Carteiras digitais e o pagamento instantâneo

A era das carteiras digitais só mostra o quanto o futuro já está entre nós, unindo mobilidade e tecnologia.

E isso faz todo o sentido. Afinal, se hoje a forma como vemos filmes e ouvimos música já não é a mesma, por que seria diferente com nosso dinheiro?

Para entender mais sobre o assunto e ficar por dentro dessa inovação, confira todas as informações que a JN2 trouxe para você!

O que são carteiras digitais?

As eWallets ou carteiras digitais, são uma nova forma de realizar transações eletrônicas no meio digital. Basta adicionar um cartão de crédito ou adicionar uma quantia em dinheiro na conta para realizar pagamentos ou comprar.

A popularização das carteiras digitais é bem recente. No Brasil, o mercado foi altamente receptivo, justamente pela quantidade de smartphones e amplo acesso à internet no país.

O sucesso é tanto que as grandes empresas de tecnologia e instituições financeiras tiveram que se adaptar rapidamente. Para se ter uma ideia, já é possível encontrar as eWallets disponíveis nos serviços de marcas como Apple, Samsung e PayPal.

Como elas funcionam?

É bem simples de usar. O ato da compra é feito através da aproximação do smartphone do consumidor a um aparelho compatível. A transação pode ser feita por biometria, QR Code ou aplicativo, sem a necessidade do usuário utilizar seu cartão físico.

Ao aproximar o celular do dispositivo receptor, os dados aparecem na tela, onde o usuário precisa apenas confirmar para que o valor seja debitado da conta ou cartão de crédito.

A tecnologia utilizada para esse tipo de transação é a criptografia, também conhecida como token. Ela é aplicável a qualquer site ou app de compras e é muito mais segura, já que o consumidor não precisa digitar os dados do cartão na loja virtual.

A proposta é interessante, pois promete substituir aos poucos formas de pagamento com custos maiores como TED ou boleto bancário. 

Carteiras digitais pelo mundo

Apesar de ser recente no Brasil, o uso das carteiras digitais já é bem comum em países como EUA e China. 

No país asiático, cerca de 70% da população economicamente ativa já vê as eWallets como o principal meio de pagamento, segundo dados da Global Payment Methods. Nos EUA, a Apple Pay já possui uma boa fatia de mercado e inclui as carteiras digitais em programas de fidelidade.

Ou seja, é um mercado com muito potencial e que, aos poucos, vai conquistando seu público. Claro que não é um hábito que será substituído da noite para o dia. No entanto,  o primeiro passo foi dado e é notório que essa pode ser uma revolução na forma como lidamos com o dinheiro.

Algumas empresas já se destacam

Desenvolvido no Brasil, o PicPay é uma das empresas de pagamento online que está movimentando o mercado por aqui.

Com a proposta de facilitar pagamentos e transferências, a marca tem investido pesado para se consolidar como referência no segmento.

A ideia principal é a mesma de outras empresas similares, mas com algumas exclusividades. O usuário pode dividir uma conta com algum amigo, realizar parcelamentos em lojas e ainda receber benefícios como ações de cashback (receber o dinheiro de volta).

Por exemplo, em uma dessas ações, o usuário compra crédito em serviços como Uber e Google Play e recebe parte do dinheiro de volta. 

É uma forma de fidelizar clientes e se posicionar como marca, sendo um norte para outras empresas do mesmo ramo. Você pode aprender mais sobre esse assunto no nosso texto Como garantir a fidelização de clientes no seu e-commerce.

Recentemente, o Itaú lançou o Iti, uma versão de pagamento instantâneo com outras facilidades aos usuários. Neste caso, o consumidor não paga taxas por transações e a estimativa é que 500 mil pontos de pagamentos aceitem o Iti.

Com a onda das carteiras digitais, empresas como Peixe Urbano também passarão a disponibilizar o serviço. Além disso, diversos e-commerces já estão se movendo para oferecer o pagamento via carteiras digitais. O que mostra o quanto a tendência, de fato, veio para ficar.

Com as carteiras digitais, o seu negócio tem muito a crescer!

Estar ligado ao que acontece no mundo digital é dever de casa para qualquer lojista ou empresário. E no caso das carteiras digitais, não é diferente. Por isso, estude o mercado e procure sempre acompanhar os hábitos dos seus consumidores para não ficar no meio do caminho.

Precisa de uma plataforma de e-commerce moderna e que atenda todas as necessidades da sua loja virtual? Então acesse agora mesmo o site da JN2! Os nossos experts estão à sua disposição para te ajudar a vender mais e aumentar seus lucros!

JN2

Tenha tudo na melhor plataforma de e-commerce do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *