smartphones para realizar compras na internet.

Por isso, o Instagram é a rede social que mais tem investido em recursos para otimizar as vendas na plataforma. Os lojistas que comercializam seus produtos nesse canal contam com o Instagram Shopping, ferramenta que possibilita a venda pelo próprio aplicativo. Assim, é disponibilizada uma nova aba no feed da página, mostrando um símbolo semelhante a uma “bolsinha”. 

Tik Tok

O Tik Tok é mais recente que o Facebook e o Instagram, mas nem por isso deixa de ser um excelente canal para comercializar produtos. Bastante acessada no mundo (tem cerca de 1 bilhão de usuários ativos), essa rede social conquistou a geração Z e rapidamente conseguiu expandir seu público.

Muitas empresas já perceberam o potencial do Tik Tok e estão usando a plataforma para divulgar seus produtos, fortalecer a marca e vender. Um ponto que chama a atenção é o grande alcance orgânico dessa rede social, que, diferentemente de outras redes, não limita tanto o alcance das publicações. Dessa forma, é possível obter uma enorme visibilidade por meio dessa plataforma.

Por que sua loja virtual deve investir no social commerce

Agora que já entendemos a importância do social commerce e vimos algumas das principais redes sociais da atualidade, chegou a hora de ampliarmos ainda mais nosso conhecimento. Afinal, por que sua loja virtual deve investir no social commerce? Veja os principais motivos!

1 – Porque os consumidores acessam (muito) as redes sociais

Ao longo deste artigo, quando apresentamos as principais redes sociais do momento, mostramos alguns números de usuários ativos no mundo. É realmente assustadora a quantidade de pessoas que acessam esses canais. E se você vende em mais de uma plataforma, suas chances de vendas dobram ou triplicam, o que é excelente para seu negócio.

As pessoas deixaram de usar as redes sociais só para fazer postagens e interagir com amigos; elas também estão pesquisando produtos, negociando e fazendo compras! Portanto, esse é um motivo e tanto para você ampliar seus canais de vendas e passar a oferecer suas mercadorias, também, nas redes sociais. O seu público está lá, esperando por seus produtos!

2 – Porque essa estratégia impulsiona o engajamento com o público

Outro ponto importante das redes sociais é o seu grande potencial de impulsionar o engajamento com o público. Embora não se configurem como vendas diretas, as estratégias de marketing digital podem fortalecer a sua marca junto aos usuários, fazendo com que eles tomem a decisão de compra em um outro momento.

Além disso, quando um consumidor interage com seus conteúdos seja curtindo ou comentando as publicações —, ele demonstra interesse nos produtos ou serviços. Se bem atendido nessas interações, são grandes as chances de ele retornar para efetuar alguma compra. Sem falar na possibilidade desse usuário compartilhar seus posts com outras pessoas, divulgando sua marca.

3 – Porque você facilita e otimiza a experiência de compra do cliente

O novo comportamento do consumidor exige que otimizemos ao máximo a sua jornada de compra. E isso requer planejamento, estratégia e a utilização de recursos e ferramentas que facilitem todo esse processo. Várias redes sociais possibilitam que o usuário pesquise, tire dúvidas e efetue uma compra diretamente em sua plataforma, sem a necessidade de ir para outro site.

Isso agrada bastante ao consumidor moderno, pois evita que ele seja direcionado a outras páginas e tenha de preencher formulários, fazer login, entre outros procedimentos. É claro que você pode (e deve) divulgar o seu site de e-commerce, mas é fundamental oferecer várias opções para o cliente, a fim de que ele se sinta à vontade para comprar onde quiser.

4 – Porque seu e-commerce tem mais chances de fidelizar o consumidor

Além de proporcionar todas as vantagens já destacadas até aqui, o social commerce também permite que você fidelize os consumidores que compram em sua loja virtual. Isso é possível quando uma empresa se faz presente nas redes sociais não apenas no momento da venda ou na divulgação de conteúdos, mas também no atendimento aos clientes.

Quando um e-commerce responde de forma rápida aos usuários e demonstra cuidado e atenção às suas solicitações, isso causa uma boa impressão para eles, principalmente no pós-venda. Além disso, outras estratégias também podem ser adotadas para encantar o cliente e promover sua fidelização, como compartilhar as publicações em que sua loja for marcada e se mostrar sempre disponível para dúvidas e outras informações.

5 – Porque as redes sociais estão cada vez mais preparadas para vender

Para concluir, precisamos ressaltar que as redes sociais estão sendo cada vez mais preparadas e adaptadas para as vendas. Frequentemente, são anunciados novos recursos, ferramentas e funcionalidades que tornam a experiência de compra no social commerce ainda mais satisfatória.

Portanto, se as grandes plataformas de redes sociais estão promovendo melhorias contínuas para incentivar as vendas, é porque há um enorme mercado de consumidores querendo comprar nesses canais. E sendo assim, não é você que vai perder essa grande oportunidade, não é mesmo?

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e compreendido o quanto é importante contar com o social commerce em seu negócio. É fundamental ter mais esse canal de vendas em sua loja, não deixando, porém, de cuidar do seu site de e-commerce e oferecer diversas possibilidades de compra para seus consumidores. 

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