Estamos no fim do primeiro semestre deste ano, e muitos lojistas trabalham em campanhas para as datas comemorativas mais próximas (Dia dos Namorados e Dia dos Pais). Por isso, talvez seria um erro começar a se planejar para datas mais distantes, já que existem outras que demandam mais urgência, certo? Errado! Quando falamos em Black Friday 2022, os preparativos precisam ter início o quanto antes.
É claro que você não deve esquecer todas as outras datas sazonais até novembro, pensando só na Black Friday. Todos esses períodos são excelentes para o comércio eletrônico, já que incentivam os consumidores às compras, ampliando o faturamento das lojas virtuais.
No entanto, é preciso pensar que a Black Friday 2022 é uma das principais datas do ano, o que exige um planejamento com bastante antecedência. Dessa forma, sua loja virtual chegará à grande data com muito mais chances de sucesso do que seus concorrentes, já que, possivelmente, eles não terão trabalhado de maneira prévia.
Neste artigo, falaremos mais sobre a Black Friday deste ano e por que você já deve iniciar os preparativos para essa data. Continue a leitura e saia na frente da concorrência!
O tradicional boom de vendas provocado pela Black Friday
Se você atua no comércio há algum tempo, sabe o que significa a Black Friday. Nesse período do ano — que em 2022 será celebrado no dia 25 de novembro —, há um aumento expressivo nas vendas do comércio. Isso porque muitos consumidores aproveitam a ocasião para irem às compras, motivados por descontos consideráveis oferecidos pelas lojas.
Nesse cenário, é comum as pessoas adquirirem produtos mais facilmente, seja para si próprias ou para presentear alguém. Inclusive, muitos consumidores antecipam as compras de Natal já na Black Friday, aproveitando os preços mais em conta. E o e-commerce, sobretudo nos últimos anos, tem aumentado bastante o seu faturamento nessa data.
Em 2021, por exemplo, segundo dados divulgados pela Neotrust, o faturamento do e-commerce chegou a R$ 5,6 bilhões, entre quinta e sexta-feira. Esse número representa um crescimento de 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Portanto, esses dados nos mostram o potencial da Black Friday no Brasil e o quanto o e-commerce está ampliando os seus lucros nos últimos anos.
E uma data com essa importância e com esse potencial de vendas, não pode ser planejada na última hora, certo? Por isso, os preparativos devem começar desde já, para que tudo seja feito com calma, conhecimento e estratégia.
Motivos para já começar a se preparar para a Black Friday 2022
Se você ainda não se convenceu de começar os preparativos para a Black Friday 2022 a partir de já, prossiga com a leitura do nosso artigo. Nos próximos tópicos, elencamos alguns dos principais motivos que, certamente, te farão mudar de ideia e correr para iniciar seu planejamento. Confira!
Obter negociações mais vantajosas com fornecedores
Já parou para pensar que, fazendo suas compras com bastante antecedência, é possível obter excelentes condições com seus fornecedores? Dessa maneira, você consegue também oferecer preços mais baixos para os consumidores durante a Black Friday, o que lhe garantirá uma boa vantagem competitiva.
Outro ponto importante é que vivemos em um período com inflação crescente. Se os lojistas deixarem para montar seus estoques depois, podem pagar um valor bem acima do praticado atualmente, o que é péssimo para qualquer negócio. Por isso, lembre-se de procurar os seus fornecedores desde já e negociar os melhores preços para o seu e-commerce.
Preparar melhor o estoque da loja
O melhor preparo do estoque acaba sendo um reflexo positivo das negociações vantajosas com fornecedores, que abordamos no tópico anterior. É preciso avaliar e entender quais dos seus produtos têm mais potencial de vendas na Black Friday. Para isso, é fundamental compreender o comportamento do seu consumidor, suas preferências e o que pode trazer mais benefícios para ele no período.
Assim, será possível garantir um bom estoque dessas mercadorias, de forma antecipada e pagando menos.
Outra situação que merece nossa atenção diz respeito à logística; para quem não sabe, a China ainda vem fazendo lockdown devido à pandemia de Covid-19. Como consequência, o transporte marítimo está sofrendo impactos que podem prejudicar os prazos do seu negócio. Portanto, preparar seu estoque com meses de antecedência fará com que sua loja não sofra com imprevistos relacionados a isso.
