Passado o Dia das Mães, mais uma importante data comemorativa se aproxima, movimentando muitos lojistas que já trabalham para vender muito no Dia dos Namorados. E você, já sabe o que vai fazer para conquistar novos consumidores e aumentar o faturamento neste período?

De fato, as datas comemorativas são excelentes oportunidades para ampliar as vendas e fidelizar clientes. Contudo, é fundamental elaborar estratégias relevantes e que realmente levem o seu e-commerce a um lugar de destaque, atingindo em cheio as pessoas interessadas em comprar na sua loja.

Para o Dia dos Namorados, os preparativos já devem começar. Por isso, decidimos produzir este artigo, com estratégias matadoras para seu e-commerce vender muito no Dia dos Namorados. Você vai conhecer algumas práticas interessantes e que refletem o comportamento do consumidor atual cada vez mais exigente e prezando pelo bom atendimento.

Então, continue a leitura e entenda como sua loja virtual pode sair ganhando, não somente no Dia dos Namorados mas também nos demais meses do ano!

Expectativas para o Dia dos Namorados em 2022

O que podemos esperar para o dia 12 de junho de 2022? Por mais que o cenário econômico do nosso país não esteja favorável no momento, as expectativas são as melhores possíveis. Isso porque o público, que não pôde sair para comemorar o Dia dos Namorados nos últimos dois anos, deve aproveitar a melhora significativa com relação à pandemia para retornar com as celebrações.

Dessa maneira, é importante ressaltar que a retomada às atividades presenciais ocasiona aumento de demanda em diversos setores do mercado. Por exemplo, o segmento de moda e acessórios costuma ir muito bem nesta data, justamente pelo fato de as pessoas, além de presentearem seus companheiros, também investirem no próprio visual para sair e comemorar.

Aí você pode pensar: “mas estamos em um período de contenção de gastos, as pessoas não devem comprar tanto”. O que precisamos entender é que, apesar da situação complicada em que vivemos (com inflação, juros altos e instabilidade política), a contenção de despesas vem ocorrendo no dia a dia. Em datas festivas, os consumidores têm reservado algum valor para celebrar, a exemplo do que foi no Dia das Mães.

E se levarmos em conta o crescimento do e-commerce nos últimos tempos, as expectativas são ainda melhores. Mesmo após o fim das medidas de restrição, o comércio eletrônico segue em alta, como mostrou o Relatório “Setores do E-commerce do Brasil”, da Conversion. O estudo revelou que o e-commerce brasileiro cresceu 11,3% em março, comparado ao mês anterior.

O que fazer para vender muito no Dia dos Namorados

Considerando todos esses fatores, podemos concluir que é possível vender muito no Dia dos Namorados. Dessa forma, saber elaborar as estratégias certas para sua loja virtual será determinante para o aumento das vendas. Por isso, confira agora seis dicas matadoras para aplicar em seu negócio!

1 – Inicie sua campanha com antecedência

Para começar, que tal agir com antecedência, de forma planejada e organizada? Muitos donos de comércio até conseguem ter boas ideias, mas como deixam para aplicá-las em cima da hora, acabam não obtendo grandes resultados. Por isso, inicie a sua campanha de maneira antecipada, para que esta chegue a seu público em tempo hábil de conhecer suas promoções e descontos.

Além disso, muitos consumidores antecipam suas compras para não deixar para última hora, a fim de encontrar bons preços e melhores condições. Portanto, ao iniciar sua campanha com antecedência, você também tem grandes chances de atingir esse público, aumentando ainda mais o número de vendas nessa data comemorativa. 

2 – Pesquise e estude sobre o comportamento do seu consumidor

Mais uma medida importantíssima, para que sua estratégia tenha sucesso no Dia dos Namorados, é pesquisar sobre o seu cliente, estudando o seu comportamento. Como já destacamos ao longo deste artigo, o consumidor mudou bastante a sua forma de comprar e as suas preferências, principalmente com a pandemia. 

Portanto, de nada adianta gastar tempo e dinheiro planejando uma campanha para o Dia dos Namorados, se ela não atender aos interesses do seu público. Trata-se de uma atitude extremamente necessária para o sucesso da campanha e que deve ser realizada o quanto antes. Para isso, faça pesquisas de opinião, interaja com seus consumidores nas redes sociais e analise relatórios recentes sobre o seu segmento.

Além disso, vale também pesquisar informações na internet, pois há diversos estudos relacionados ao comportamento dos consumidores e às suas mais recentes preferências.

3 – Amplie e fortaleça a sua presença nos canais digitais

Os lojistas que esperam excelentes resultados no Dia dos Namorados precisam investir nos canais digitais. Basicamente, o e-mail marketing, as redes sociais e os mecanismos de buscas tanto para estratégias pagas, quanto para orgânicas — são ótimas estratégias para aplicar nas datas comemorativas.

Por isso, reserve uma parcela do seu orçamento para fazer anúncios em plataformas como o Google ADS e Facebook ADS. Além disso, continue o trabalho de produção de conteúdo em blogs e redes sociais, buscando sempre aumentar o engajamento com seus potenciais clientes. 

Lembre-se que os consumidores estão usando bastante os canais digitais não só para fazer compras, mas para pesquisar produtos, avaliações e tirar dúvidas. Assim, mantendo uma presença constante e forte nesses ambientes, você aumenta as chances de conquistar mais consumidores e ganhar a sua confiança.

4 – Dedique-se ao máximo para promover uma boa experiência do cliente

Temos falado bastante em nosso blog sobre a importância da boa experiência do cliente em seu site de compras. Sobretudo em datas comemorativas, em que o acesso às lojas virtuais é maior, é fundamental cuidar de todos os detalhes para que os consumidores não tenham uma experiência ruim em seu site e o abandonem.

Assim, não se esqueça de avaliar pontos cruciais para uma boa experiência e navegação em sua loja virtual, como:

  • velocidade e carregamento das páginas;
  • correta descrição dos produtos;
  • imagens bem tratadas e com boa resolução;
  • responsividade do site;
  • informações sobre formas de pagamento;
  • entre outras.

Dessa maneira, você garante uma boa jornada de compra para os consumidores e evita frustrações que prejudicam a sua imagem.

5 – Trabalhe com ações que visem a fidelização dos consumidores

Tão importante quanto pensar em estratégias para vender muito no Dia dos Namorados, é trabalhar com ações para fidelização dos consumidores. Afinal, você precisa de clientes comprando em seu e-commerce durante todo o ano, e não somente em datas comemorativas, não é mesmo?

Por isso, mantenha uma base de dados de clientes que já compraram em sua loja, para depois trabalhar com ações de e-mail marketing, por exemplo. Capriche no atendimento, no pós-venda e mostre aos seus consumidores que a sua marca está sempre disponível para o que eles precisarem. Assim, suas chances de ter compradores fiéis durante todo o ano só aumentam.

6 – Use a criatividade e diversifique suas estratégias de vendas

As datas comemorativas são ocasiões especiais, em que a criatividade tem o seu lugar. No Dia dos Namorados, é claro, as pessoas costumam comprar para presentear seus companheiros. Assim, é de se imaginar que essa data é voltada somente para quem tem um relacionamento com outra pessoa, certo? Errado!

Saiba que os solteiros também podem participar do Dia dos Namorados, sendo mais um importante público a ser atendido. Isso porque, com tantas campanhas na mídia falando sobre o dia 12 de junho, você pode inovar e fazer um outro tipo de apelo, incentivando por exemplo a valorização do amor próprio.

Dessa forma, além de reforçar uma ideia que é benéfica para todo ser humano, você incentiva os solteiros a participarem da data, presenteando a si mesmos. Considerando que uma relevante parcela da população está solteira, trata-se de uma excelente iniciativa para aumentar as suas vendas.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo com estratégias matadoras para vender muito no Dia dos Namorados. Como vimos, as datas sazonais são fundamentais para ampliar o faturamento de uma loja virtual, além de serem ótimas chances de fidelizar consumidores e agregar valor à sua marca.

Quer conhecer outras grandes oportunidades para já ir pensando em seu planejamento e aumentar os lucros no e-commerce? Então, leia nosso artigo sobre Datas comemorativas 2022: como preparar seu e-commerce para vender muito . Até o próximo post!

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