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7 estratégias de marketing para a Black Friday

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Imagem com as palavas Black Friday

Pensar em ações de marketing para alavancar as vendas de um negócio é uma tarefa que exige grande dedicação em qualquer época do ano. Quando o objetivo são estratégias de marketing para a Black Friday, esse trabalho precisa ser ainda mais minucioso e eficiente, uma vez que essa data é a oportunidade do ano para lojistas de todo o país.

Dessa forma, fazer um planejamento completo, com ações muito bem estruturadas, é um dos segredos para ter sucesso na Black Friday. São diversas as possibilidades que o mundo digital nos proporciona, cabendo ao comerciante identificar as que melhor se encaixam em seu modelo de negócio.

Para te dar uma importante ajuda nessa etapa, elaboramos este conteúdo para você se inspirar e tê-lo como referência em suas campanhas. Você encontrará neste artigo sete estratégias de marketing para a Black Friday deste ano, além de saber as expectativas direcionadas para esta data em 2021. Boa leitura!

Expectativas para a Black Friday 2021

As expectativas para essa grande data do varejo são as melhores possíveis para este ano. Isso porque os números referentes ao mesmo período de 2020, quando comparados ao ano anterior, foram bastante animadores, com crescimento considerável das vendas online e aumento do faturamento.

Para termos uma referência, segundo pesquisa divulgada pelo site E-commerce Brasil, o faturamento dos e-commerces nos dias 26 e 27 de novembro de 2020 atingiu R$ 5,1 bilhões. Esse valor representou um aumento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso (ainda em 2020), a Black Friday superou o Natal, no que diz respeito às vendas feitas no comércio eletrônico. 

Para destacar um cenário ainda mais animador para 2021, as vendas online em diversas datas comemorativas deste ano cresceram em comparação a 2020 (que já tinha sido um ano muito bom para o e-commerce).

Portanto, todo esse contexto se mostra bastante favorável para o comércio eletrônico, elevando ao máximo as expectativas para uma grande Black Friday em 2021. Dessa forma, elaborar boas estratégias de marketing é algo fundamental para que os lojistas tenham êxito e aumentem o faturamento da loja virtual.

Melhores estratégias de marketing para a Black Friday

Agora que já entendemos o cenário da Black Friday no ano passado, e as expectativas para a data em 2021, chegou um momento muito importante. A seguir, traremos sete estratégias de marketing para você usar em sua loja virtual e obter excelentes resultados na Black Friday. Confira!

1 – Estabeleça, em seu planejamento, uma verba de marketing específica para a Black Friday

A Black Friday exige algumas ações que precisam ser feitas o quanto antes. O planejamento, por exemplo, é crucial para estratégias de marketing de sucesso. E nesse plano, o gestor ou dono de e-commerce precisa estabelecer uma verba de marketing específica para a Black Friday.

Assim, todas as ações podem ser pensadas de acordo com o que foi definido no planejamento, evitando surpresas desagradáveis e que prejudicam a sua loja. É importante o lojista entender que são necessários alguns investimentos, principalmente em dias de Black Friday. Afinal, você precisa ser encontrado pelo consumidor, e nada melhor do que algumas estratégias que facilitem isso.

2 – Personalize o site da sua loja virtual com o tema da Black Friday

Uma estratégia interessante, e que chama bastante atenção do público, é mudar a identidade visual do seu site e entrar no clima da Black Friday. Algumas lojas fazem isso durante todo o mês de novembro; outras promovem a mudança apenas na semana do evento. Independentemente disso, lembre-se de fazer essa alteração na sua loja virtual.

Você pode criar uma landing page específica para a Black Friday, usar banners promocionais e pop-ups para a data, produzir vídeos, entre várias outras possibilidades. Essas mudanças, com certeza, causarão boas sensações nos consumidores, que se sentirão mais motivados a continuarem em seu site e até mesmo efetuarem compras.

3 – Faça bom uso das redes sociais, tanto para divulgação quanto para engajamento

Provavelmente você já usa as redes sociais para sua loja virtual, certo? Se ainda não faz isso, você está perdendo uma oportunidade valiosa de divulgar seus produtos e se relacionar com o público. Em se tratando de Black Friday, então, torna-se ainda mais “obrigatório” marcar presença nessas redes.

Além de divulgar as promoções e descontos do seu e-commerce nas redes sociais, você pode (e deve) também promover maior engajamento com seus consumidores. Para isso, recursos como o Reels e o Stories auxiliam bastante nessa estratégia.

