Entre os diversos desafios diários de um negócio, estão pontos relevantes como gerenciar o fluxo de caixa, manter clientes satisfeitos e encontrar formas de aumentar as margens de lucro. Esse último, inclusive, é um dos principais fatores que contribuem para o sucesso financeiro de uma empresa, mas que, infelizmente, é praticado com pouca eficiência no mercado.

E não é para menos, já que essa estratégia exige bastante conhecimento e experiência para lidar com índices de margem de lucro, margens de lucro operacional, entre outros detalhes. Assim, torna-se uma tarefa desafiadora dominar essa quantidade de informações e, de fato, aprender a aumentar o lucro da sua loja virtual.

Mas não é por isso que você vai deixar de entender como tudo funciona e como aplicar as melhores estratégias, certo? Neste conteúdo, falaremos sobre o conceito de margem de lucro e qual a sua importância para um e-commerce. Ainda, você verá seis dicas cruciais para aumentar as margens de lucro da sua empresa e obter um negócio próspero e bem-sucedido.

Boa leitura!

O que é margem de lucro de uma empresa

A margem de lucro é um indicador financeiro bastante usado pelas empresas, em especial para acompanhar e analisar como anda a saúde financeira de um negócio. Dessa forma, se obtém informações importantes, transparentes e que refletem de maneira mais precisa o sucesso (ou não) de um empreendimento.

Esse indicador é mostrado por meio de um percentual, obtido da diferença entre a receita de uma empresa e o custo dos produtos (ou serviços) vendidos, dividido pela receita. A fórmula para sabermos a margem bruta de um negócio é a seguinte:

(Receita Total – Custo das Mercadorias Vendidas) / Receita Total

Para que fique mais claro, vamos a um exemplo: suponhamos que uma loja virtual faturou, em um mês, R$ 100 mil. No entanto, esse mesmo e-commerce teve custos que, no final do período, totalizaram R$ 50 mil. De acordo com o cálculo:

R$ 100.000 – R$ 50.000 / R$ 100.000 = R$ 50.000 / R$ 100.000 = 0.5 x 100 = 50%

Como se trata de um percentual, pegamos o resultado final (0.5) e multiplicamos por 100, encontrando como resposta 50%. Assim, podemos afirmar que a margem de lucro bruto dessa loja foi de 50%. 

Quanto maior for essa margem, mais dinheiro uma empresa mantém em cada real de vendas. Portanto, é preciso trabalhar para que se alcance margens mais altas, o que indicará que sua empresa está operando de maneira lucrativa e com excelentes vendas.

Como aumentar as margens de lucro da sua loja virtual

Aí você pode se perguntar: mas como posso aumentar as margens de lucro do meu e-commerce? Um bom caminho para encontrar respostas para essa pergunta está logo a seguir, por meio de dicas valiosas que destacamos para que você atinja esse objetivo. Portanto, continue a leitura e fique atento ao que fazer para melhorar as margens de lucro do seu negócio!

1 – Procure reduzir os custos operacionais da sua loja

Diminuir os custos de operação em um negócio é uma das maneiras mais rápidas e eficientes de aumentar as margens de lucro. O grande desafio nessa estratégia é saber, de fato, o que pode ser reduzido e de que forma. E como esses pontos variam de empresa para empresa, cabe aos donos e gestores fazerem essa avaliação e decidirem o que será cortado.

Para começar, é fundamental relacionar tudo o que está sendo executado na sua loja virtual, e também o que não está. Considere avaliar:

  • móveis e materiais de escritório;
  • benefícios dos colaboradores;
  • custos da mão de obra atual;
  • seguros;
  • taxas de equipamentos e manutenção;
  • entre outros.

Feito isso, avalie o que pode ser reduzido e em que área. Uma boa dica é aproveitar as tecnologias existentes para otimizar processos. Existem softwares que automatizam diversas tarefas do dia a dia e têm um custo-benefício bastante interessante. 

2 – Avalie o aumento de preços dos seus produtos

Mais uma boa medida para melhorar as suas margens de lucro é aumentando os preços dos seus produtos. Mas calma: essa estratégia precisa ser muito bem pensada e executada, para que seus consumidores não sintam tanta diferença e abandonem a sua loja.

Por isso, identifique quais dos seus produtos têm maior demanda no mercado. Se você estiver revendendo alguma mercadoria em seu e-commerce, considere aumentar um pouco o valor desse item (cerca de 10%). Mas lembre-se que, possivelmente, será preciso testar diferentes valores até encontrar algum que realmente seja “aceito” por seu público e não cause tanto impacto.