Pensar em estratégias mais eficientes para reduzir o abandono de carrinho
Sabia que o abandono de carrinho é um dos principais vilões do e-commerce? Por mais que a maioria dos comerciantes reconheçam isso, muito pouco vem sendo feito para corrigir o problema. Você pode se diferenciar deles, elaborando estratégias eficientes e que reduzam o número de carrinhos abandonados em sua loja virtual. Mas como?
Existem diversos fatores que contribuem para um cliente abandonar a compra, mas algumas mudanças podem ajudar a reverter esse quadro. Por exemplo, investir em um site rápido, com um carregamento satisfatório das páginas; oferecer uma navegação responsiva para os usuários; disponibilizar calculadora de preço de frete durante a jornada de compra; login social; entre outras estratégias.
Como podemos ver, são vários os pontos que podem ser trabalhados para eliminar esse grande vilão do seu negócio. Daí a importância de começar a se preparar o quanto antes para a Black Friday 2022, para que todas essas questões sejam resolvidas a tempo.
Escolher e aplicar os melhores diferenciais para o negócio
Você já pensou em quais dos seus diferenciais podem ser usados na Black Friday? De acordo com a Ebit | Nielsen, o Brasil possui mais de 80 milhões de consumidores digitais, que podem ser impactados por diferenciais das lojas virtuais. É claro que não é possível agradar a todos, mas, agindo com antecedência e estudando melhor o perfil do seu público, são grandes as chances de atingir uma parcela considerável desses potenciais clientes.
Existem diversos pontos em uma jornada de compra que chamam a atenção dos consumidores. Alguns são impactados pela oferta de frete grátis; outros, por descontos e promoções; e ainda tem os que preferem cashback ou programas de pontos. São várias as alavancas comerciais que podem ser usadas, bastando ao lojista escolher aquelas que melhor se adaptam ao seu segmento e ao seu modelo de negócio.
Mais uma vez, essa estratégia também requer tempo de estudo e pesquisa. Trabalhando de forma antecipada, você consegue entender o que vai ser melhor aproveitado em seu e-commerce durante a Black Friday, potencializando as chances de vendas.
Planejar campanhas mais direcionadas ao seu público
O tempo é um dos melhores aliados dos lojistas, e saber como usá-lo com eficiência e qualidade é fundamental para o sucesso do negócio. Assim, um maior entendimento sobre o seu público requer pesquisa, dedicação e tempo. Quando se realiza um planejamento com bastante antecedência, você também sai ganhando em relação a isso.
Quando conhecemos bem o nosso consumidor, podemos fazer campanhas mais direcionadas a ele, com muito mais chances de obter bons resultados. E considerando que a Black Friday é um período em que as pessoas compram além do habitual, entender suas preferências e comportamentos será de grande importância para o aumento das vendas.
Aproveitar melhor os dias que antecedem à Black Friday 2022
Conforme já destacamos, a Black Friday deste ano acontecerá em 25 de novembro. No entanto, é comum vermos muitas lojas iniciarem suas promoções antes, podendo abranger a última semana de novembro e, até mesmo, o mês todo. É o que chamamos de Black Week e Black November, respectivamente.
Essas são excelentes estratégias para aumentar o número de vendas, ampliando o período de descontos. Contudo, muitos lojistas não conseguem participar dessas ações, principalmente por estarem envolvidos com preparativos de última hora para a Black Friday. Portanto, ao se planejar de maneira antecipada, você fica tranquilo para usufruir de todas essas possibilidades que antecedem à grande data.
Esperamos que tenha entendido a importância de se preparar, desde já, para a Black Friday 2022. Com um planejamento bem detalhado e com bastante tempo para ser trabalhado, você sai na frente das lojas concorrentes ao seu negócio e tem chances reais de obter sucesso nesta grande data do varejo.
E que tal continuar ampliando seus conhecimentos sobre o assunto, baixando nosso ebook gratuito: Guia para ter um faturamento recorde na Black Friday. Aproveite e boas vendas!