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7 tendências do e-commerce para 2022

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Compra virtual - tendências do e-commerce

Com a chegada de um novo ano, surgem também novos planejamentos, objetivos e expectativas para o próximo período, por parte dos empreendedores. Se olharmos para o nosso universo, o das lojas virtuais, veremos que não é diferente, por isso é fundamental ficarmos atentos às tendências do e-commerce para 2022. Você já sabe quais são elas?

Não existe nada mais eficiente do que fazer um planejamento tendo em vista o que será tendência no próximo ano. Dessa forma, os lojistas conseguem elaborar estratégias que contemplem essas previsões, potencializando as chances de aumento de vendas e faturamento durante todo o ano.

Para 2022, alguns pontos que veremos já foram implantados neste ano e devem se consolidar nos próximos meses, uma vez que continuam em evolução. Já outras estratégias, aparecem como importantes novidades e que prometem revolucionar o segmento de comércio eletrônico.

Portanto, neste texto, separamos as sete principais tendências do e-commerce para 2022. Leia com atenção o nosso artigo, entenda como esses pontos podem ser aplicados na sua loja virtual e invista nisso! Assim, seu negócio sai na frente da concorrência e ainda mostra que está antenado a tudo o que pode aumentar a satisfação do cliente.

Acompanhe!

1 – Entregas cada vez mais rápidas

Em um recente artigo que publicamos aqui no blog, destacamos vários pontos que os clientes mais valorizam em um e-commerce. Entre eles, está a entrega rápida e eficiente. Isso porque é muito comum os consumidores pesquisarem produtos em um site, colocá-los no carrinho e, após saberem o prazo de entrega, desistirem da compra.

Para eliminar esse problema, que é um dos principais motivos do abandono de carrinho no e-commerce, muitas lojas virtuais estão investindo em ações pontuais e estratégicas. Dessa maneira, elas estão apostando em uma logística inteligente e capaz de surpreender positivamente o consumidor, entregando seus produtos até no mesmo dia em que são comprados.

Portanto, essa é uma prática que já vem sendo realizada há algum tempo e que, certamente, se consolidará em 2022. Cabe aos lojistas também seguir essa tendência, para que não percam espaço no mercado e promovam ainda mais a satisfação do cliente.

2 – Aplicativos próprios

Sabia que mais da metade dos acessos à internet são feitos por meio de dispositivos móveis, de acordo com uma pesquisa elaborada pela Smart Insights? Outras estatísticas nos mostram o poder dos smartphones, revelando que mais de 90% dos acessos desses dispositivos são feitos via aplicativos.

A partir desses dados, é possível entender, de maneira mais fácil, por que o desenvolvimento de aplicativos é uma tendência para o próximo ano. Portanto, inclua em seu planejamento a criação de um app, onde será possível concentrar diferentes demandas da sua loja além das compras, como atendimento, divulgação de produtos, entre outras.

Além disso, você passará a contar com uma importante ferramenta para captar novos consumidores e fazer bom uso de seus dados. Afinal, nada melhor do que conhecer a fundo seus clientes para oferecer experiências cada vez mais personalizadas, certo?

3 – Novos meios de pagamento

O consumidor moderno está cada vez mais atualizado quanto à jornada de compra. Nesse cenário, as formas de pagamento disponíveis em um e-commerce precisam acompanhar o que há de mais novo no mercado, já que seus clientes também vão querer essas opções.

Portanto, o ideal é sempre oferecer as mais recentes modalidades de pagamento como o Pix, WhatsApp Pay, códigos QR, carteiras digitais, entre outras , mas sem se esquecer das tradicionais. Isso porque, dependendo do seu público, ele ainda pode preferir os métodos anteriores.

No entanto, destacamos que uma forte tendência para 2022 são mesmo as novas formas de pagamento, que promovem cada vez mais facilidades.

4 – Comando de voz no e-commerce

A tecnologia que permite, a alguns aparelhos, o funcionamento por comando de voz já existe há algum tempo. Possivelmente, você já deve ter ouvido falar da Alexa, assistente virtual da Amazon, que oferece inúmeras facilidades no dia a dia, bastando apenas que você diga a ela o que fazer. O bom disso tudo é que essa tecnologia chegou ao e-commerce.

