Black Friday 2019: Aprenda a engajar sua equipe para vender mais

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A Black Friday é uma das datas mais importantes do ano para os varejistas. É o momento de liquidar tudo o que ficou parado durante o ano e, claro, apostar nas vendas para o Natal.

Por isso, é essencial que todo o time de colaboradores esteja treinado e engajado para vender mais e melhor.

Quer saber o que pode ser feito para motivar sua equipe e fazer da Black Friday 2019 um grande sucesso de vendas? A JN2 trouxe várias dicas para você. Confira!

O treinamento é fundamental

Por ser uma data com um volume enorme de pedidos, é preciso que toda a equipe esteja devidamente preparada.

Seja o time de vendas, logística, tecnologia da informação, SAC… Todos precisam saber como atuar nas mais diversas situações e se antecipar aos problemas. Em outras palavras, sabendo como agir antes mesmo que algo aconteça.

Para isso, não existe outra solução: o treinamento é a chave. Então, invista em qualificação para seus funcionários e, quanto antes esse processo for feito, melhor.

No caso de uma loja virtual, é preciso preparar toda a infraestrutura do site e, se possível, contratar mais pessoas. Isso porque nesse dia (e também nos dias seguintes) haverá um pico de ligações e pedidos no site.

Portanto, alinhe todos esses detalhes previamente com sua equipe. Afinal, falhar na estratégia para a Black Friday significa perder a chance de fidelizar um cliente.

Para entender mais sobre como treinar e gerenciar seus colaboradores, leia nosso texto Gerenciamento de funcionários na loja virtual.

Estabeleça metas alcançáveis

Outro segredo sobre como engajar a equipe para a Black Friday 2019 é trabalhar com metas alcançáveis.

Isso quer dizer que essas metas não devem ser fáceis ou difíceis demais, mas sim um desafio para os funcionários da empresa.

Um bom ponto de partida para definir essas metas é a sigla SMART, um conjunto de objetivos para definir com precisão onde se quer chegar. São elas:

– Specific (específicas);
– Meausurable (mensuráveis);
– Attainable (atingíveis);
– Relevant (relevantes);
– Time based (temporais).

Essas metas podem ser, por exemplo, diminuir os custos da empresa em X meses, aumentar as vendas em X por cento com relação à Black Friday do ano passado e muito mais.

Bonifique e reconheça o bom desempenho

Reconhecer a equipe e oferecer recompensas pelo trabalho realizado também são atitudes que ajudam a motivá-los.

Para essa espécie de “premiação”, é importante analisar o que pode ser feito e avisar previamente os funcionários. Então, mostre detalhadamente quais são as metas, como elas serão contabilizadas e o que será oferecido para evitar qualquer falha de comunicação.

Pode ser um dia de folga, uma emenda de feriado, uma bonificação financeira… O que mais importa é mostrar a satisfação pelo empenho e dedicação de todos e deixar isso bem claro.

Procure ser um bom líder

E, por fim, ter a total confiança e respeito dos funcionários fará com que seu time se empenhe em alcançar as metas em datas especiais, como a Black Friday.

Portanto, busque ser um líder que atraia empatia e que seja acessível a todos os membros da equipe. Também é importante aplicar os valores da empresa em sua gestão e incentivar todos a darem o seu melhor, sempre servindo como exemplo.

Ao mostrar que cada trabalhador é parte do negócio e que ele encontra na empresa um lugar de crescimento, o desejo de colaborar será automático.

Com uma equipe engajada, a Black Friday 2019 tem tudo para ser um sucesso

Dar atenção à sua equipe e trabalhar para que todos estejam motivados e alinhados pode ser o grande diferencial para o sucesso de vendas. Com a Black Friday 2019 chegando, comece a aplicar as dicas acima agora mesmo e prepare-se para vender muito mais neste fim de ano!

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