Talvez você já tenha ouvido falar que, no varejo, fidelizar clientes é mais barato e vantajoso do que conquistar novos. Nesse contexto, contar com programas de fidelidade no e-commerce é um grande diferencial a favor dos lojistas, que podem reter seus consumidores e incentivá-los a novas compras.
Como a concorrência no comércio eletrônico subiu bastante, devido a diversos fatores ocorridos nos últimos tempos (sobretudo a pandemia), saber diferenciar-se é essencial. Se somarmos a isso o novo comportamento dos consumidores, que buscam mais facilidades e comodidades, os programas de fidelização tornam-se ainda necessários no e-commerce.
Além disso, esses programas trazem inúmeros benefícios também para os clientes, que podem comprar com condições mais vantajosas, incluindo descontos e promoções. Mas vamos falar sobre tudo isso no decorrer deste texto, para que você entenda bem a importância dessa estratégia para sua loja virtual.
Nos próximos tópicos, portanto, falaremos mais sobre os programas de fidelidade no e-commerce e como isso pode ser uma grande atração do seu negócio. Assim, será possível avaliar aqueles que mais fazem sentido para sua empresa e aplicá-los o quanto antes. Acompanhe!
A importância dos programas de fidelidade no e-commerce
Vamos fazer uma análise tomando como base o nosso lado de consumidor, que também somos. Quando vamos comprar pela internet, o que não nos falta é opção, não é mesmo? No final, depois de considerarmos alguns fatores, geralmente escolhemos a loja que mais nos passou confiança e que de alguma forma mostrou valor em seus produtos.
Agora uma pergunta: você compraria nessa mesma loja novamente? Certamente, a resposta é: depende. Se a sua experiência foi positiva e, além disso, você recebeu importantes atrativos para voltar a comprar naquele e-commerce, é muito provável que retorne para adquirir mais produtos. E é isso que nós, como donos de negócios, precisamos entender.
Não basta apenas oferecer uma experiência de compra positiva para nossos clientes; se quisermos fidelidade por parte do público, temos de dar mais. E esses atrativos dos quais falamos no parágrafo anterior, podem muito bem ser os programas de fidelidade, uma vez que essa estratégia já se comprovou eficiente e é uma das preferências dos consumidores.
Foi o que nos mostrou um estudo da Generation Pay, realizado pela Worldpay from FIS, em parceria com a Savanta. A pesquisa trouxe diversos dados sobre o consumo digital, e um deles apontou que 60% dos brasileiros preferem comprar em lojas que ofereçam programas de fidelidade. Se considerarmos ainda a atual situação do país, fica claro que os consumidores vão buscar por empresas que apresentam melhores condições para compras.
Programas de fidelidade que apresentam os melhores resultados
Como vimos, os programas de fidelidade no e-commerce são grandes estratégias não só para atrair clientes, mas também para retê-los. E quais são os programas que você pode aproveitar em sua loja virtual? A seguir, destacamos seis que costumam apresentar os melhores resultados no mercado.
Reúna sua equipe, avalie quais destes métodos têm mais a ver com o seu negócio, e o seu segmento, e não perca mais tempo! Confira o que é possível trabalhar em sua loja virtual!
1 – Pontos acumulados
O programa de pontos acumulados é tradicional e já bastante utilizado por muitas empresas. Por meio dessa ação, os clientes vão conquistando pontos à medida que compram; quando eles acumulam certa quantidade, é possível então trocar esses pontos por recompensas, que podem variar de acordo com o que o lojista definir.
Por exemplo, você pode oferecer brindes, frete grátis ou descontos em outros produtos, de acordo com a quantidade de pontos acumulados que o cliente tiver. Ao implantar essa estratégia em seu negócio, você incentiva os consumidores a comprar novamente em sua loja — o que é ótimo para a empresa, claro —, ao mesmo tempo em que oferece boas vantagens para eles.
2 – Cashback (Dinheiro de volta)
Que tal oferecer um excelente atrativo para seus clientes, “devolvendo” parte do dinheiro que eles gastaram em sua loja virtual? Pois essa é exatamente a proposta do cashback, um dos principais programas de fidelidade no e-commerce e que vem ganhando cada vez mais adeptos nos últimos anos. Você sabe como funciona?
