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5 vantagens das estratégias de omnichannel no e-commerce

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Promover a satisfação do cliente no comércio eletrônico nunca teve tanta importância quanto nos últimos tempos. Afinal, um consumidor satisfeito é certeza de aumento nas vendas e no faturamento. Por isso, planejar boas estratégias de omnichannel no e-commerce é fundamental para alcançar esse objetivo.

Você já trabalha dessa maneira? Se ainda não, ou se você não conhece esse termo, a leitura deste artigo será muito importante para o planejamento da sua loja virtual. Vamos destacar o que é o omnichannel e qual a sua importância para promover a satisfação dos clientes com o seu negócio.

Além disso, vamos mostrar cinco benefícios das estratégias de omnichannel no e-commerce, para que você implemente em sua loja agora mesmo. Fique atento e entenda tudo sobre o assunto a seguir!

Conceito de omnichannel

Se você ainda não conhece o conceito, pode ser que já tenha pelo menos ouvido falar nessa palavra. Isso porque o omnichannel vem sendo cada vez mais aplicado por varejistas, com o objetivo de facilitar todo o processo de compras e, consequentemente, agradar os consumidores.

Omnichannel é uma estratégia do mercado varejista que usa diferentes canais de comunicação com a finalidade de oferecer a mesma experiência de compra. E isso pode ser feito tanto no meio online quanto no físico, integrando lojas físicas, virtuais e consumidores.

Na prática, para facilitar seu entendimento, é algo bastante comum e que talvez você até já faça. Um consumidor pode, por exemplo, pesquisar na internet informações sobre modelos de celulares de sua preferência. Depois, após entender qual é o smartphone que melhor lhe atende, esse cliente pode ir a uma loja física e efetuar a compra.

Esse é apenas um exemplo dos vários tipos de compras no modelo omnichannel praticadas atualmente. Muitos consumidores também gostam de comprar pela internet e retirar os produtos na loja física, evitando assim o pagamento do frete e reduzindo o tempo de espera pela mercadoria. Essa também é outra forma de omnichannel, e resta aos lojistas elaborarem estratégias que facilitem esse processo.

Principais benefícios das estratégias de omnichannel no e-commerce

Após compreendermos bem o conceito de omnichannel e a sua importância para uma loja virtual, vamos abordar agora outro ponto: suas vantagens. Nos próximos tópicos, você verá cinco dos principais benefícios das estratégias de omnichannel no e-commerce. Dessa forma, será possível entender ainda mais por que seu negócio precisa dessa estratégia.

1 – Satisfação do cliente

Quando um lojista implementa estratégias de omnichannel em sua loja virtual, ele não só está otimizando todo o seu trabalho, mas também aumentando a satisfação do cliente. Facilitar a jornada de compra do consumidor, promovendo comodidade e praticidade a ele, é um grande diferencial que pode ser explorado por seu e-commerce, e o omnichannel tem muito a ver com isso.

Quando você possibilita que seu cliente compre pela internet e retire o produto na loja, ele fica bastante satisfeito com sua marca. Isso porque ele terá acesso à mercadoria mais rapidamente e sem pagar frete, eliminando uma das etapas mais aguardadas no e-commerce, que é a chegada do produto.

Portanto, a satisfação do cliente é ponto-chave para o sucesso do negócio, uma vez que um consumidor satisfeito é um consumidor fidelizado, e que, portanto, voltará a comprar de você.

2 – Geração de valor para sua marca

Mais uma grande vantagem para o e-commerce que utiliza o omnichannel é a geração de valor para sua marca. Ao utilizar tais estratégias, o lojista transmite para seu público uma imagem bastante positiva do seu negócio, como uma empresa que se preocupa em promover facilidades para os consumidores.

Além disso, a loja também demonstra que está atenta às novidades tecnológicas que podem ser implantadas no negócio, gerando ainda mais valor à marca. Isso porque algumas estratégias de omnichannel exigem importantes integrações na plataforma de e-commerce, tornando os processos mais modernos e eficientes. 

E quem não quer comprar em uma loja moderna e tecnológica, não é mesmo? Pense nisso.

3 – Aumento da eficiência na prestação de serviços da loja

Já parou para pensar que uma loja virtual que utiliza o omnichannel se torna ainda mais eficiente? Como já mencionamos neste texto, diversos processos no dia a dia do e-commerce são otimizados, com ganhos incalculáveis (principalmente de tempo) para as equipes da empresa.

Com mais tempo disponível, é possível pensar em planejamentos mais sólidos e estratégias certeiras na prestação de serviços da loja. E novamente, com bom atendimento e eficiência nos processos, conseguimos a tão sonhada satisfação do consumidor, o que certamente renderá bons frutos para o negócio.

4 – Maior contato com os consumidores

Quando o cliente entra em uma loja física e faz uma compra, muitas vezes o lojista sequer consegue adquirir seus contatos, como telefone e e-mail. No comércio atual, não ter acesso aos dados dos consumidores é perder grandes chances de aumentar suas vendas e, como consequência, seu faturamento.

Com as estratégias de omnichannel no e-commerce, você melhora a captação de clientes e o seu relacionamento com eles, já que terá acesso a seus dados. Mesmo que o comprador for retirar o produto na loja física, ele já terá feito um cadastro na loja virtual, permitindo assim que o seu negócio tenha maior contato com ele.

Dessa forma é possível, por exemplo, elaborar promoções personalizadas para esse público, com ações de e-mail marketing que possam impactá-lo futuramente. Quanto mais próximo e intenso for o seu relacionamento com os clientes, maiores serão as chances de vendas e sucesso da sua loja.

5 – Mais destaque frente à concorrência

Da mesma maneira que o mercado de e-commerce oferece inúmeras oportunidades para empreendedores, ele também se mostra altamente competitivo. E para conseguir destaque diante dessa enorme concorrência, aplicar as estratégias de omnichannel em seu negócio é fundamental. 

Isso porque grande parte dos donos de e-commerces não pensa dessa maneira; ou, se pensa, não consegue fazer um planejamento para pôr tudo em prática. Por isso, investir nessas estratégias fará sua loja virtual chegar a um patamar de destaque, qualificando ainda mais sua empresa e fazendo com que seu negócio esteja sempre à frente dos seus concorrentes.

Viu só como existem grandes vantagens em aplicar estratégias de omnichannel no e-commerce? Lembre-se que, para facilitar todo esse processo, é essencial contar com uma plataforma de e-commerce que possibilite as diversas integrações necessárias para o omnichannel. Você conhece a plataforma da JN2?

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