Mulher com expressão de surpresa

Quando o faturamento de uma empresa está muito abaixo do que se espera, é preciso entender as razões que estão por trás disso. Isso porque os motivos podem ser vários, restando aos empresários e às suas equipes perceberem o que pode estar prejudicando o negócio. Com as lojas virtuais não é diferente, uma vez que também existem as causas pelas quais os lojistas perdem importantes vendas no e-commerce.

Diante desse cenário, abaixar a cabeça e ficar sem ação não é o recomendado. Sabemos que o mercado é muito dinâmico, e as oscilações fazem parte do jogo, não é mesmo? Por isso, o mais importante é procurar compreender onde se está errando, para agir o quanto antes e voltar a ter bons resultados nas vendas.

E este texto objetiva justamente te auxiliar nesse ponto, já que vamos falar bastante sobre o assunto. Nos próximos tópicos, vamos destacar algumas das principais razões que fazem os comerciantes perderem vendas no e-commerce. Inclusive, muitos lojistas sequer imaginam que determinados fatores podem prejudicar tanto o seu negócio.

Por isso, continue a leitura com atenção e aja o quanto antes para alavancar as vendas da sua loja virtual, ok?!

O retorno esperado (que não vem) após um investimento

Em muitas situações, é comum acontecer o seguinte: o lojista faz diversos investimentos em seu negócio e transforma sua loja virtual. Seu produto tem qualidade e o preço é competitivo, reunindo assim grandes ingredientes para ter sucesso nas vendas. No entanto, quando mais se espera, o resultado não vem…e você fica sem entender por quê.

Se o seu e-commerce está nessa situação, saiba que o exemplo acima acontece com frequência, sobretudo no segmento das lojas virtuais. Isso porque, embora possa parecer muito simples criar um negócio online e começar a vender produtos pela Internet, o comércio digital exige conhecimento, preparo e planejamento.

É claro que não é algo de outro mundo, mas é importante se atentar a todo o funcionamento da loja virtual. E isso vai desde as estratégias para divulgar a sua marca e os seus produtos, a fim de atrair os consumidores; passando por toda a experiência de compra que você oferece em seu site; até chegar no pós-venda e nas técnicas de fidelização disponibilizadas para o cliente.

Em cada uma dessas etapas, existem inúmeros processos que devem estar bem alinhados com o seu planejamento e com o tipo de público do seu e-commerce. Caso contrário, os resultados não vão aparecer, ou estarão aquém do que você esperava. Portanto, compreender todo o universo envolvido no segmento da sua loja virtual, bem como estudar o mercado e o comportamento dos seus consumidores, é de vital importância para ter sucesso nas vendas.

Principais motivos que podem te fazer perder vendas no e-commerce

Agora, vamos saber algumas das principais razões que fazem os comerciantes perderem vendas no e-commerce. Perceba, inclusive, que a causa não está em somente um ou outro fator isolado, mas sim em vários componentes. Portanto, é fundamental analisar todas as etapas do seu negócio, para então identificar esses pontos e corrigi-los o quanto antes. 

Confira!

Página dos produtos com baixa qualidade

É verdade que todo o site da sua loja virtual deve estar impecável para os usuários. Contudo, deve-se trabalhar ainda mais a página dos produtos, pois é o local em que o consumidor pode se convencer (ou não) da compra. Por tamanha importância, essa página precisa ter imagens com boa resolução, vídeos e descrições de produtos claras e objetivas.

Mas infelizmente, o que percebemos por aí é que não se dá a devida atenção à página de produtos. Muitos comerciantes, na correria do dia dia, pouco se importam com a qualidade, o que acaba afastando os consumidores. 

Como está o site da sua loja virtual? Você cuida de maneira adequada da sua página de produtos? Se a resposta for negativa, saiba que já temos então uma possível causa da queda de vendas em seu negócio. Assim, faça os ajustes necessários o mais rápido que puder e sinta a diferença em pouco tempo.

Site com design ultrapassado e não responsivo

Quando um consumidor acessa um site em busca de determinado produto, ele quer motivos que o incentivem à compra. E isso pode ocorrer de várias formas, principalmente se o site for bonito, atraente, com design moderno e, claro, responsivo! É difícil imaginar, mas ainda existem lojas virtuais que não trabalham com design adaptado a dispositivos móveis, o que é um grande erro.

Além disso, muitos negócios também falham ao manterem layouts ultrapassados, que pouco chamam a atenção do público. Em datas comemorativas, por exemplo, é recomendável alterar o design da loja para o tema da data em questão, a fim de fazer com que os usuários entrem no clima e realizem compras. Contudo, isso não ocorre em grande parte das lojas, o que certamente prejudica as vendas.

