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6 dicas para seu e-commerce evitar os principais problemas da Black Friday

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Com a Black Friday já batendo à porta, lojistas do país inteiro se mobilizam e acertam os últimos detalhes para a grande data. Tudo precisa estar preparado para não haver erros, por isso é fundamental ficar atento e também pensar em maneiras de evitar os principais problemas da Black Friday. Você sabe quais são eles?

Neste conteúdo que produzimos, falamos a respeito do assunto. Os comerciantes vão conferir quais são as principais dores de cabeça dos lojistas durante a Black Friday. Mas calma, fique tranquilo; afinal, também daremos seis dicas cruciais para fugir dessas adversidades e não deixá-las prejudicar o seu negócio.

Ao final do texto, você terá entendido por que muitos donos de lojas virtuais cometem erros bobos, e que basta um planejamento sólido, dedicação e muito trabalho para evitá-los. Boa leitura!

Os principais problemas da Black Friday

É muito comum os donos de e-commerces se prepararem para a Black Friday visando apenas as vendas e o faturamento, sem se preocuparem tanto com os processos. A consequência disso são clientes insatisfeitos, a imagem da loja prejudicada e a perda de um público que poderia muito bem ser fidelizado.

O principal problema indicado por lojistas de todo o país diz respeito ao abandono de carrinhos. Isso ocorre porque os consumidores acessam os sites, escolhem os produtos e, ao final da compra, desistem por causa do valor do frete ou do longo tempo para a entrega das mercadorias.

Exatamente por isso, o planejamento é fundamental. Agir com antecedência e ter criado um plano de logística inteligente, preparado para a alta demanda da Black Friday, é um ponto-chave para ter sucesso na data. Além disso, é preciso pensar em estratégias para outras áreas que costumam dar problemas neste período.

O atendimento, por exemplo, é motivo de grande reclamação de consumidores durante a Black Friday. Além dele, o estoque também costuma dar dor de cabeça para lojistas que não se prepararam adequadamente e erraram as previsões. Por isso, se atentar a esses pontos é muito importante para evitar problemas na Black Friday e não ver seu negócio prejudicado.

Como evitar os principais problemas da Black Friday

Mas o que posso fazer para que esses problemas não atinjam a minha loja virtual? Agora que você já sabe quais são os principais vilões dos e-commerces na Black Friday, algumas medidas podem ser tomadas. Confira a seguir seis dicas cruciais para seu negócio evitar os principais problemas da data!

1 – Revise seu planejamento

É fundamental que o planejamento que você fez, há alguns meses atrás, esteja sendo bem executado. Para que não haja erros, faça uma revisão de todas as suas estratégias e verifique se todas as etapas estão sendo cumpridas.

Além disso, avalie se vale a pena acrescentar ou retirar alguns pontos, confira se a sua equipe realmente está bem treinada e observe atentamente os descontos e promoções. Pode ser que você tenha percebido, nas últimas semanas, que um determinado produto pode ter um desconto maior. Portanto, avalie tudo isso e faça os ajustes necessários.

2 – Invista em ações para recuperar carrinhos abandonados

Como falamos na introdução deste texto, o carrinho abandonado é o principal problema enfrentado pelos comerciantes na Black Friday. Portanto, é preciso pensar em ações para diminuir o impacto disso em suas vendas.

Um bom aliado do seu negócio para isso é o marketing, que não deve ser usado apenas para atrair consumidores ao seu site. Você pode, por exemplo, investir em ações call to action para recuperar carrinhos abandonados, e assim fazer com que seus clientes retornem à sua loja virtual e finalizem suas vendas.

3 – Confira seu estoque e mantenha o controle de tudo

Outro ponto crucial para evitar problemas na Black Friday é manter o controle de todo o seu estoque. E isso vale não apenas para o período que antecede à data, mas também durante as promoções. Afinal, de nada adianta oferecer descontos atraentes em seus produtos, e não ter os itens suficientes em seu estoque.

Muitos lojistas pecam exatamente nessa parte, pois focam somente na divulgação das mercadorias e não conferem se, de fato, há produtos disponíveis para atender toda a demanda. Daí sua loja virtual acaba causando grande insatisfação nos consumidores, prejudicando bastante a imagem do negócio.

Lembre-se que a Black Friday é uma data em que os clientes vão com tudo às compras, e não compŕeender os reflexos disso em seu e-commerce pode custar caro.

4 – Conte com uma logística de entrega eficiente e confiável

Você sabia que, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo site E-commerce Brasil, a Logística é a principal preocupação dos e-commerces? E num período como a Black Friday, esse ponto precisa estar muito bem planejado para que não haja dores de cabeça para o seu negócio. 

Portanto, trabalhe com plataformas de e-commerce que possibilitem integrar sua loja com soluções eficientes de logística. Existem empresas que conectam seu negócio a grandes transportadoras do país, com entregas rápidas e seguras para todo o Brasil.

5 – Capriche no atendimento ao cliente, inclusive no pós-vendas

Muitos donos de lojas virtuais dedicam esforços apenas no atendimento pré-vendas, se esquecendo de que o cliente precisa ser assistido até o final de sua jornada inclusive no pós-vendas. Por isso, lembre-se de que todos os pontos de contato do seu e-commerce são importantes para o consumidor, seja qual for a etapa da compra em que ele se encontra.

Assim, o pós-vendas é ponto-chave para a fidelização dos clientes. Após a entrega do produto, faça contato, confira se a mercadoria chegou em bom estado e coloque-se à disposição para eventuais dúvidas. Demonstrar para o cliente que você se preocupa com ele causará ótima impressão para o seu negócio, podendo resultar em um consumidor fidelizado e que voltará a comprar da sua loja.

6 – Ofereça uma logística reversa fácil e prática para o consumidor

Para fechar o nosso artigo, uma última dica que também tem a ver com logística e com atendimento pós-vendas: facilite a logística reversa para quem compra do seu negócio! Da mesma forma que o cliente quer comodidade e praticidade na hora de comprar, ele também o quer na hora de resolver possíveis contratempos nessa compra.

Dessa forma, oferecer uma logística reversa fácil e prática para o consumidor contará pontos importantes para seu e-commerce. Se ele precisar trocar o produto por algum defeito, por causa do tamanho ou qualquer que seja o motivo, mostre-se disponível e trabalhe para que todo o processo seja o mais tranquilo possível. No final, quem sairá ganhando é sua loja virtual, pode ter certeza.

E então, gostou das nossas dicas para seu e-commerce evitar os principais problemas da Black Friday? Para que tudo isso dê certo, é fundamental que sua loja virtual trabalhe com uma plataforma de e-commerce completa, robusta e que atenda ao seu negócio em todas as suas especificidades. Você conhece a JN2?

Nossa empresa está há mais de 15 anos no mercado, levando diferentes soluções em e-commerce para diversos empreendimentos. Já são mais de 1.000 projetos entregues para empresas de todos os tamanhos e segmentos, desde a criação da loja virtual até a customização de e-commerces.

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