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Acessibilidade no e-commerce: como oferecer esse diferencial em seu negócio

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Acessibilidade no e-commerce

Entre as muitas possibilidades que o comércio eletrônico oferece tanto para lojistas quanto para consumidores, está a questão da acessibilidade no e-commerce. No entanto, são raras as lojas virtuais que de fato se preocupam com isso, deixando, assim, uma considerável parcela da população brasileira sem acesso aos produtos de uma loja online.

Mas nunca é tarde para promover mudanças que podem beneficiar pessoas com necessidades especiais. Além disso, ao fazer tais melhorias no site de seu e-commerce, você eleva o patamar do seu negócio, se colocando em destaque e oferecendo um diferencial que poucas lojas possuem.

E como você pode fazer isso? No artigo de hoje, vamos dar algumas dicas importantes para que sua loja virtual seja uma referência quando o assunto for acessibilidade no e-commerce. Você saberá como oferecer esse diferencial em seu negócio e, dessa forma, atender a milhões de brasileiros que têm dificuldades nas compras online.

Entendendo mais sobre acessibilidade digital

A questão da acessibilidade em nosso país tem ganhado importantes melhorias ao longo dos anos. No entanto, houve muita demora para que isso fosse feito, fazendo com que a aplicação das medidas também fosse lenta e nem sempre respeitada por todos. 

Por exemplo, a Lei 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) assegura e promove, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Avançando um pouco mais, vemos que a lei define como “barreira tecnológica” os processos e ações que dificultam o acesso à tecnologia pelas pessoas com deficiência.

Contudo, na prática, percebemos que muita coisa ainda precisa acontecer, principalmente para afirmar que a acessibilidade é respeitada em nosso país. Para se ter uma ideia, segundo a organização Web para Todos, dos mais de 16 milhões de sites ativos no Brasil, testados em pesquisa, somente 0,89% passaram como páginas acessíveis.

Portanto, temos um desafio enorme para superar, sobretudo quando falamos em tecnologia e e-commerce. Por isso mesmo, é fundamental a sua loja virtual se adequar a esses pontos e oferecer condições para que pessoas com deficiência possam comprar do seu negócio. 

Dicas para promover mais acessibilidade no e-commerce

Agora que já compreendemos um pouco melhor sobre o cenário da acessibilidade em nosso país, em especial com relação à tecnologia, vamos falar sobre sua aplicação no e-commerce. A seguir, elencamos dicas cruciais para você deixar a sua loja virtual mais acessível, podendo atender a mais consumidores. Confira!

Tenha empatia e entenda as necessidades dos outros

Um dos primeiros pontos de atenção para se promover a acessibilidade no e-commerce é se colocar no lugar dos outros. Para isso, acesse o site da sua loja virtual e navegue pelas páginas. Clique nos produtos, observe as imagens, as descrições e confira se tudo está claro e objetivo, sobretudo pensando nas pessoas com deficiência. Algumas questões para levar em consideração:

  • Os menus estão bem organizados, de forma que se entenda tudo facilmente?
  • O conteúdo está claro e detalha bem as características das mercadorias?
  • E o layout? É nítido e se ajusta corretamente a diferentes aparelhos?
  • Consigo ver bem as imagens, mesmo se eu não enxergar direito?

Com as respostas a esses questionamentos, você será capaz de fazer ajustes importantes no site da sua loja virtual, tornando-o acessível para mais pessoas. 

Seja objetivo e use um português claro nos textos das páginas

Muitos sites de lojas virtuais, mesmo os que não são adaptados para pessoas com deficiência, pecam bastante na descrição dos produtos e no uso do português de forma geral. Além de prejudicar bastante a imagem do seu negócio, o uso de informações indevidas e digitadas incorretamente só afasta o consumidor do seu e-commerce.

Quando falamos de acessibilidade, então, os prejuízos não são diferentes. Isso porque diversas pessoas com deficiência usam softwares para auxiliar na navegação, e simplesmente esses sistemas não leem o conteúdo quando se deparam com informações erradas e mal digitadas.

Portanto, capriche na clareza e objetividade do conteúdo do seu site, para que ele seja acessível e bem visto por todos os seus consumidores.

Deixe as imagens do seu site acessíveis

Você sabia que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 18% da população do nosso país tem dificuldade visual? É uma quantidade de pessoas considerável, que necessita de recursos adicionais para conseguirem visualizar um site, ver as imagens, entre outras ações.

Por isso, é fundamental que os sites disponibilizem não só as imagens em si, mas também as descrições do que está na ilustração. Por exemplo, em vez de somente colocar a foto de um homem vestido com a camisa que está sendo vendida, acrescente também a descrição: “Foto de um homem vestido com uma camisa polo preta, sem estampa, tamanho G, e com detalhes na cor branca em ambas as mangas”. 

Assim, os softwares usados para a leitura de sites (e que não podem ler imagens) poderão transmitir exatamente como é o produto. Além disso, é uma excelente estratégia para o SEO da sua marca, já que o Google beneficia as empresas que fazem isso em seu ranqueamento.

Ofereça a possibilidade de tradução do seu conteúdo para outras linguagens, como libras

Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento cada vez maior de diferentes softwares, hoje é possível fazer importantes adequações no negócio. Uma delas é traduzir os conteúdos de um site para determinada linguagem, com o objetivo de atender pessoas com deficiência.

É o caso, por exemplo, da comunicação em libras. Existem empresas no mercado que oferecem plugins de tradução para essa linguagem. Dessa maneira, pessoas surdas cuja maioria não é alfabetizada na língua portuguesa — podem ter acesso ao conteúdo, que é traduzido por um personagem virtual que faz a tradução em libras.

Ofereça um layout ajustável das páginas da sua loja virtual

As páginas do seu site possuem um layout ajustável? Se você der um zoom em uma das páginas e a fonte se expandir, mas respeitando as margens da tela, essa página é acessível. Contudo, não é o que acontece na maioria dos casos, prejudicando bastante as pessoas que têm dificuldades visuais e precisam dar zoom para ler melhor.

Portanto, tome cuidado com essa questão e ajuste isso em seu e-commerce, caso necessário. Muitos sites até permitem que suas páginas sejam aumentadas, mas numa proporção totalmente incorreta e com a escrita ficando fora da tela, o que prejudica ainda mais a compreensão por parte do consumidor.

Lembre-se de sempre respeitar a hierarquia de títulos

A hierarquização de títulos e subtítulos também é fundamental para tornar o site da sua loja virtual mais acessível. Além disso, aqui mais uma vez entra a questão do SEO, permitindo que sua página ganhe pontos importantes no ranqueamento dos principais buscadores da web.

Por isso, deixe claro essa hierarquia das informações do seu site, a fim de que os usuários entendam o que estão lendo. Para as pessoas com deficiência, esse é um importante detalhe que, aliado à navegação por teclado, permite que o conteúdo seja facilmente consumido e compreendido.

Esperamos que tenha entendido a importância da acessibilidade no e-commerce e que, mais do que isso, aproveite as nossas dicas para fazer os ajustes necessários em seu negócio. Se você está buscando, também, outras soluções para deixar sua loja virtual ainda mais completa e acessível, conte com a JN2!

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