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7 dicas para seu e-commerce vender muito no Natal

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Embalagens de presentes com decorações de Natal

O ano está acabando e mais uma importante data para o varejo se aproxima: o Natal. Apesar de as lojas físicas terem voltado às suas atividades, as vendas online seguem em alta e, mais uma vez, devem bater recordes nesta data. E para que tudo funcione da melhor maneira possível, os lojistas precisam estar preparados para a alta demanda e para vender muito no Natal.

A quantidade de consumidores que vão às compras nesta época do ano é enorme. Não é à toa que o Natal, juntamente com a Black Friday, Dias das Mães e algumas outras datas, é considerado uma das melhores oportunidades para o varejo. E levando em conta que ainda estamos na pandemia embora os números tenham melhorado bastante —, muitos clientes farão compras online.

Por isso, para potencializar suas chances de sucesso neste período do ano, elaboramos este valioso conteúdo. Ao longo deste artigo, você vai conferir sete dicas para seu e-commerce aproveitar a data e vender muito no Natal. Leia com atenção e entenda como aplicar todas essas recomendações em seu negócio!

1 – Faça um planejamento bem detalhado

Nossa primeira dica diz respeito ao que sempre devemos fazer antes de qualquer ação no negócio: o planejamento. Pôr em prática tudo o que você está pensando, sem qualquer planejamento, tende a não trazer os resultados esperados. Além disso, sua loja virtual ainda corre o risco de investir valores em algumas ações e não ter retorno nas vendas.

Por isso, antes de pôr a mão na massa, reúna sua equipe e elabore as melhores estratégias para o Natal. Defina como tudo será feito, confira seu estoque, quanto será investido em cada ação, entre outros pontos fundamentais para promover uma boa experiência de compra. Pense no cliente e como o trabalho do seu e-commerce pode facilitar sua jornada.

Afinal, ninguém gosta de comprar produtos em lojas virtuais desorganizadas e sem qualquer estrutura. Portanto, o planejamento é o primeiro ponto para uma estratégia de vendas no Natal eficiente e que renda boas vendas para seu e-commerce.

2 – Realize promoções para vender muito no Natal

Após feito o planejamento para a data, chega o momento de colocar tudo em prática. Um dos principais pontos, e que deve estar no planejamento, são as promoções para atrair ainda mais clientes no Natal. Nesta época do ano, como falamos na introdução deste texto, os consumidores vão com tudo às compras, mas nada melhor do que uma promoção para despertar ainda mais seus desejos de compra, não é mesmo?

Por isso, ofereça descontos, frete grátis, combo de produtos, entre outros itens que você entenda que pode chamar a atenção do seu público. No entanto, é preciso verificar como isso pode ser feito sem prejudicar o faturamento da sua loja virtual, certo? Dessa forma, você aumenta as vendas do seu e-commerce sem comprometer os lucros do negócio.

3 – Ofereça boas e variadas formas de pagamento

Para ter sucesso em suas estratégias no Natal, estar sempre disponível para as vendas é fundamental. E, certamente, isso passa pelas facilidades que você oferece aos clientes na jornada de compra, como as formas de pagamento disponíveis. Já parou para pensar que sua loja virtual pode perder importantes vendas por causa desse “detalhe”?

Os consumidores da atualidade buscam cada vez mais simplicidade na hora de pagar suas compras. Pensando nisso, por que não oferecer o PIX, por exemplo, como uma opção em seu negócio? Além dele, claro, disponibilize também boleto bancário, cartões de crédito e débito e outras formas que você entenda que serão importantes para seu público.

Inclusive, conhecer bem os seus consumidores é crucial para definir melhor os meios de pagamento do negócio. Compreenda as preferências dos seus clientes, seja eficiente nessa escolha e lembre-se: sua loja precisa estar sempre pronta para vender!

4 – Organize sua logística de entrega e encante os consumidores

Certamente, você já sabe que uma das etapas mais aguardadas de uma compra online é a chegada do produto. Então, por que não organizar sua logística de entrega e fazer com que tudo saia perfeito nessa hora? É claro que imprevistos podem acontecer, mas os comerciantes têm totais condições, se quiserem, de encantar os clientes com suas entregas.

Para isso, é fundamental trabalhar com uma plataforma de e-commerce que integre o seu negócio com as melhores transportadoras do país. Assim, você tem muito mais garantias de que seus produtos chegarão ao destino com rapidez, segurança e sem qualquer dano nas embalagens.

5 – Explore todo o potencial das redes sociais

Por falar em redes sociais, não podemos deixar de lado sua importância para qualquer tipo de negócio, principalmente para os e-commerces. Portanto, os lojistas precisam explorar todo o potencial desses canais, que possuem boa utilidade para diversos pontos de uma loja virtual.

Por exemplo, você pode usar as redes sociais para divulgar os seus produtos e promoções, chegando a um número muito maior de consumidores. É possível também promover um atendimento de qualidade nesses canais, já que muitos usuários usam as redes para tirar dúvidas, fazer sugestões e reclamações, além de outras ações.

Ainda, é possível fazer vendas nas redes sociais, com ferramentas como o Instagram Shopping, Facebook Shopping, entre outras. Viu só o universo de possibilidades que esses canais oferecem? Você pode divulgar produtos, atender seus clientes e vender, tudo em um mesmo local!

6 – Faça bom uso do marketing digital

O marketing digital, há algum tempo, já faz parte das rotinas de e-commerces em todo o mundo. Se você ainda não o utiliza, está perdendo ótimas chances de atingir um número muito maior de consumidores. Afinal, as pessoas estão cada vez mais no ambiente online, pesquisando por produtos e serviços e fazendo compras.

Portanto, fazer bom uso das ferramentas de marketing digital é essencial para vender muito no Natal. Você pode, por exemplo, utilizar o e-mail marketing para divulgar seus produtos e promoções, buscando envolver seus leads e incentivá-los às compras. 

Aos clientes que já compraram de sua loja anteriormente, é importante também oferecer novos itens ou mercadorias similares, mostrando que seu e-commerce sempre tem novidades para ele. Outra ação que traz bastante resultado é investir em campanhas pagas de anúncios, seja no Google ou em redes sociais.

7 – Envie brindes e outros presentinhos para os clientes

Esse encantamento do cliente, de que falamos no tópico anterior, ainda pode ser potencializado no momento da entrega dos produtos. Isso porque, ao enviar brindes e outros mimos para os consumidores, eles se sentirão ainda mais privilegiados por comprar da sua loja, incentivando sua fidelização.

Por falar em fidelização, ofereça também cupons de descontos. Assim, seus clientes terão mais um motivo para comprar do seu e-commerce e mais uma oportunidade de se encantar por seu negócio. 

Esperamos que tenha gostado do texto e das dicas para sua loja vender muito no Natal. Para ter sucesso não só em datas comemorativas, mas durante todo o ano, é fundamental contar com uma plataforma de e-commerce que possibilite e facilite todas essas ações. Você conhece a plataforma da JN2?

Desenvolvida com a tecnologia Magento 2, a melhor e mais usada no mundo, nossa plataforma é completa e oferece ainda inúmeras possibilidades de integração e personalização. É a sua loja virtual do jeito que você quer e com diversos recursos para aumentar suas vendas.

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