Imagem - Blog post para e-commerce

Entre as inúmeras possibilidades que os donos de lojas virtuais têm para conquistar mais clientes, existe uma que cresce cada vez mais e gera grandes resultados: o blog post para e-commerce. Não é à toa que essa estratégia já existe há alguns anos e continua em alta, sendo um dos principais pilares do inbound marketing.

Apesar de ser uma prática já bastante usada no mercado há algum tempo, no e-commerce é algo relativamente novo e pouco utilizado. Isso porque muitos lojistas não se convenceram ou ainda não conhecem as vantagens dos posts de blog para um negócio. Se esse é o seu caso, este artigo vai te ajudar bastante a entender a importância dessa estratégia.

Neste texto, vamos falar sobre os principais benefícios do blog post para e-commerce, destacando como ele pode alavancar a sua marca na internet e educar o potencial cliente até a decisão da compra. Antes, porém, é importante compreender o conceito de inbound marketing e como os posts de blog são cruciais para o sucesso desse planejamento.

Boa leitura!

O conceito de inbound marketing

Para falarmos melhor sobre as vantagens dos posts de blog para uma loja virtual, vamos entender o conceito de inbound marketing. Também chamado de marketing de atração, o inbound marketing trabalha com a produção de conteúdos voltados para, como o próprio nome diz, atrair potenciais consumidores para o negócio.

Dessa forma, por meio desses conteúdos, pessoas com interesses em seus produtos ou serviços conseguem se informar melhor, conhecer as vantagens oferecidas e se decidir pela compra. Quando essa decisão é tomada, o consumidor já absorveu diversos conteúdos do seu e-commerce e adquiriu total confiança na marca, o procurando para fechar negócio.

Os blog posts funcionam como uma importante base na estratégia de inbound marketing. Isso porque os assuntos abordados nos posts têm como objetivo esclarecer dúvidas, apresentar benefícios de produtos e educar o potencial cliente em sua jornada, até que ele entenda que aquela mercadoria será, de fato, útil para ele. 

Um ponto que precisamos destacar, no entanto, é que as estratégias de inbound marketing não dão resultados imediatos. É preciso elaborar um planejamento e executá-lo continuamente, mas pensando em colher resultados só a médio e longo prazos. Afinal, como explicamos, muitos consumidores ainda estão em processo de conhecimento do produto e precisam de informações até se decidirem.

Principais benefícios do blog post para e-commerce

Como pudemos perceber, o blog post para e-commerce é, de fato, uma estratégia fundamental para atrair consumidores para sua loja e aumentar suas vendas. E existem diversas outras vantagens em se investir nessa prática, conforme veremos nos tópicos a seguir. Acompanhe!

Aumenta o tráfego orgânico da sua loja virtual

Você sabe o que é tráfego orgânico? Para quem ainda não conhece o conceito, tratam-se das visitas que o site da sua loja alcança de maneira espontânea, ou seja, sem qualquer tipo de investimento em mídia paga. Esses acessos têm origem em mecanismos de buscas, como o Google; daí a importância de o seu site estar bem posicionado nesses buscadores.

Por meio de blog posts bem produzidos, com informações relevantes e que estejam de acordo com as técnicas de SEO, é perfeitamente possível ter ótimo desempenho e ficar bem ranqueado nos mecanismos de buscas. O resultado disso é a sua página aparecendo nas primeiras posições dos buscadores e, como consequência, recebendo um número bem maior de visitantes.

Auxilia na educação e melhor entendimento do cliente sobre o seu produto

Como já destacamos ao longo deste texto, a produção de blog posts não é caracterizada como uma abordagem direta e mais “agressiva” de marketing. Como parte fundamental do inbound, esses conteúdos têm o objetivo de educar o cliente em potencial, mostrando de que forma as suas dores podem ser resolvidas com aquele produto ou serviço.

No entanto, isso é feito de maneira mais leve, apresentando ao consumidor como é aquela mercadoria, quais as vantagens que você terá ao adquiri-la, os modelos que existem no mercado, entre outros temas. Assim, o visitante do seu site/blog pode entender melhor como tudo funciona e se sentir mais convicto para uma futura compra.

Potencializa as chances de atração e fidelização de consumidores

Por meio desse processo que acabamos de mencionar, da educação dos consumidores com relação ao seu produto, é possível obter ótimos resultados. Isso porque, ao transmitir diversas informações relevantes sobre um assunto de interesse do cliente, ele terá excelente percepção acerca da sua loja virtual.

Afinal, você o ajudou a solucionar dúvidas, esclareceu pontos importantes e o deixou mais confiante. Quando ele tomar a decisão de compra, certamente se lembrará do seu negócio e de tudo o que fez por ele. E não só isso; dependendo do seu atendimento e da maneira que você tratar esse cliente, certamente ele será fidelizado, voltando a comprar sempre do seu e-commerce.

Fortalece a sua marca e cria mais autoridade

A produção de blog posts para sua loja online também pode ajudar a fortalecer a sua marca e criar mais autoridade no ambiente digital. Por meio de publicações frequentes e bem estruturadas, que de fato trazem informações relevantes para o público, seu negócio chamará a atenção do Google e de outros buscadores, como já mencionamos.

Com isso, seu e-commerce conquistará um lugar importante nessas páginas, aparecendo sempre em posição de destaque para quem tem interesse em seus produtos e serviços. Com um número maior de visitas, é bem provável que as suas vendas também aumentem, e o que é melhor: sem que você tenha investido grandes valores em mídia paga.

Pode ser compartilhado em outros canais da sua loja virtual

Além de todos os benefícios que destacamos até aqui, existe a possibilidade de você aproveitar os posts e divulgá-los em outros canais da sua loja. Por exemplo, é possível fazer bom uso do alcance das redes sociais, divulgando seus conteúdos também por lá. 

Ainda, você pode enviar e-mails marketing para sua base de clientes, informando sobre novas publicações no blog e com o link direto para os textos. Dessa maneira, os seguidores das suas redes sociais, além dos consumidores já fidelizados da sua loja, terão acesso aos conteúdos, podendo inclusive compartilhá-los a amigos e outras pessoas. Fantástico, não é mesmo?

E então, conseguiu entender como o blog post para e-commerce pode ser um importante aliado da sua loja virtual? Investir na produção de conteúdo é uma estratégia que, quando bem feita, traz excelentes resultados para as empresas. Basta ter pontualidade e frequência, além de contar com os profissionais certos para o seu negócio.

A JN2 é uma empresa que trabalha com diferentes soluções para e-commerce, auxiliando lojistas em diversas áreas da sua loja. Seja qual for a sua necessidade, converse com um especialista da JN2 e saiba como podemos ajudar a aumentar as suas vendas! Até a próxima!

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