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5 razões que fazem da Black Friday 2021 a melhor data para o e-commerce

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Notebook com pacotes de presente em cima e a escrita: Black Friday

Restando menos de quatro meses para a Black Friday 2021, muitos lojistas já começam a se preparar para esta grande oportunidade. No entanto, ainda existem vários gestores e donos de e-commerce que não dão a devida atenção à data, deixando para a última hora alguma ação ou planejamento.

Se você é uma dessas pessoas, saiba que está perdendo uma chance de ouro para a sua loja virtual. Tradicionalmente, a Black Friday já é um período em que os e-commerces aumentam bastante suas vendas. Se formos considerar o ano de 2021, em especial, as oportunidades para aumentar o faturamento do negócio são ainda maiores.

E quer saber por quê? Neste texto, destacamos cinco razões que fazem a Black Friday 2021 ser a melhor data do ano para o e-commerce. Com a leitura deste artigo, você entenderá o cenário dos últimos meses/anos e como isso impacta positivamente nas vendas do comércio eletrônico, principalmente nesta época do ano.

Acompanhe!

1 – Aumento considerável das compras online, impulsionadas pela pandemia

Possivelmente você já sabe o quanto o isolamento social, provocado pela pandemia de Covid-19, contribuiu para o aumento das compras online, certo? Com isso, o hábito de adquirir produtos em lojas virtuais foi acelerado, chegando a um público que talvez fosse demorar um pouco mais para aderir a essa prática.

A boa notícia é que, mesmo com a abertura das lojas físicas sendo retomada, grande parte dos clientes continuará dando preferência às compras online. De acordo com uma recente pesquisa realizada pelo site E-commerce Brasil, 72% dos consumidores pretendem continuar comprando no e-commerce após a reabertura das lojas.

Isso significa que o comércio eletrônico seguirá em alta, e, em datas como a Black Friday 2021, a tendência é que haja um verdadeiro boom nas vendas e o consequente aumento de faturamento das lojas virtuais. Portanto, planejar suas ações na última hora pode causar grandes perdas para o seu negócio, o que certamente você não quer, certo?

2 – Faturamento das lojas virtuais cresce cada vez mais neste período

No tópico anterior, citamos a questão do aumento do faturamento das lojas virtuais, que é uma realidade cada vez mais forte no segmento. Se pegarmos o período da Black Friday, veremos que esse faturamento cresce mais ainda, batendo recordes ano após ano.

É o que nos mostra mais um estudo realizado ao final da Black Friday do ano passado. Segundo um balanço feito pela Social Miner, em parceria com outras empresas, o faturamento dos e-commerces chegou, entre os dias 26 e 27 de novembro de 2020, a R$ 5,1 bilhões. Esse número representou um crescimento de 31% em comparação com o mesmo período de 2019.

Por tudo isso, entendemos que em 2021 haverá, mais uma vez, um ótimo faturamento das lojas virtuais no período. Quem não se preparar de maneira correta e não se organizar antecipadamente para a data, pode não ter tantos motivos para comemorar ao final do ano. 

3 – Possibilidade de atrair e fidelizar novos consumidores

Uma outra grande razão que faz da Black Friday 2021 uma oportunidade única é a chance de atrair consumidores e fidelizá-los. Como neste período há um aumento na procura de produtos e serviços, é natural que novos clientes cheguem até o site da sua loja virtual. E você estará preparado para proporcionar uma jornada de compras inesquecível para esse público?

Portanto, contar com uma boa plataforma de e-commerce será crucial para o sucesso da sua loja, também, neste momento. Promover a satisfação do seu consumidor por meio de uma navegação fácil, com processos bem definidos e facilidades para que ele encontre e compre o que quer, certamente o fará voltar a comprar em sua loja, e o que é melhor: durante todo o ano!

Dessa forma, elabore estratégias para a Black Friday 2021, mas sem se esquecer que é possível obter ganhos ainda maiores e por muito mais tempo. Pense nisso!

4 – Período em que os e-commerces registram as maiores vendas do ano

Durante todo o ano, há várias datas comemorativas para o lojista aproveitar e aumentar seus lucros. Contudo, pelo menos nos últimos anos, é a Black Friday que registra as maiores vendas do comércio em geral, com aumento considerável a cada ano que passa.

Por isso, os gestores e donos de e-commerce precisam dar uma atenção especial a esta data. Não que eles não devam aproveitar as outras datas do ano, muito pelo contrário elas também são importantes e devem fazer parte do planejamento de uma loja virtual. No entanto, a Black Friday é a oportunidade do ano, sendo preciso um planejamento específico para o período.

Sabendo disso, reúna sua equipe, discuta ideias e elabore estratégias para se destacar e fazer bonito na Black Friday. No final, você verá que tudo valerá a pena!

5 – Em 2020, vendas online superaram lojas físicas pela primeira vez na Black Friday

No ano passado, tivemos uma marca histórica e que mostrou a força do e-commerce no Brasil. Pela primeira vez desde que a Black Friday se popularizou no país, as vendas online superaram as vendas feitas por lojas físicas nesse período, segundo estudo realizado pelo Itaú Unibanco.

De acordo com o balanço, as vendas digitais atingiram 50,4% do total do volume transacionado no período. Isso significou um aumento de 12,9% se compararmos ao mesmo período de 2019, o que evidencia o crescimento das compras online durante a Black Friday.

Portanto, as empresas que vendem somente em lojas físicas estão perdendo grandes chances de ampliarem seus lucros e até mesmo evitar prejuízos, já que os consumidores estão cada vez mais mudando seus hábitos de compra e preferindo o digital.

Prepara-se o quanto antes para a Black Friday 2021

Como vimos no decorrer deste artigo, motivos não faltam para que os lojistas direcionem esforços e foquem na Black Friday 2021. No entanto, isso precisa ser feito já, para que tudo seja bem planejado e alinhado com sua equipe. Infelizmente, é comum vermos muitas pessoas deixando as coisas para a última hora, o que pode custar bem caro para o negócio em especial quando falamos em Black Friday.

Uma dica valiosa que deixamos para você, gestor ou dono de loja virtual, é que se prepare e conte com uma solução que fará total diferença no desempenho do seu e-commerce: a plataforma da sua loja virtual! É por meio dela que os usuários podem ou não ter facilidades e motivações para comprar do seu negócio.

Por isso, investir nessa solução será o ponto de partida para sua loja bombar na Black Friday 2021! Sabia que a JN2 oferece uma plataforma de e-commerce robusta, completa e já integrada com inúmeros recursos para te fazer vender mais? Além disso, você conta com o apoio dos nossos especialistas, sempre prontos para te auxiliar no que for necessário, inclusive com um suporte técnico rápido e eficiente.

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