Assim, embora o aumento seja pequeno na maioria das mercadorias mais populares, o grande volume de vendas gerado por esses produtos fará uma ótima diferença para o seu negócio. E como consequência, será possível aumentar as margens de lucro do seu e-commerce e garantir uma boa saúde financeira.

3 – Trabalhe para resolver os problemas dos consumidores e conquiste-os 

Muitos donos de lojas virtuais ficam obcecados em não perder dinheiro de forma alguma, mesmo que isso implique no fim do relacionamento com o cliente. O que esses lojistas precisam entender é que, mesmo que agora você tenha uma despesa que não estava prevista, resolver o problema do seu consumidor pode render pontos valiosos no futuro.

E se considerarmos que boa parte desses “gastos extras” costuma ser valores baixos, sem grande importância perto da satisfação do cliente, é ainda mais importante aplicar essa estratégia. Por exemplo, se algum produto mais barato chegou à casa do cliente quebrado, envie outro imediatamente, sem exigir que ele devolva a mercadoria.

Outro exemplo: se um cliente mais antigo precisar de algo urgente, entregue para ele no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte. Atitudes como essas, por mais que exijam um gasto imediato, mostrará para os consumidores que você se preocupa com eles e suas dores, resultando em um cliente fiel e embaixador da sua marca.

4 – Crie programas de fidelização para seus clientes

Por falar em clientes fiéis, os programas de fidelização têm um potencial enorme para aumentar os lucros de um negócio. Afinal, quem é que não gosta de receber recompensas por compras realizadas, ainda mais quando esses benefícios podem trazer inúmeras outras vantagens para os clientes?

Portanto, se você ainda não trabalha com os programas de fidelização em seu e-commerce, procure criar um o quanto antes. Você pode, por exemplo, desenvolver um programa que oferece recompensas para os clientes a cada compra, registradas em um sistema de pontos. Após uma determinada quantidade de pontos acumulados, os consumidores podem trocá-los por cartões-presente ou descontos em produtos de maior valor da sua loja.

Assim, você mantém clientes sempre ativos em seu e-commerce e motivados a comprar, o que certamente ampliará a sua margem de lucro.

5 – Aplique estratégias para aumentar o seu ticket médio

Mais uma grande ação para fazer crescer seu faturamento é aumentando o ticket médio do seu negócio. Recentemente, inclusive, produzimos um artigo com dicas essenciais de como fazer esse procedimento da melhor maneira. Tratam-se de atitudes específicas e direcionadas para fazer com que seus consumidores gastem mais, por pedido, em seu e-commerce.

Dessa maneira, técnicas como o Cross-sell, Upsell e produtos relacionados são fundamentais para incentivar seus clientes a adquirir mais produtos em vez de um só, como era sua ideia inicial. Criar pacotes ou combos de produtos também são outras boas alternativas para estimular essa prática, aumentando o valor médio das compras.

6 – Ganhe a confiança do seu público

Quando os consumidores adquirem confiança em sua loja, eles passam a comprar mais, aumentando suas margens de lucro. E se olharmos as infinitas opções que os compradores têm hoje em dia, fica mais evidente a importância de se construir relacionamentos baseados na confiança e na satisfação do seu público.

Mas como fazer isso? Existem diversas maneiras, algumas delas até tratadas neste artigo. Procurar resolver os problemas dos consumidores com relação aos seus produtos; prestar um atendimento humanizado e completo; ser objetivo e eficiente na descrição de suas mercadorias; e oferecer um site com boa velocidade e navegabilidade são alguns exemplos.

Por meio de várias dessas ações, seu e-commerce passa a ser bem visto pelo público e a adquirir a sua confiança. Depois, é só manter o bom relacionamento com esses consumidores e buscar sempre novas formas de tornar suas experiências de compra inesquecíveis.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e entendido as dicas para aumentar as margens de lucro de um negócio. Lembre-se que o principal é pensar em estratégias sólidas e que permitam potencializar os seus lucros a curto, médio e longo prazos. E que esses processos precisam ser constantemente revistos, a fim de se implantar melhorias e, assim, continuar tendo um bom desempenho.

Quer continuar aprendendo técnicas para aumentar as vendas da sua loja virtual? Então, baixe nosso ebook exclusivo e gratuito sobre: Como multiplicar as vendas do seu e-commerce? Até o próximo post!

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