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7 erros de logística no e-commerce para você evitar

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Logística no e-commerce

No segmento de comércio eletrônico, os diferentes processos que envolvem o funcionamento de uma loja virtual precisam estar bem alinhados. Nesse cenário, uma grande preocupação toma conta de muitos donos de negócio: a logística no e-commerce. Como anda essa área em sua empresa?

Infelizmente, por falta de conhecimento ou por decisões precipitadas, diversos lojistas cometem erros na logística de seus e-commerces. O resultado disso são atrasos nas entregas, transportadoras que não cumprem o que prometem e, claro, clientes insatisfeitos.

E é por isso que decidimos trazer esse assunto em nosso texto. Neste artigo, falaremos sobre a logística no e-commerce e por que essa área é tão importante para o seu negócio. Além disso, vamos apresentar sete erros que os lojistas cometem bastante nesse processo, para que você os evite e obtenha sucesso em sua loja virtual. 

Boa leitura!

Logística no e-commerce: principal preocupação dos lojistas

Não é à toa que trouxemos este assunto para uma análise mais aprofundada. A logística no e-commerce é um grande desafio para comerciantes em todo o país, justamente por envolver uma das etapas de compra mais importantes para os consumidores. Afinal, a chegada dos produtos é bastante aguardada pelos clientes, que esperam ansiosos para ver de perto o que compraram pela internet.

Por isso, não ser eficiente nesse processo pode custar muito caro à sua loja virtual. Só para termos uma ideia do quanto essa área é um desafio para os lojistas, uma recente pesquisa do site E-commerce Brasil mostrou que a logística é a principal preocupação dos e-commerces.

Segundo esse estudo, 72% dos entrevistados indicaram que precisam trabalhar a logística em seus negócios. Os donos dessas empresas acreditam que priorizar investimentos nesse processo é fundamental para gerar satisfação nos usuários e, consequentemente, aumentar as vendas.

Portanto, trata-se de um setor que já foi identificado por muitos comerciantes como carente de ações mais eficientes. Assim, é crucial que se evite erros nesses processos e que haja um planejamento detalhado e sólido para aplicar no negócio.

Maiores erros na logística de um e-commerce

Para que todos entendam melhor a importância da logística no e-commerce, destacaremos nas próximas linhas alguns dos principais erros cometidos nessa etapa. Assim, você poderá compreender os grandes pontos de atenção na logística, preparando sua loja virtual para que não faça o mesmo. Acompanhe!

1 – Falta de controle do estoque

Não ter controle de tudo o que acontece em seu estoque é um erro grave, que interfere diretamente na logística do seu e-commerce. Já pensou na frustração de um cliente que conclui uma compra em sua loja e, logo depois, é informado de que o produto não está mais em estoque?

Por isso, os lojistas precisam ficar atentos e contar com ferramentas que possibilitem integrações que otimizem o trabalho nesse processo. Um bom CRM, por exemplo, pode ser bastante útil, avisando quando determinado produto está acabando.

2 – Não rastrear os produtos

É fundamental, tanto para comerciantes quanto para clientes, que os produtos da loja virtual sejam rastreados durante a entrega. Além de saber a localização exata da mercadoria, o lojista que conta com esse recurso também proporciona satisfação e tranquilidade para os consumidores, que poderão acompanhar os produtos até a sua chegada.

Portanto, no momento de definir as formas de entrega das suas mercadorias, lembre-se de conferir se a empresa responsável possui essa vantagem. Existem plataformas de e-commerce que são integradas a grandes transportadoras do país, que oferecem essa ferramenta. 

3 – Planejamento inadequado na logística reversa

Quando o consumidor faz uma compra pela internet, ele busca, entre outros benefícios, comodidade e praticidade. Esses são grandes diferenciais que fazem toda a diferença no e-commerce. Quando algo não sai conforme o previsto, e determinado produto precisa ser devolvido ou trocado, o cliente também espera as mesmas facilidades da compra.

Esse processo, chamado de logística reversa, é muitas vezes mal planejado por donos de lojas virtuais. Com isso, eles acabam errando nessa etapa, acrescentando burocracias desnecessárias e causando grande insatisfação nos consumidores.

Para que o mesmo não ocorra com o seu negócio, tenha uma logística reversa prática, ágil e que facilite as coisas para os clientes. Lembre-se que isso faz parte de sua jornada, e que um bom atendimento pode render novas compras e um comprador fidelizado.

4 – Não respeitar o prazo de entrega

É até ser ponto inacreditável, mas existem muitos comerciantes que não respeitam os consumidores e atrasam bastante a entrega das mercadorias. Tudo bem que imprevistos podem acontecer e fazer com que o produto não chegue à casa do cliente no período estipulado; contudo, agir de forma desonesta, prometendo um prazo e entregando outro (de maneira frequente), é inadmissível.

Por isso, jamais aja dessa forma e seja transparente com seus consumidores. Se o prazo de entrega da mercadoria x é um pouco maior, informe exatamente a data prevista para sua chegada. Ganhar a confiança e o respeito do seu cliente é um ponto-chave para ter sucesso no e-commerce.

5 – Embrulhar o produto de forma incorreta ou com embalagens frágeis

Essa situação também acontece bastante, e muitas vezes com a finalidade de se obter uma falsa economia. Isso porque alguns lojistas, ou transportadoras, trabalham com embalagens mais frágeis, que possuem material de qualidade duvidosa. Assim, o custo fica menor, causando uma falsa ideia de que houve economia no processo.

O que esses comerciantes não sabem é que, ao chegar na casa dos clientes, essas mesmas mercadorias costumam ter avarias e outros danos. Com isso, os comerciantes precisam trocar ou devolver os produtos, gerando mais gastos para a loja virtual e prejudicando sua imagem.

6 – Contar com apenas uma forma de entrega

Em um setor que vem se desenvolvendo bastante, principalmente nos últimos tempos, é preciso contar com diferentes soluções para entrega de mercadorias. Outro erro grave cometido por empreendedores é não se atentar a isso e manter apenas uma forma de entrega.

Em um país como o Brasil, de dimensões continentais, é crucial ter à disposição diferentes empresas para entregar seus produtos. Caso contrário, há uma tendência de maior demora para a entrega das mercadorias, o que causará, mais uma vez, grande insatisfação no seu público.

7 – Falta de integrações eficientes na plataforma de e-commerce

Alguns dos erros que abordamos neste texto, além de vários outros, só são cometidos por falta de integrações eficientes na plataforma de e-commerce. Com uma boa solução nesse processo, é possível automatizar diversas atividades logísticas e otimizar de maneira considerável o trabalho em sua loja virtual.

E você sabia que a plataforma de e-commerce da JN2 é completa, robusta e com inúmeras integrações para sua loja online? Desenvolvida com a tecnologia Magento 2, a melhor e mais usada no mundo, nossa plataforma é integrada aos principais gateways logísticos do mercado, conectando sua loja virtual às melhores transportadoras do Brasil.

Assim, os problemas de logística no e-commerce jamais chegarão perto da sua loja virtual! Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e entenda como podemos aperfeiçoar a logística do seu e-commerce! Até breve!

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