Em meio aos desafios diários de uma loja virtual, o aumento das vendas é, sem dúvida, um dos mais importantes. O que muito empreendedor não sabe, é que essa situação pode estar relacionada às funcionalidades existentes em seu e-commerce. 

Isso porque, para gerar a melhor experiência de compras para o seu consumidor, o lojista precisa ter bons recursos trabalhando a seu favor. Por exemplo, quando um negócio online usa uma plataforma desenvolvida em Magento 2 (a mais utilizada no mundo), ele conta com soluções flexíveis, que permitem diversas integrações e possuem alta capacidade de personalização.

Essas ferramentas, com certeza, influenciam no desempenho do e-commerce. Contudo, no atual mercado das lojas online, é muito comum as empresas usarem plataformas limitadas e de baixa qualidade — o que afasta o cliente de efetivar suas compras.

Para que você não faça parte desse grupo, trouxemos neste texto oito funcionalidades que sua loja virtual precisa ter para vender mais. Ao final da leitura, será possível compreender a importância de contar com uma plataforma de e-commerce robusta e escalável. Confira!

1 – Suíte completa para SEO

Da mesma forma que são cruciais para sites e blogs, as estratégias de SEO também são muito importantes para os e-commerces. Afinal, fatores como links quebrados de produtos e ausência de meta description, por exemplo, podem afetar bastante sua taxa de conversão.

Por isso, uma loja virtual precisa ter disponível uma suíte completa para SEO. Assim, será possível uma descrição de produtos mais otimizada, com palavras-chave e diversas outras técnicas que farão o seu negócio ser mais encontrado pelo público.

2 – Login Social

Se a sua loja online não possui esse recurso, você está perdendo boas chances de venda. Com o login social, os clientes podem fazer compras em seu e-commerce sem a necessidade de preencherem formulários ou realizarem cadastros.

Isso porque o acesso é feito por meio da conta de alguma rede social (Facebook, Instagram etc.) desses usuários. Assim, o lojista coleta dados desses clientes de maneira rápida e prática, encurtando o processo de compra e gerando uma boa experiência.

3 – Processo de checkout simplificado

Você sabia que essa é uma das etapas de compra em que os clientes mais abandonam o carrinho? Por isso, o processo de checkout do seu e-commerce deve ser otimizado, para facilitar ao máximo a experiência do usuário.

Procure usar recursos que possibilitem ao consumidor um checkout rápido e simplificado. Afinal, ninguém gosta de preencher formulários extensos e inúteis, não é mesmo?

4 – Otimização de imagens

Um dos grandes atrativos de uma loja virtual, se não o principal, são as imagens — e é por isso que o seu e-commerce não pode cometer falhas nessa etapa. Fotos pesadas, por exemplo, deixam a página mais lenta, tornando difícil a navegação. 

Além disso, essas imagens prejudicam o ranqueamento da sua loja, uma vez que o Google considera um péssimo conteúdo para os usuários. É importante também se atentar ao nome do arquivo, título da página e texto alternativo, usando sempre palavras-chave nesses processos.

A Boost Commerce, plataforma desenvolvida pela JN2, disponibiliza para o lojista um excelente otimizador de imagens em Magento 2. Por meio da ferramenta, é possível compactar e otimizar imagens, acelerando o carregamento das páginas e melhorando a experiência do usuário; o que certamente aumentará as taxas de conversão do seu negócio.

5 – Meios de pagamento da loja virtual

Para que um negócio online aumente suas vendas, os meios de pagamento que ele oferece precisam atender aos usuários. Isso significa que a loja tem de estar sempre disponível para a venda, com as mais variadas formas de pagamento. Veja algumas opções:

  • cartão de crédito;
  • cartão de débito;
  • Paypal;
  • boleto bancário;
  • Mercado Pago;
  • Pix;
  • entre outras.

Portanto, sua loja precisa de uma plataforma que tenha integração com as melhores e mais diversas formas de pagamento do mercado. 

Um ponto que merece destaque é disponibilizar o Pix como uma opção de pagamento. O novo sistema foi lançado pelo Banco Central no fim de 2020 e possibilita que mais pessoas comprem pela internet — uma vez que, para efetuar uma compra, basta ter saldo em sua conta bancária, sem a necessidade de cartões de crédito ou débito.

6 – API completa

O fato de usar uma API completa em sua loja pode aumentar as vendas e trazer ótimos resultados. Por meio desse recurso, é possível desenvolver, de forma fácil, integrações com as principais soluções disponíveis no mundo. 

Isso pode ser feito, por exemplo, em comparadores de preços; antifraudes; logística; e-mail marketing; publicidade e muito mais. Sem dúvida alguma, trata-se de uma ótima solução para manter sua operação funcionando em um só lugar.

7 – Soluções de logística

Quando o consumidor conclui sua compra online e efetua o pagamento, tudo o que ele mais quer é receber o produto. Contar com uma boa logística para entregar mercadorias, com rapidez e eficiência, é um ponto crucial para conquistar clientes.

Sendo assim, há plataformas no mercado que oferecem gateway para frete com integração a várias transportadoras. Isso aumenta suas chances de conseguir bons preços, aliados a serviços de qualidade.

Além disso, é importante trabalhar nas operações de logística reversa do seu e-commerce. Mostrar para o cliente que seu pós-venda é estruturado, e que ele pode contar com sua loja em situações de troca ou devolução, é uma ótima estratégia para fidelizar o comprador.

8 – Design responsivo

As pessoas estão usando mais dispositivos móveis para comprar pela internet. De acordo com o site Mercado & Consumo, uma pesquisa feita no ano passado mostrou que, em apenas seis meses, a proporção de brasileiros que fizeram compras ou pagamentos via smartphone aumentou de 85% para 91%, entre aqueles que acessam a internet pelo aparelho. 

Isso mostra que, se o seu e-commerce não tiver um layout atraente e o design responsivo, tornando a experiência do usuário a mais agradável possível, você ficará para trás. Portanto, cuide bem desse recurso em seu negócio, possibilitando que a tela se ajuste ao dispositivo móvel utilizado pelo usuário.

Sabia que uma boa plataforma de e-commerce pode reunir todas essas funcionalidades em uma única solução? A JN2, por meio do seu mais novo produto, a Boost Commerce, desenvolve sua plataforma em Magento 2, tecnologia mais utilizada no mundo pelas empresas. Por isso, possui centenas de integrações com recursos que podem fazer sua loja vender cada vez mais!

Gostou de saber sobre as funcionalidades que não podem faltar em sua loja virtual? Não perca mais tempo, entre já em contato com a JN2 e fale com um de nossos experts! Certamente, teremos a solução ideal para turbinar suas vendas!

JN2

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