Conquistar novos clientes não é uma tarefa fácil, porém, o marketing digital e suas estratégias inovadoras chegaram para mudar este cenário e ensinar que a conversão de leads pode ser mais simples do que se pensa. 

O universo digital é gigante e muitas vezes é fácil se perder no meio de tanta informação e estratégia apresentadas, mas viemos para te apresentar as melhores dicas e com exemplos práticos para converter leads em clientes para o seu e-commerce. 

O que é um e-commerce?

Para começo de conversa, vamos te explicar o que é um e-commerce, já que as dicas deste artigo serão focadas neste tipo de comércio. Um e-commerce, na tradução literal, significa comércio eletrônico, ou seja, é um negócio nascido e criado totalmente pela internet.

Tudo dentro desta marca depende do meio digital e é construído em cima dele, seja a parte de divulgação ou até mesmo a financeira.

O que são leads?

Leads significa potenciais clientes, ou seja, pessoas que demonstram um grande interesse na sua marca e no seu produto ou serviço.

Muitos empreendedores não conseguem perceber quais são as atitudes que um usuário toma para começar a considerá-lo um lead, então vamos a um exemplo.

Uma pessoa deseja contratar uma assessoria contábil e encontrou o site da sua marca que trabalha com isso, a partir deste primeiro contato o usuário começa a te seguir em todas as redes sociais, ler todos os meus artigos e adquirir seus produtos gratuitos.

Atitudes como essas, que partem de livre e espontânea vontade do usuário, mostra o grande interesse que ele está construindo pelo seu serviço, a partir daí você pode considerá-lo um lead

Dicas para converter leads em clientes

Traçar dicas práticas para fazer com que os usuários realmente comprem o seu produto é mais simples do que parece por meio de estratégias dentro do marketing digital, e vamos apresentar algumas delas agora.

1. Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa divulgar o seu trabalho e o seu serviço por meio de informação e de conteúdos de valor e qualidade que solucionarão as dúvidas dos usuários.

Por exemplo, se você for um engenheiro pode produzir um artigo explicando sobre como funciona um escritório de projetos de engenharia e como encontrá-lo de maneira mais simples.

Essas informações farão com que os usuários entendam que você possui autoridade no assunto, ou seja, realmente entende sobre o que está falando. Isso cria uma imagem de referência perante esses leitores, fazendo-os considerar a contratação do seu serviço.

Você pode colocar o marketing de conteúdo em prática por intermédio de meios como:

  • Blog;
  • Redes sociais;
  • YouTube;
  • E-books gratuitos;
  • Vídeos;
  • Newsletter.

2. Saiba quem é a sua persona

Muitas pessoas ainda confundem persona com público-alvo, por isso, vamos explicar a diferença entre eles antes para você entender melhor este tópico.

Quando falamos de público-alvo, nos referimos a um grupo fechado de pessoas que contem as mesmas características e gostos, não nos preocupamos em saber quem é cada uma delas.

Já quando falamos de persona, estamos nos referindo a uma pessoa específica. 

Diferente do público-alvo que se preocupa apenas com o grupo em geral, a persona se preocupa com a individualidade e características de cada pessoa que se interessa pelo seu produto.

Por isso, é necessário filtrar as informações de cada pessoa que aparece interessada no seu produto. 

É saber se essa pessoa surgiu porque está interessada em saber mais sobre um consórcio de casas ou só porque pretende alugar um apartamento novo.

Saber quais são os desejos e vontades das pessoas que aparecem dentro do seu negócio te ajuda a criar um plano de marketing ainda mais objetivo para alcançar as pessoas que realmente querem o seu produto. 

3. Utilize e-mail marketing

E-mail marketing é uma estratégia de disparo de e-mails para pessoas que optaram por receber algum tipo de informação ou material da sua marca. 

Com isso, você consegue manter uma comunicação e relacionamento com esse lead.

Quem nunca recebeu no e-mail algum artigo falando sobre como cuidar bem da saúde ou a indicação de uma empresa que realiza dedetização residencial, por exemplo? 

O e-mail marketing é uma estratégia muito usada e muito eficaz para manter o seu lead alimentado.

Por meio do e-mail marketing você consegue mandar novas informações sobre o seu produto para seus leads e fazê-los sempre manter um contato com a sua marca. 

Assim, quando eles pensarem em algo relacionado ao seu serviço, lembrarão de você. 

4. Crie CTAs atrativas 

CTA é a abreviação para Call to Action, ou seja, chamada para ação. Elas são muito usadas em e-mails marketing e também nas redes sociais para levar o seu lead a um outro nível dentro da sua estratégia.