Portanto, essa também é uma forte tendência para 2022. Inclusive, calcula-se que em aproximadamente três anos, 40% das transações sejam realizadas (ou ao menos iniciadas) por meio de comando de voz. Que tal já preparar seu e-commerce para oferecer mais essa comodidade para os clientes?

5 – Experiência de compra 3D

Um dos principais desafios das vendas online é transmitir ao público, por meio de textos, fotos e vídeos, as características dos produtos. Quanto mais pŕoximo isso for da realidade, mais você convence o consumidor a comprar, além de passar a imagem de uma loja virtual inovadora e que permite uma noção quase exata de como são os produtos na verdade.

Nesse contexto, os e-commerces passarão a oferecer cada vez mais experiências de compra 3D, com muita interatividade com os usuários. Por exemplo, algumas lojas virtuais já disponibilizam plataformas (tanto para dispositivos móveis quanto para desktops) em que é possível visualizar como determinada roupa ficará em um corpo como o seu, entre outras possibilidades.

Outro bom exemplo é da marca de tintas Coral, que desenvolveu um app que permite visualizar como ficará a parede que você pretende pintar com determinada tinta da loja. Basta apontar a câmera do celular e fazer o teste.

6 – Vendas pelas redes sociais

Atualmente, a imensa maioria das pessoas usa as redes sociais para lazer e entretenimento. No entanto, já há algum tempo, está crescendo bastante o número de consumidores que acessam esses canais para pesquisar por produtos, tirar dúvidas e até mesmo comprar mercadorias.

As possibilidades oferecidas pelas redes sociais só crescem, e a tendência é que esses meios sejam ainda mais procurados em 2022 para a aquisição de produtos. Portanto, se a sua loja virtual ainda não está vendendo nesses canais, agora você tem um bom motivo para fazer isso o quanto antes.

7 – Novas estratégias omnichannel

Você já ouviu falar do termo omnichannel? Trata-se de uma estratégia do mercado varejista que usa diferentes canais de comunicação com a finalidade de oferecer a mesma experiência de compra. E essa prática pode ser aplicada tanto no meio físico quanto no online, com o objetivo de integrar lojas físicas, virtuais e consumidores.

Isso quer dizer, na realidade, que o consumidor encontrará soluções em todos os pontos de contato com a sua loja. Por exemplo, ele pode comprar um produto em seu e-commerce e retirá-lo no mesmo dia, fisicamente, em um ponto de revenda próximo à sua casa. Assim, ele ganha tempo, não paga taxa de entrega e fica satisfeito com o seu negócio.

O omnichannel tende a ficar ainda mais forte no próximo ano, com novas estratégias sendo aplicadas por lojistas. Tudo para gerar mais facilidade e comodidade para os consumidores, que é quem mais importa.

Conclusão: como aplicar as tendências do e-commerce em seu negócio

Agora que chegamos ao final do nosso artigo, você pode estar se perguntando: mas como vou fazer para aplicar todas essas tendências do e-commerce em meu negócio? De fato, não há receita mágica para que tudo isso aconteça da noite para o dia, mas sim muito trabalho, planejamentos diversos (principalmente financeiro) e estratégia.

Outro ponto que pode contar bastante a seu favor, agilizando processos e facilitando muito a sua rotina, diz respeito à plataforma de e-commerce da sua loja virtual. Com uma boa ferramenta à disposição, você tem totais condições de implantar várias tendências dessas em seu negócio, com eficiência e qualidade.

A plataforma de e-commerce da JN2 é completa, robusta e permite integrações diversas, para facilitar ainda mais o seu trabalho e a jornada de compra do consumidor. Além disso, essas integrações também permitem que sua loja se conecte com soluções inovadoras, colocando seu negócio à frente da concorrência e seguindo as grandes tendências do e-commerce para 2022.

Quer saber como contar com tudo isso em sua loja virtual? Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas, venha conversar sobre o seu projeto e comece o próximo ano se destacando no mercado!

2 thoughts to “7 tendências do e-commerce para 2022”

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