Como aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce de moda?

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Como aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce de moda?

A taxa de conversão é uma métrica fundamental para acompanhar os resultados do seu e-commerce de moda. Mas você sabe como fazer para aumentá-la?

Não existe segredo! É preciso investir em algumas práticas, como produção de conteúdo, recuperação de carrinho, melhorias no pós-venda, entre outras.

A boa notícia é que uma escolha para a sua loja on-line pode maximizar o crescimento da sua taxa de conversão: uma plataforma de e-commerce mais completa.

Para que você conheça as melhores práticas e saiba como escolher a melhor plataforma, preparamos este artigo com as principais informações.

Continue a leitura e descubra como aumentar a taxa de conversão do e-commerce de moda!

Crie conteúdo para os seus clientes

No mundo digital, conteúdo é rei. Mas não basta produzir diferentes materiais e esperar que sejam devorados por consumidores ávidos por comprar!

Você precisa se apoiar nos dados desses usuários para entender como se comportam e a jornada que enfrentam para, somente depois disso, criar materiais personalizados em cada ponto de contato.

Dentre os materiais que mais se destacam para o aumento da taxa de conversão do e-commerce de moda estão os vídeos curtos com dicas, os textos que explicam como usar as roupas e as fotos que combinam os looks.

Divulgue nas redes sociais certas

As redes sociais são ambientes virtuais onde pessoas de diferentes gostos e estilos se encontram. No entanto, quem tem um e-commerce de moda, precisa escolher as certas para divulgar seus produtos.

O Pinterest, por exemplo, é mais conceitual e serve de inspiração para inúmeros profissionais que trabalham nessa área. Já o Instagram, por ser popular, possibilita a divulgação e venda dos produtos que estão em sua loja on-line.

E fique atento, pois os vídeos curtos que foram produzidos podem ser divulgados no YouTube ou em uma página no Facebook.

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Invista em um pós-venda marcante

Quando o cliente compra algo, ele tem a plena convicção de que está fazendo um bom negócio. Mas cabe ao seu e-commerce de moda garantir isso!

Sempre agradeça o cliente pela compra e preferência. Reforce que essa é a melhor decisão por meio de frases positivas.

Disponibilize também diferentes canais de atendimento para esclarecer dúvidas e manter um contato mais próximo com seus clientes.

Faça também com que o produto chegue no dia combinado — ou antes, se puder — e ofereça um agrado, como um cupom de desconto ou até uma balinha.

Mostre a avaliação dos compradores

O consumidor atual é influenciado pelas pessoas e situações ao seu redor. Isso envolve fatores como cultura, classe social, família, amigos, idade, personalidade, estilo de vida e princípios.

Perceba que seu e-commerce de moda não foi citado nessa lista, pois o consumidor confia primeiro na opinião de pessoas como ele para, posteriormente, acreditar no que as marcas dizem.

Sendo assim, é importante que sua loja virtual mostre a opinião de outros compradores — até para que sirvam de influência para o seu cliente indeciso.

Ofereça diferentes condições de entrega

Diferentes transportadoras podem oferecer diversificadas condições de entrega — algo essencial para um país com dimensões continentais como o nosso.

Se o seu e-commerce de moda tem parceria apenas com uma transportadora que atua fortemente em regiões como Sul e Sudeste, é provável que seja alto o custo dos fretes para os estados que estão fora delas.

Por esse motivo, seu e-commerce deve trabalhar com diferentes parceiros na área de logística e deixar que o cliente escolha entre duas ou mais opções de entrega.

Otimize sua loja para dispositivos móveis

Você sabia que, proporcionalmente falando, o Brasil tem dois dispositivos móveis por habitante? Essa é uma informação importante que foi divulgada pela 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas.

Smartphones, tablets e notebooks podem ser levados para qualquer lugar e, com acesso à internet, permitem a compra de produtos no comércio eletrônico. Contudo, nem todo e-commerce está preparado para esses dispositivos.

Cada aparelho tem um formato de tela diferente e, por esse motivo, o site de sua loja deve ser adaptável.

Simplifique o checkout para não perder mais vendas

Um checkout simplificado tem grande importância para o e-commerce de moda, pois influencia positivamente na experiência do cliente.

Como é a última etapa antes da conversão, o checkout precisa ser um processo simples e rápido de se fazer — de preferência, em uma única página.

A fluidez durante a compra também é fundamental. Portanto, não direcione o cliente para o carrinho cada vez que ele colocar um item lá! Ele pode querer mais, certo?

Priorize também as informações de cadastro que são necessárias para a compra. Peça somente o necessário, como nome completo, CPF, e-mail e endereço de entrega.

Garanta a segurança dos dados de quem compra

Sua plataforma de e-commerce deve oferecer a segurança necessária para lidar com os dados dos compradores, pois a internet ainda é um ambiente com muitos oportunistas espalhados à espera de falhas em sistemas de transações comerciais para roubar informações preciosas e, com isso, dinheiro.

As transações devem ser asseguradas por robustos sistemas antifraude. Eles impedem que intrusos se infiltrem no servidor do seu e-commerce de moda e acesse seu banco de dados.

Tenha uma estratégia para recuperação de carrinho

É comum que um usuário entre no e-commerce de moda, coloque várias peças no carrinho e, por algum motivo, não conclua a compra.

O que não pode acontecer é você deixar por isso!

Uma estratégia de recuperação de carrinho é essencial para aumentar a taxa de conversão de sua loja on-line, pois utiliza ferramentas automatizadas que buscam o cliente e oferecem novas oportunidades de venda.

Isso pode acontecer, por exemplo, por meio de um e-mail avisando que o produto ainda está disponível para compra.

Escolha uma plataforma de e-commerce completa

A maioria dos pontos levantados ao longo deste artigo pode ser resolvida por meio da escolha de uma plataforma de e-commerce completa.

Ela pode oferecer o suporte para você publicar conteúdo relevante, mostrar as avaliações de outros compradores, oferecer diferentes opções de frete, ter segurança para os dados dos clientes, ser otimizada para dispositivos móveis, simplificar o checkout e ter uma estratégia de recuperação de carrinho.

Quanto mais soluções ela oferecer para sua loja on-line, melhor!

Uma plataforma de e-commerce completa cria a base necessária para que o seu negócio virtual de moda possa crescer de maneira escalável e sustentável.

Coloque em prática as dicas compartilhadas neste artigo e faça com que seu e-commerce de moda seja um verdadeiro sucesso atemporal!

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