Vamos supor que você é o dono de uma empresa de consultoria tributária e enviou um artigo no email de lead explicando um pouco mais sobre o seu serviço e no final você escreveu: Corra para o nosso site para verificar a continuação deste tema.

Esta pequena frase incentiva seu leitor a tomar uma decisão e ir para o seu site verificar o que você recomendou. 

As CTAs servem justamente para isso, para incentivar seus leads a se relacionarem ainda mais com o conteúdo da sua marca.

5. Funil de vendas

O funil de vendas é uma das melhores estratégias tanto para quem quer atrair novos clientes ou para transformar os leads em clientes, ele possui estágios que o ajudarão perfeitamente neste processo.

O funil de vendas é uma estratégia que se baseia em três estágios: O topo, o meio e o fundo, o seu cliente irá passar por todas elas até o momento da compra.

No topo do funil é onde ele conhece a sua marca e começa a absorver os conteúdos que você produz para solucionar suas dúvidas. 

Ele pode estar a procura do valor de um aluguel de sala por hora e encontrar o seu site com um material que explica tudo sobre o assunto.

Já no meio do funil, esse cliente mostra um pouco mais de interesse no seu produto e começa a cogitar a compra dele. É quando ele decide adquirir um e-book gratuito seu, assinar uma newsletter ou se inscrever para um workshop seu.

Por fim, no fundo deste funil o cliente finalmente faz a compra do seu produto ou serviço e opta pela sua marca dentre várias outras no mercado.

O funil de vendas é fundamental para transformar leads em clientes, pois ele contém estágios específicos para isso, ajudando-o a preparar estratégias certeiras para a sua persona.

Mas, muitos acham que após o momento da compra a relação da empresa com o cliente acaba, é aí que a maioria se engana e entra um outro aliado muito importante, o inbound marketing. 

6. Inbound marketing 

O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma estratégia que visa atrair pessoas, convertê-las em clientes e encantá-las, mesmo após o momento da compra.

Sendo assim, ele possui quatro pontos muito importantes:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender;
  • Encantar.

O primeiro ponto foca na chegada de novas pessoas, sejam elas quem forem, mas com interesse no que você oferece, seja um AVCB bombeiros ou uma consultoria empresarial.

O segundo ponto já foca na conversão dessas pessoas para leads, ou seja, incentivá-las a se relacionarem ainda mais com a sua marca e a estarem por dentro de tudo o que vocês produzem.

O terceiro ponto é o tão esperado momento de venda, onde o lead se torna um cliente e adquire o seu produto ou serviço. 

O quarto e último ponto é o que muitos deixam de lado após o cliente comprar o seu produto, e é aí que eles também correm o risco de perder esse cliente.

Portanto, o ponto do encantar entra para te lembrar que aquele cliente que comprou de você pode comprar de novo, ou melhor, recomendar o seu serviço para outras pessoas e trazer mais vendas para você.

Por isso, mantenha sempre uma comunicação e um relacionamento com o seu cliente, mesmo após a compra. 

Isso fará com que ele veja a preocupação da sua marca com ele, o que o fideliza por bastante tempo.

7. Faça seus leads se sentirem especiais 

Por último, mas de forma nenhuma menos importante, faça seus leads se sentirem especiais para a sua marca. 

Lembre-se que ele pode vir a ser um cliente, e são eles que sustentam a sua empresa e o seu negócio.

Por isso, sempre mantenha um contato com eles, envie emails com conteúdos informativos, por exemplo, explicando mais sobre o que são seus produtos ou serviços, promoções e novidades dentro da sua marca.

Em se tratando de ramos mais específicos, como é o caso de e-commerces voltados para o segmento da saúde, essas medidas são ainda mais importantes. Se você vende produtos odontológicos para o público em geral, uma boa opção é fazer newsletters falando mais a fundo sobre plano odontológico.

Ao transmitir informações relevantes e materiais bem feitos o lead se sente querido e especial. 

Além disso, mandar e-mails e mensagens em datas comemorativas faz com que eles vejam a preocupação da sua marca e da sua equipe em vê-lo bem e feliz.

Mais do que um número ou um valor, o seu lead vai se tornar um admirador e amigo da sua marca, garantindo a qualidade do seu produto e do seu atendimento.

Considerações finais

Esperamos ter te ajudado um pouco mais em relação ao assunto leads, conversão e clientes. Não deixe de estudar e sempre ir atrás de conhecimento, ele o ajudará a preparar estratégias ainda melhores para conquistar muitos clientes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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