Portanto, não deixe seu e-commerce passar por isso. Certifique-se que a sua loja virtual é responsiva e que o design utilizado é bem-visto pelos clientes. Para isso, faça pesquisas, procure entender o que encanta seus consumidores e prepare o seu negócio para eles! 

Péssima experiência de compra oferecida aos usuários

A experiência do cliente nunca teve tanta importância quanto nos dias atuais. Isso porque, cada vez mais, os consumidores dão valor às marcas que proporcionam uma excelente jornada de compra em suas lojas. Não trabalhar isso em seu e-commerce é dar espaço à concorrência, fazendo com que um potencial cliente da sua loja prefira sempre comprar de outras marcas.

E a boa experiência do cliente precisa ser trabalhada em diversas etapas, afinal ela compreende toda a jornada do consumidor. Por isso, é preciso um planejado detalhado, identificando pontos a serem melhorados em áreas fundamentais do negócio, como:

  • site: além do design e da responsividade, que já abordamos, ele precisa ser intuitivo, rápido, com boa usabilidade e navegabilidade, entre outros pontos;
  • checkout: oferecer uma página de checkout ágil, sem burocracias, que incentive o cliente a finalizar a compra;
  • transparência: ninguém gosta de surpresas desagradáveis, ainda mais quando se envolve valores. Deixe sempre à mostra o valor do frete, evitando situações ruins ao final da compra;
  • atendimento: esteja sempre disponível para tirar dúvidas e resolver os problemas dos seus clientes. E isso em diferentes canais, inclusive nas redes sociais;
  • pós-venda: essa etapa é fundamental para confirmar todo o bom atendimento prestado e ainda fidelizar o consumidor. Capriche no pós-venda e tenha bons resultados.

Processos similares aos de lojas físicas

Ao se decidir pela compra em uma loja virtual, certamente existiram motivos que fizeram com que um cliente não quisesse comprar em uma loja física, certo? Seja qual for essa razão, é importante então promover uma jornada de compra típica de lojas online, sem repetir procedimentos confusos e ultrapassados que muitas lojas físicas ainda utilizam.

Por exemplo, um dos grandes motivos que fazem as pessoas comprarem online é a agilidade com que se pode adquirir produtos. Por isso, quando seu site não é rápido, e as páginas custam a carregar, essa situação frustra o consumidor, que precisa ficar ali esperando, sem saber se vai poder concluir ou não o pedido.

Portanto, trabalhe para que sua loja virtual seja, de fato, uma loja online. É importante oferecer rapidez, comodidade, segurança e disponibilidade para compras, em qualquer hora ou dia da semana.

Atendimento ruim ao cliente

Outro ponto que vem ganhando bastante importância nos últimos anos é o atendimento ao cliente. Cada vez mais, os consumidores prezam por um bom atendimento, e as lojas que não oferecem um serviço eficiente nesse sentido perdem espaço no mercado. Dessa forma, se o seu e-commerce ainda falha nessa etapa da jornada dos clientes, é preciso agir rápido para não mais perder vendas.

E atualmente, não basta apenas atender bem o seu consumidor. É necessário também fazer isso de maneira ágil, e em diferentes canais. Conforme já destacamos, as redes sociais têm sido muito procuradas pelo público não só para consumir conteúdos, mas principalmente para tirar dúvidas.

Portanto, estruture o seu negócio para responder rápido aos clientes, em diferentes plataformas. Assim, você não corre o risco de ver os seus consumidores comprarem da concorrência, pelo fato de não serem bem atendidos em sua loja.

Falhas no pós-venda

Também já destacamos anteriormente sobre o pós-venda e tudo o que ele pode proporcionar ao seu negócio. Falhar nessa etapa, mesmo se todos os outros pontos tiverem sido bem trabalhados por sua empresa, pode ser determinante para que os consumidores não voltem mais a comprar de você.

Além disso, sua imagem fica bastante prejudicada perante o público. Não deixe que isso aconteça com sua loja virtual; mesmo se o cliente não te procurar após uma compra, envie uma mensagem para ele, solicite uma avaliação sobre sua experiência na loja e sobre o produto adquirido. Pode ter certeza de que ele vai valorizar o simples fato de você se importar se ele gostou ou não de comprar em seu e-commerce.

E então, viu só como existem alguns fatores que podem ser trabalhados para que você não perca mais vendas no e-commerce? O mais importante é se conscientizar de que sempre há melhorias a serem feitas, para que os processos se tornem mais eficientes e agradáveis ao consumidor. E sabia que, trabalhando com uma plataforma de e-commerce moderna e completa, suas chances de sucesso são ainda maiores?

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