Virada de ano significa começar um novo ciclo e traçar novas metas para os negócios. Portanto, quem deseja destacar sua loja precisa ficar por dentro das tendências do e-commerce para 2020.

Afinal, a concorrência está cada vez maior e é preciso oferecer algo que seja o diferencial para conquistar os clientes.

Quer saber como se fortalecer no mercado em 2020 e gerar novas oportunidades para o seu e-commerce? Então acompanhe todas as novidades do mercado que a JN2 preparou neste post!

Aumento do uso de vídeos

O uso de vídeos para divulgação de marcas e produtos caminha a largos passos.

Uma pesquisa da empresa Wyzowl destacou que em 2018 cerca de 81% das empresas utilizaram o vídeo de alguma forma em sua estratégia de marketing.

Ainda de acordo com os dados levantados, as pessoas costumam passar cerca de 1 hora e meia do dia consumindo conteúdo em vídeo. Um método bastante promissor, não é mesmo?!

E com os números expressivos de usuários do YouTube, além da plataforma TikTok em plena ascensão, pode-se dizer que o vídeo é uma das grandes promessas para o e-commerce em 2020.

Seja na página de descrição dos produtos, quanto em reviews ou qualquer outro formato, essa é uma das tendências que você não deve ignorar em sua loja virtual.

Pesquisa por voz

A inteligência artificial é hoje uma aliada do universo digital. E uma dessas inovações que já faz sucesso e promete crescer ainda mais em 2020 é a pesquisa por voz.

No Brasil, a demanda é ainda mais promissora: segundo a iProspect, 49% dos usuários de smartphones utilizam a busca por voz no país.

Uma das grandes vantagens dessa estratégia é tornar a experiência do usuário mais inclusiva. Deficientes visuais, por exemplo, podem ter mais acessibilidade e autonomia para realizar suas compras.

Além disso, essa tecnologia pode gerar novas formas de conquistar os consumidores. Se um usuário pesquisar “melhor tênis para corrida” em um e-commerce desse segmento, ele pode ser direcionado a uma página personalizada com as características de cada calçado e muito mais.

O fortalecimento dos ChatBots

Muitas empresas do varejo eletrônico já usam os ChatBots para aprimorar a experiência de compra dos usuários. No entanto, a expectativa para 2020 é que essa tendência cresça ainda mais.

O ChatBot é uma espécie de atendente virtual que responde dúvidas, fornece soluções, recebe críticas e também faz agendamentos. Ou seja, na medida do possível, ele substitui o trabalho de humanos que passam apenas a gerenciá-lo.

Essa prática ajuda a diminuir os custos da empresa e ainda promete um atendimento ao cliente mais rápido e eficaz.

Você pode conferir muito mais detalhes sobre esse assunto conferindo nosso texto O que é ChatBot e como ele pode ajudar o seu negócio.

Mais opções de entrega

A logística é um dos grandes desafios para muitas empresas. Isso porque a rede de transportes do Brasil não é suficiente para a demanda e dificulta a entrega de mercadorias em alguns pontos que estão longe de centros urbanos.

Por essa razão, um método que tem facilitado a vida dos consumidores e das lojas é adotar a entrega em pontos de retirada. Essa opção diminui o preço do frete, tornando a compra mais acessível, além de descomplicar o trabalho das lojas.

Empresas que são referência no mercado como a Amazon também estão inovando. A gigante do e-commerce realiza parcerias com terceiros e faz entregas no mesmo dia, dependendo do produto e do horário em que o pedido foi feito.

Aumento do omnichannel

O omnichannel, ou seja, a integração de todos os canais de comunicação de uma empresa, também aparece como forte tendência de 2020. E no caso do e-commerce, isso também vale para as lojas online que possuem espaço físico.

A ideia é pensar no negócio como marca e não como “filiais independentes”. Portanto, o consumidor precisa ter a mesma experiência completa e satisfatória quando comprar tanto no site, quanto ao visitar a loja física.

Trabalhar com o método omnichannel significa melhorar a satisfação do cliente e também a taxa de conversão, pensando sempre no negócio como um todo.

Para se destacar, é preciso estar ligado nas tendências do mercado

É muito importante que as empresas do varejo estejam ligadas nas novidades para oferecer cada vez melhores possibilidades de compra. Assim, com trabalho e dedicação, é possível ter muito mais sucesso com resultados para se comemorar no final do ano.

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