Por meio desse procedimento, os consumidores podem realizar compras em seu e-commerce e receber de volta parte do que foi gasto. Esse valor, geralmente, é disponibilizado em forma de desconto nas compras seguintes, o que é excelente, pois novamente incentiva o público a voltar a adquirir itens em sua loja virtual.
3 – Níveis de fidelidade
Estamos falando da importância de recompensar os clientes que demonstram fidelidade com a sua marca, certo? Então, nada mais justo do que oferecer mais benefícios a quem mais vezes compra do seu negócio. Essa é a estratégia por trás do programa de níveis de fidelidade, que dá aos consumidores a oportunidade de serem classificados de acordo com a frequência em que adquirem novos produtos.
Isso significa dizer que, quanto mais um cliente compra em sua loja virtual, maior será o seu nível de fidelidade e, portanto, maiores também as vantagens oferecidas a ele. Essa técnica é um grande atrativo para seu e-commerce, pois, ao apresentar os níveis e benefícios que podem ser adquiridos em cada etapa, você encanta seu consumidor e desperta nele o interesse de conquistar novas vantagens.
4 – Parcerias
Em um mercado em que a concorrência está cada vez mais acirrada, é preciso inovar sempre, inclusive no que diz respeito às recompensas e benefícios oferecidos aos clientes. Então, que tal fazer parcerias com outras empresas e indústrias, e assim aumentar o leque de vantagens para seu público?
É claro que tudo isso precisa ser planejado de forma eficiente, principalmente para que não gere prejuízos para a sua loja. Mas é perfeitamente possível estabelecer essas parcerias com empresas que possuem produtos ou serviços complementares aos seus. Assim, os clientes podem se sentir mais motivados a comprar novamente, em especial para ganhar esses novos mimos.
Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, e um grande evento de moda será realizado na cidade, por que não fazer uma parceria com os organizadores e oferecer ingressos para clientes fiéis? Certamente, seria uma ação com grande potencial para trazer bons resultados e transmitir uma excelente imagem do seu e-commerce.
5 – Recompensa por ofertas
Essa é uma técnica muito usada no comércio, em especial por lojas que possuem alta rotatividade em seus produtos, como supermercados e drogarias. É um tipo de recompensa que faz com que o consumidor entenda que está levando vantagem na compra de determinada mercadoria.
Você certamente já se deparou com esta promoção: “Leve 4, pague 3!”, não é mesmo? Se o seu e-commerce costuma fazer esse tipo de ação, provavelmente os consumidores voltarão bastante para comprar em sua loja, mesmo que você não ofereça sempre essa vantagem. Afinal, é preciso avaliar os melhores períodos e mercadorias para disponibilizar esse benefício.
6 – Programa de assinatura
Para finalizar as nossas dicas de programas de fidelidade no e-commerce, temos uma alternativa um pouco diferente das destacadas anteriormente: os programas de assinatura. Nessa modalidade, o cliente faz uma assinatura para receber determinado produto, no conforto do seu lar, e paga mensalmente.
Assim, os programas de assinatura são uma técnica diferente das outras estratégias porque, ao contrário do que já foi mencionado, não oferecem diretamente uma recompensa para o cliente, em troca de sua fidelidade. Na verdade, a recompensa ofertada é a comodidade de receber produtos em casa periodicamente, sem se preocupar em ter de, todo mês, acessar uma loja e fazer a compra.
Essa estratégia já é muito utilizada em e-commerces que vendem livros, jornais, revistas, vinhos, entre outros. Além da comodidade e praticidade, os planos de assinatura também costumam oferecer descontos para os assinantes e excelentes planos. Trata-se, portanto, de um ótimo método para fidelizar clientes e, ao mesmo tempo, ter uma renda mensal garantida.
E então, já escolheu os programas de fidelidade no e-commerce que mais encaixam em seu negócio? É fundamental que o lojista avalie bem e entenda o que faz mais sentido para sua loja virtual. No entanto, seja qual for a sua opção, lembre-se que a retenção de clientes é algo a ser construído e constantemente trabalhado em seu e-commerce, para que você tenha sempre clientes fiéis comprando em sua loja.
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