4 erros de SEO para você evitar em seu e-commerce

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Erros de SEO no e-commerce

A estratégia de SEO é fundamental para sites e blogs. Claramente com e-commerce não é diferente. Afinal, é na busca orgânica – que é exatamente para onde essa técnica é direcionada – que encontramos as maiores chances de conversão dos consumidores.  

E esse é o objetivo do SEO: otimizar sites e páginas a fim de alcançar as melhores posições nos mecanismos de busca. Para e-commerce isso é fundamental, pois com as técnicas certas você mostra para o Google que sua loja virtual oferece a melhor experiência para o usuário. 

Inclusive, nós já demos dicas de tudo que você precisa saber sobre SEO para e-commerce.

Hoje falaremos sobre erros de SEO que você precisa evitar para que suas conversões não sejam afetadas! Vamos conferir?

Erro 404 e links quebrados

Um dos maiores inimigos da boa experiência do usuário é quando um link está quebrado e tcharã: o erro 404 aparece em sua tela. 

Se pensarmos no e-commerce como uma loja física, é como se o vendedor subisse até o estoque para buscar um produto e voltasse de mãos vazias. A diferença é que, ali, o consumidor ainda pode receber indicações de itens similares àquele produto. 

E quando isso acontece online? O cliente se frustra e abandona o site, talvez para nunca mais voltar!

Portanto, se um produto esgotou ou saiu de linha, não se esqueça de criar um redirecionamento daquele link para uma nova URL (da própria categoria, talvez). 

Criar uma página de erro personalizada para pedir desculpas ao cliente e indicar produtos similares também é uma ótima opção. 

Ausência de meta description

Sempre que você faz uma pesquisa nos sites de busca aparece um pequeno texto bem abaixo do título e do link de cada resultado, certo? Aquela é a meta description

A meta description tem papel fundamental para auxiliar no tráfego de seu site. Isso porque ela serve como uma introdução ao conteúdo presente, indicando para o usuário se ali ele encontrará o que precisa. 

Além disso, quando você insere as palavras-chave certas e de acordo com o produto, os mecanismos de busca identificam seu site como uma resposta à pesquisa do usuário. 

Por isso, não trabalhar uma meta description otimizada para seu e-commerce é um erro que você precisa evitar. 

Imagem e descrição de produto não otimizadas

Otimizar as páginas de produto de sua loja virtual é uma técnica crucial para SEO. 

Isso porque se o usuário pesquisa um termo específico que corresponde exatamente à descrição do seu produto ou à imagem deste, as chances da sua loja aparecerem nas primeiras posições de resultados é gigantesca. 

Além disso, a experiência online deve chegar o mais próximo possível da presencial. Quanto maior a convicção de que o seu produto é a solução, com mais facilidade o consumidor realizará uma compra em seu site. 

Portanto, se a descrição de produtos e as imagens não estão otimizadas, você está cometendo um grave erro. 

Não habilitar comentários nas páginas de produtos

Muitos empreendedores têm medo de habilitar os comentários em suas páginas de produtos com receio de críticas e más avaliações. 

Porém, esse espaço pode ser de grande valia para as compras serem realmente efetivadas. É literalmente como se houvesse outra pessoa recomendando o seu produto! Você pode contar com comentários muito positivos que vão alavancar as vendas. 

E se tiver alguma reclamação? Interaja com o usuário, mostre a predisposição de sua marca em solucionar o problema ou simplesmente em compreender a angústia do consumidor. Isso também faz diferença — e muita.

Mas e como isso é um “erro de SEO”? A cada novo comentário relacionado ao produto, é como se o conteúdo da página fosse atualizado. Isso faz o Google entender que há novas informações para o usuário. E isso é ótimo para manter-se bem posicionado no ranking. 

Mais dicas para as vendas do seu e-commerce alavancarem

A JN2 é expert quando o assunto é e-commerce. Por esse motivo, sabemos a importância de aplicar a estratégia de SEO da melhor maneira possível em sua loja online

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