5 erros de layout que podem atrapalhar sua loja virtual

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Os erros de layout são falhas muito comuns em lojas virtuais, principalmente aquelas que estão começando.

Muito disso deve-se à falta de investimento e pouco conhecimento do mercado digital. O resultado é um cliente que não teve uma boa experiência no site migrando para a concorrência.

Mas calma! Nem tudo está perdido. A JN2 trouxe a seguir os erros de layout mais comuns e de que forma você pode evitá-los para que o seu site receba mais visitas e amplie as vendas. Afinal, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?!

1. Não organizar as categorias corretamente

O primeiro erro fatal de layout em uma loja virtual está relacionado à categorização de produtos.

Quando um cliente acessa um site, ele deseja encontrar rapidamente aquilo que procura. E quando as categorias das páginas estão desorganizadas, encontrar um produto é muito mais difícil.

Por isso, busque separar as seções de acordo com o tipo de cada produto e insira filtros para definir cor, tamanho e outras especificações.

Além disso, também é muito importante ter uma caixa de busca dentro do site. Isso pode ajudar o consumidor a realizar uma pesquisa com mais facilidade, caso ele já saiba exatamente o que deseja.

Você pode se aprofundar neste assunto lendo nosso texto As melhores práticas para o cadastro de produtos no e-commerce.

2. Ter um layout amador

Quando um site não é visualmente agradável e parece pouco profissional, são grandes as chances de um usuário fechar a aba e não optar pela compra. Por mais que o seu produto seja bom, ter um layout amador pode acabar com uma oportunidade de venda.

Portanto, ao dar início ao seu projeto, invista em um layout profissional e que tenha o perfil do seu público. Além disso, para dar mais confiança ao consumidor, coloque informações complementares, como endereço da loja física (caso houver) e selo de segurança do site.

Tomar essas medidas ajudam o consumidor a entender melhor a proposta do negócio e ter mais confiança em finalizar um pedido no seu e-commerce.

3. Errar na combinação das cores

Quando não há um equilíbrio visual no site e as cores não estão em harmonia, é muito provável que o possível cliente se sinta incomodado e deixe de comprar no site.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Quick Sprout, a cor é responsável por 85% das escolhas de compra por um produto específico. Por isso, é fundamental trabalhar uma combinação harmônica e que seja agradável aos olhos do cliente.

E isso serve para todo o site: imagens, diagramação de fotos, botões, banners, e etc.

Uma dica valiosa é sempre pensar no seu negócio e quais cores mais fazem sentido para ele. Tons muito vibrantes ou excesso de brilho também devem ser evitados, já que um site muito poluído pode criar confusão ao usuário.

Caso você esteja começando do zero e deseja mais informações para abrir o seu negócio online, acesse nosso e-book gratuito Como abrir sua loja virtual.

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4. Não pensar na usabilidade

A usabilidade é extremamente relevante para a experiência do usuário no meio digital. Pense no quanto você fica irritado quando navega por um site e encontra dificuldades para acessar páginas ou finalizar um pedido.

Por isso, trabalhe para que o seu layout seja focado na usabilidade, permitindo que uma compra possa ser feita com poucos cliques. Colocar botões grandes e visíveis também funciona, pois quanto mais simplificado for o processo de compra, melhor.

5. Não ter uma página responsiva

É praticamente impossível pensar em um site que não esteja adaptado para o mobile hoje em dia.

Com a facilidade de acesso aos smartphones, comprar por dispositivos móveis virou um grande hábito da população. Neste contexto, lojas virtuais que não são responsivas acabam perdendo espaço no meio de tanta oferta no mercado.

Então, invista em um design responsivo, adaptado para mobile e que ofereça rápido carregamento de página.

O layout é parte fundamental do sucesso do seu e-commerce!

Ter um layout bem-trabalhado em seu site pode fazer toda a diferença no resultado de vendas. Por isso, verifique cada ponto acima e procure bons parceiros no mercado que entendam do assunto e possam te orientar.

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