Você deseja criar ou expandir seu e-commerce mas se vê sem capital para isso? Uma das soluções pode ser atrair investidores, mas esse é um processo que exige bastante atenção, dedicação e planejamento.
Investidores podem ser pessoas, empresas ou governos, que desejam obter retorno a partir da aplicação de recursos em ideias e negócios promissores. Se esse é o caso da sua loja on-line, aqui está uma excelente oportunidade para captar investimentos.
Quer saber como fazer isso?
Confira os 8 passos essenciais para atrair investidores para o seu e-commerce!
1. Tenha um plano de negócio
O plano de negócios é o documento que traça um retrato do mercado, das soluções que você oferece e do seu perfil de empreendedor. É por meio dele que são obtidas informações importantes sobre ramo, clientes, concorrentes, fornecedores e pontos fortes e fracos do negócio.
Quando é bem detalhado, o plano de negócios se transforma em um instrumento capaz de convencer da real viabilidade de sua ideia. Ele mostra ao investidor se o seu e-commerce é financeiramente viável ou não.
Como se trata de um documento completo sobre a sua loja on-line, possibilita pensar em quais objeções o investidor pode fazer. Desse modo, você vai para cada reunião sempre bem preparado para argumentar e contra-argumentar.
Entenda o plano de negócios como uma ferramenta que permite defender sua empresa e atrair investidores para escalar a operação!
2. Transforme esse plano em uma apresentação
Documentos não costumam ser visualmente atrativos, não é verdade? Portanto, para impressionar possíveis investidores, transforme o plano de negócios em uma apresentação visualmente incrível!
Diminua as frases para que fiquem bastante objetivas, utilize muitos dados e números, capriche na identidade visual e garanta que sua mensagem será transmitida. Mas tome cuidado para não exagerar e desviar a atenção dos investidores.
A apresentação resumida do seu plano de negócios mostra que você tem iniciativa, se comunica bem e transforma algo complexo em simples. Para o investidor, essa é uma prova de que seu e-commerce merece atenção!
3. Associe a apresentação com um discurso
A apresentação pode estar perfeita tal e qual o plano de negócios, mas um toque de charme pode ser acrescentado por meio de um discurso convencedor. Resuma sua mensagem de maneira clara, objetiva e bem estruturada em, no máximo, 2 minutos.
Utilize esse tempo para captar a atenção dos investidores e demonstre a disponibilidade de marcar uma reunião mais extensa caso seja do interesse dos participantes.
A fala é um dos maiores e mais impressionantes poderes que temos. Utilize-a para convencer os investidores de que seu e-commerce é um excelente porto seguro para que apliquem dinheiro e obtenham um alto rendimento.
E para acertar em seu discurso, ele pode conter dados estatísticos e números complementares ao da apresentação que atestam a viabilidade do negócio.
4. Conheça diferentes perfis de investidor
O quarto passo para atrair investidores para seu e-commerce é saber que existem diferentes perfis. Uns são mais conservadores e intolerantes a riscos do que outros, os chamados investidores-anjo.
Esse tipo de investidor aceita uma margem de risco maior e está disposto a investir em empresas iniciantes, mas que são produtivas e inovadoras — mesmo que ainda não tenha um modelo de negócios estável.
Já os investidores que têm média tolerância ao risco são chamados de seed capital e costumam aplicar suas quantias em empresas mais consolidadas. E para quem já fatura milhões, mas deseja atrair investidores, existem os fundos de venture capital.
Um ponto muito importante que precisa ser considerado é o valor do investimento, pois ele tende a ser inversamente proporcional ao risco. Pequenas empresas tendem a atrair menos investimentos que as maiores e bem consolidadas. A exceção é se o seu modelo de negócio for muito escalável e oferecer um retorno incrível para o investidor.
5. Vá atrás das oportunidades
Agora que você entendeu o perfil de investidor ideal para o seu e-commerce, é preciso dar o próximo passo e pesquisar as possibilidades. Busque os nomes mais prováveis que podem aceitar investir em seu negócio.
No entanto, saiba que, em alguns casos, será necessário negociar diretamente com o investidor e, em outros, com um grupo de pessoas, representantes, instituições financeiras ou o governo. E para cada público será necessário adotar uma postura adequada.
6. Saiba explicar as vantagens de investir em seu e-commerce
O investidor não é o mocinho da novela que tende a ajudar os mais necessitados apenas porque é altruísta. Ele deseja aplicar seu dinheiro e obter retorno! Por isso, é sua obrigação listar cada vantagem em relação ao investimento e possível rendimento.
Ao ser preciso em suas informações, você contribuirá com a tomada de decisão do investidor — que considerará se o retorno oferecido é compatível com o valor pedido.
Lembre-se de que você tem uma apresentação pronta para fazer e ela deve responder, objetivamente, ao questionamento sobre o que ou quanto o investidor receberá. Prepare-se também para contraofertas.
Pode ser que você não alcance o valor solicitado ou receba uma proposta diferente daquela que deseja: porcentagem maior da empresa, controle em troca de capital, participação nos lucros e outras. Sendo assim, saiba até que ponto você aceita investimentos para escalar seu negócio, mas talvez perder uma parte do controle.
7. Determine o quanto precisa
Faça uma análise financeira do seu e-commerce baseando-se no plano de negócios para saber a quantia que necessita. Trata-se de um planejamento extremamente necessário e que exige concentração e boa capacidade analítica.
Aponte também como o investimento será utilizado. Esse tipo de explicação transmite mais segurança para os investidores e evita desperdícios. Informe o valor correto e necessário para seus planos — nenhum centavo a mais ou a menos.
8. Acredite no potencial do seu negócio
Autoconfiança é tudo para atrair investidores. Eles têm o dinheiro que você precisa para fazer seu negócio ser escalável. Portanto, é sua a responsabilidade de convencê-los e esse processo funciona apenas quando há certeza sobre o potencial do negócio.
Insegurança é comum, mas esse sentimento pode ser neutralizado por meio de bastante dedicação e estudo em relação ao modelo de operação de seu e-commerce. Acredite na capacidade dele e em suas perspectivas de crescimento!
Cerque-se de dados que justifiquem esse futuro para transmitir aos investidores o valor de sua ideia. É dessa maneira que eles se sentirão seguros para investir em sua loja virtual.
Seguindo os passos acima, você será capaz de atrair investidores para o seu negócio, crescer e superar os resultados desejados.
Confira nosso guia com 7 passos sobre como criar uma loja virtual de sucesso.