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7 mitos sobre marketplace que você precisa saber agora

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mitos sobre marketplace

No comércio digital, muito se tem falado sobre as vendas em marketplaces, ainda mais levando em conta o enorme aumento do consumo online. No entanto, diversos lojistas ainda se veem com dúvidas referentes a esse modelo de negócio, e várias dessas questões são motivadas por informações que não são verdade. Por isso, decidimos falar de alguns mitos sobre marketplace muito conhecidos por aí.

A verdade é que não existe nenhuma fórmula mágica para vender mais. O que se pode fazer é planejar, elaborar boas estratégias e buscar oportunidades no mercado. Ah, e claro, não se deixar levar por informações falsas, que não condizem com a realidade e só servem para desmotivar empresários e não deixar que eles cresçam.

Neste artigo, listamos sete mitos sobre marketplace bastante falados no mercado. Você vai entender que não se tratam de informações verdadeiras e, justamente por isso, devem ser ignoradas. Foque no seu planejamento e trabalho e não deixe que isso influencie no sucesso do seu negócio. Boa leitura!

1 – Vender em marketplace é fácil, e não é necessário muito esforço

O primeiro mito que trataremos diz respeito às vendas nos marketplaces. Por serem canais muito conhecidos e com amplo alcance, muitos lojistas acreditam, de forma equivocada, que não é preciso tanto esforço para conseguir vendas. Contudo, é justamente por serem bastante conhecidos que os marketplaces exigem atenção especial para comercializar seus produtos.

Isso porque o fato de terem grande alcance, atraindo muitos compradores, também chama a atenção de diversos lojistas. Estes, motivados pelo volume de consumidores que compram nessas grandes plataformas, ingressam nos marketplaces, tornando a concorrência mais acirrada.

Portanto, se você quer iniciar suas atividades nos marketplaces, jamais pense que é possível vender sem qualquer esforço. É preciso sim muita dedicação e trabalho para atingir o público de maneira certeira e conquistá-lo.

2 – Não é preciso focar tanto no atendimento ao cliente, pois há muita procura

Outro grande erro que empresários cometem é achar que o cliente não merece tanta atenção assim nos marketplaces, já que essas plataformas são bem movimentadas e sempre haverá procura. Para os lojistas que pensam dessa forma, saibam que o atendimento ao cliente é um dos principais diferenciais para se destacar frente à concorrência.

Por isso, dê a devida atenção que o seu consumidor merece. Amplie seus canais de atendimento, inclusive nas redes sociais, e monitore também o tempo de resposta para os clientes. Afinal, o consumidor está cada vez mais exigente, e ninguém gosta de ser ignorado ou esquecido, seja em qual canal for.

Dando o devido suporte ao seu cliente, você perceberá na prática o quanto isso fará diferença nas suas vendas.

3 – Integrar loja virtual a um marketplace gera muita confusão

Muitos empresários que já possuem um e-commerce não se mostram muito interessados em também vender nos marketplaces, integrando a sua loja virtual. Um dos principais motivos para isso é por acharem que a gestão dos negócios seria confusa, e isso poderia atrapalhar tudo.

Na verdade, esses lojistas estão perdendo verdadeiras chances de expandirem suas marcas e aumentarem as vendas. Existem excelentes plataformas de e-commerce no mercado que já vêm integradas com os melhores marketplaces do país. E você pode administrar tudo com praticidade e eficiência.


4 – Vender em marketplaces não é seguro

Você acha mesmo que gigantes do mercado, como Magazine Luiza, Ponto Frio e Amazon, ofereceriam uma plataforma que não fosse segura para a venda de produtos? Falar que essas marcas não são seguras é um dos maiores mitos sobre marketplace.

As plataformas desses grandes players oferecem um ótimo suporte para que os lojistas comercializem seus produtos com tranquilidade. Além do mais, as informações dos clientes são sigilosas, e os marketplaces garantem a segurança dos dados.

5 – Mesmo em marketplaces, não há como competir com grandes marcas

A competição nos marketplaces é uma realidade, mas muitos pequenos empresários acreditam que, em se tratando de grandes marcas, não há como disputar o mesmo público. Mais uma vez, engana-se quem pensa dessa forma.

Uma das maiores vantagens dos marketplaces é justamente tornar possível a competição entre grandes e pequenos negócios. É claro que o pequeno lojista precisa inovar, mostrar qualidade nos produtos e se diferenciar em algum outro aspecto. Assim, ele poderá competir com uma marca maior, e com boas chances de vencê-la. 

Afinal, o público estará na plataforma tanto para o grande quanto para o pequeno, certo? O que você precisa é despertar sua atenção. Portanto, pense nisso!

6 – Em marketplaces não há muita concorrência, pois há espaço para todos

Já falamos brevemente sobre esse mito nos tópicos anteriores, e vamos dar mais detalhes agora. Engana-se quem acha que, por se tratarem de grandes plataformas, não existe concorrência nos marketplaces. Com certeza, há espaço para todos sim, mas isso não quer dizer que sua loja venderá os produtos com toda a facilidade do mundo.

O que o lojista precisa entender é que, da mesma forma que existem muitos clientes que compram nos marketplaces, também há um bom número de lojas vendendo suas mercadorias. Mas isso não quer dizer que as vendas sejam muito difíceis; como já mencionamos, uma boa estratégia, aliada a um planejamento sólido e bem executado, pode fazer seu e-commerce ter muito sucesso nos marketplaces.

Mas para isso, lembre-se que não existe nada fácil e dedique-se bastante no dia a dia da sua loja virtual.

7 – A integração da loja online com o marketplace tomará muito tempo, pois terei de gerenciar dois negócios

Conforme citamos no tópico anterior, não tem nada disso. As plataformas com integração aos marketplaces possuem sistemas automatizados, tornando possível uma gestão, tanto da loja virtual quanto do marketplace, muito ágil e eficaz.

Cadastro de produtos, recebimento de pedidos e controle de estoque, por exemplo, são processos que você pode gerenciar de forma prática, por meio de um único painel administrativo. Portanto, não há de se falar em perda de tempo ou gestão de dois negócios; abandone essa ideia e perceba na prática como sua loja sairá ganhando.

Esperamos que esteja sabendo agora desses terríveis mitos sobre marketplace, e não deixe que eles atrapalhem os seus projetos. Se precisar de ajuda, conte com a JN2! Nossa plataforma, a Boost Commerce, é desenvolvida com a tecnologia Magento 2, e já é integrada aos maiores marketplaces do Brasil.

Saiba mais conversando com um de nossos especialistas e aumente suas vendas!

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