Não se esqueça de, além disso, manter um atendimento ágil e de qualidade nessas redes, uma vez que muitos usuários buscam respostas para suas dúvidas por meio desses canais.

4 – Reserve uma parte do seu orçamento para fazer anúncios

Em um período como a Black Friday, há uma procura fora do comum por produtos e serviços diversos. Para que os consumidores encontrem sua loja virtual, fazer anúncios é fundamental, já que essa estratégia aumenta o alcance do seu negócio e impacta um número maior de pessoas.

Por isso, reserve uma parte do seu orçamento para os anúncios, pois trata-se de uma ação muito importante para o sucesso do seu e-commerce na Black Friday. Quer outro bom motivo para usar essa estratégia? Seus concorrentes, certamente, farão bom uso dos anúncios, e você não vai querer ficar para trás, não é mesmo?

5 – Use o remarketing

O remarketing é mais um grande aliado que sua loja virtual pode ter nesta Black Friday. Por meio dessa prática, é possível fazer uma comunicação com todos os usuários que, de alguma forma, interagiram em seu site ou no aplicativo do seu e-commerce.

Para quem ainda não conhece o remarketing, trata-se de uma estratégia capaz de posicionar seus anúncios para esses consumidores, enquanto eles navegam em outros sites e até mesmo no Google. Com isso, sua marca fica ainda mais conhecida, fazendo com que as pessoas se lembrem dela para realizar uma compra.

6 – Utilize de forma estratégica o e-mail marketing

Embora muitos lojistas não deem a devida atenção ao e-mail marketing, esta é uma poderosa ferramenta para ser usada em seu e-commerce. Isso porque ela atrai clientes, gera tráfego e possibilita o aumento das vendas de um negócio.

Por isso, explore esse recurso de forma estratégica na Black Friday. Para os clientes que já são fidelizados à sua loja, envie e-mails com promoções e descontos, em especial dos produtos e serviços que eles demonstram interesse. Lembre-se que esses consumidores já conhecem a sua loja virtual, o que aumenta bastante as chances de novas vendas.

Com relação aos leads, os e-mails devem ser enviados com uma abordagem um pouco menos direta, com o objetivo de não afastar o usuário. Contudo, encontre maneiras de apresentar seus produtos e as promoções relacionadas a eles, incentivando a compra. Seja proativo e direto, focando nos benefícios que os consumidores terão ao adquirir suas mercadorias.

7 – Monitore todos os seus resultados

Outra grande ação para ser feita pelos comerciantes é monitorar os resultados obtidos com essas estratégias de marketing. Na verdade, essa é uma prática obrigatória para todos os gestores e donos de lojas virtuais, uma vez que mostrará o que deu e o que não deu certo na Black Friday.

Dessa forma, você entenderá melhor os seus consumidores e poderá fazer ajustes valiosos não só para a próxima Black Friday, mas também para outras datas comemorativas que virão antes dela. Portanto, monitore tudo o que será feito e trabalhe para ser o mais eficiente possível em suas estratégias!

Estratégia bônus: faça investimentos na estrutura do seu site

Para finalizar nosso artigo, aqui vai mais uma dica fundamental para o seu negócio. De nada adianta gastar tempo e dinheiro com estratégias de marketing, se o site da sua loja virtual não possui estrutura adequada para suportar todo o trabalho que será realizado, bem como o número de acessos que tende a ser muito maior durante a Black Friday. 

Por isso, invista em uma plataforma de e-commerce que ofereça recursos e funcionalidades que auxiliem o seu trabalho, em especial durante períodos de maior tráfego no site. Principalmente em datas especiais, como a Black Friday, é crucial estar sempre disponível para os clientes, oferecendo boa navegabilidade e uma experiência de compra inesquecível.

Sabia que a JN2 trabalha com um modelo de plataforma de e-commerce perfeito para todo tipo de negócio? Desenvolvida a partir da tecnologia Magento 2 (a mais usada no mundo), nossa plataforma é robusta, completa e possibilita que sua loja virtual cresça sem limitações.

Além disso, na JN2 você conta com um suporte técnico bem próximo ao seu negócio, fazendo com que sua loja esteja sempre pronta para vender muito! Assim, fica fácil pôr em prática várias estratégias de marketing para a Black Friday e aumentar seu faturamento nessa data!

Entenda um pouco mais sobre a plataforma da JN2 e tudo o que ela pode oferecer, lendo nosso artigo: Nova plataforma JN2: conheça as funcionalidades e tecnologias

Até breve!

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