As táticas de marketing para e-commerce disponíveis no mercado são muitas. Por isso, reunimos as 6 principais para você adotar o quanto antes!

O mercado de e-commerce cresce ano após ano no Brasil. Em 2019, os números foram novamente positivos, mostrando que o segmento é benéfico para empresas dispostas a vender mais, reter clientes ou melhorar sua presença digital.

No texto de hoje, vamos dividir algumas táticas de marketing para e-commerce, contribuindo para melhores resultados na sua loja virtual.

Quer saber o que os líderes de mercado fazem para atrair mais e mais vendas? Siga a leitura para encontrar 6 dicas que ajudam no desafio das vendas online.

 

O mercado e-commerce em números

O e-commerce brasileiro registrou crescimento logo no primeiro semestre de 2019. Segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, o salto foi de 12% em vendas no período, atingindo faturamento de R$ 26,4 bilhões.

O volume de pedidos também cresceu 20%, o que representa R$ 65,2 milhões. Segundo a pesquisa, esse aumento acontece porque os consumidores que já compravam online aumentaram a frequência e novos consumidores também migraram para a internet.  Dentre os participantes da pesquisa, 18,1% fizeram sua primeira compra online em 2019 – um total de 5,3 milhões de pessoas!

Entre as lojas preferidas do consumidor brasileiro, estão conhecidas empresas de varejo. É o que mostra o ranking organizado pelo portal E-Commerce Brasil e da Netrica, empresa que analisa dados de e-commerce:

  1. Mercado Livre;
  2. Americanas;
  3. AliExpress;
  4. Magazine Luiza;
  5. Amazon.

São empresas que usam muito bem as táticas de marketing para e-commerce e veem seu faturamento subir no segmento. Quer obter resultados significativos no seu e-commerce também? Então, avance para as dicas!

 

6 táticas de marketing para e-commerce

1) Marketing de conteúdo

A primeira tática que deve ser usada no e-commerce é o marketing de conteúdo, ideal para construir a autoridade das marcas e aumentar a confiança dos consumidores.

O Marketing de Conteúdo consiste basicamente na produção de conteúdo de qualidade relacionado aos produtos da loja. Com isso, é possível mostrar seu domínio no assunto e criar credibilidade.

Outro benefício é engajar e aumentar a rede de clientes e potenciais clientes, pois além de falar dos produtos, você compartilha informações relevantes para o seu público-alvo.

Você pode usar o marketing de conteúdo criando artigos para blogs, vídeos, infográficos e e-books. Essa tática funciona muito melhor atrelada às boas práticas de SEO — das quais falaremos a seguir.

 

2) SEO

As táticas de SEO (Search Engine Optimization) têm um objetivo: melhorar seus resultados nos mecanismos de busca — como o Google, por exemplo — de forma orgânica, ou seja, gratuita.

É uma estratégia de médio e longo prazo: o website de buscas, primeiramente, precisa encontrar (indexar) o site, depois avaliar a relevância da sua loja no setor e, por fim, definir a posição dela em relação às outras lojas nas páginas de resultados.

No geral, essa estratégia começa a trazer retorno a partir do terceiro mês. Entre os benefícios, além de receber visitas gratuitas, esses visitantes estão mais próximos do momento da compra.

É muito importante ter um blog para sua loja virtual. Assim você pode impactar a audiência em diversos momentos, agregar valor à marca e impulsionar as vendas. Quanto mais conteúdo, mais autoridade!

 

3) Redes Sociais

O consumidor dedica muito tempo às redes sociais e, consequentemente, as empresas estão cada vez mais presentes nas mais populares.

Seja no Instagram, Facebook, Youtube e até mesmo outras, é possível aproveitar a visibilidade para se aproximar e engajar potenciais clientes.

As redes sociais podem ser ótimas para suas táticas de marketing para e-commerce porque evidenciam seus produtos para quem procura por eles, o que aumenta as possibilidades de venda. Além disso, a interação com o público-alvo nas redes sociais é determinante na construção de uma boa reputação para a sua marca.

Outro benefício é a possibilidade de usá-las para acompanhar a atração de usuários das mídias sociais para o site, entender quais assuntos mais atraem visitas, etc.

 

4) Retargeting

O retargeting ou remarketing é uma das principais táticas das maiores lojas virtuais do mundo, ajudando-as a alcançar os usuários que visitaram o site e acabaram não concluindo nenhuma compra.

Isso acontece com muitos dos clientes que estão em um site pela primeira vez. Eles até incluem alguns produtos no carrinho de compras, mas abandonam a navegação.

O retargeting permite que a empresa “se comunique” novamente com esses potenciais clientes por meio de banners e anúncios online. Tudo de acordo com o perfil de navegação do usuário.

Alguém que pesquisou sobre livros, por exemplo, encontrou o site, chegou a clicar em um produto, mas não fechou a compra, pode ver anúncios desse mesmo livro em outros websites depois. Esse é o trabalho do retargeting.

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5) Google AdWords

Esse é o método mais fácil para chamar atenção no Google. O que você vai fazer, na verdade, é comprar sua visibilidade. O Google Ads consiste em anúncios que aparecem no topo das pesquisas do Google.

É uma excelente forma de aumentar as vendas no e-commerce, não importa o tamanho da loja. Mas uma dica importante: lembre-se de caprichar em outras técnicas, em especial SEO, para melhorar os resultados.

Essa é uma das táticas de marketing para e-commerce mais conhecidas porque tem alcance grande e rápido, gerando tráfego e resultados no curto prazo.

 

6) E-mail Marketing

A última das táticas de marketing para e-commerce é o e-mail marketing, uma estratégia também consolidada entre as empresas que usam a internet para vender.

Uma questão, no entanto, é muito importante: É importante ir construindo sua base no dia a dia da empresa e não cair na armadilha de comprar listas de e-mails. Para isso, é preciso colher os contatos dos usuários de alguma forma. Entre os métodos mais comuns está a utilização de pop-ups, janelas que surgem na tela quando o usuário está navegando na sua loja virtual.

Use essa ferramenta com sabedoria e criatividade, de um jeito que o cliente tenha interesse em deixar seu contato. Ofereça algo realmente interessante, como um cupom de desconto para a primeira compra, e jamais deixe a impressão de que a pop-up atrapalha a navegação.

Um bom e-mail marketing deve ser personalizado, design atrativo e que valorize o conteúdo e cuidado com a periodicidade. O ideal é criar uma identidade visual e um calendário para não fazer envios aleatórios.

O que achou dessas táticas de marketing para e-commerce? Que tal experimentá-las na sua empresa? Entre em contato com a JN2 para que possamos ajudá-lo nessa tarefa!

 

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