clube de assinatura

O empreendedorismo digital e a mudança de comportamento do consumidor atual criaram uma nova e rentável modalidade de negócio: o clube de assinatura. Por meio dele, é possível oferecer, ao mesmo tempo, curadoria, exclusividade e conforto.

O clube de assinatura também é uma forma de aumentar o fluxo de vendas e fidelizar clientes, pois atende às exigências e necessidades dos consumidores. O raciocínio é simples: sua empresa entrega recorrentemente os produtos escolhidos por seus clientes.

Os dados da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) mostram que esse mercado já movimenta R$ 1 bilhão por ano. E o crescimento promete continuar, pois o clube de assinatura proporciona uma relação de ganho duplo que ajuda a fortalecer o negócio.

Continue a leitura e tenha acesso às principais informações sobre clube de assinatura para e-commerce!

O que é clube de assinatura?

Pense em um produto ou serviço do qual gosta muito.

Agora, imagine que ele será disponibilizado mensalmente para você — tal e qual uma revista ou jornal entregue em casa.

Esse é o conceito do clube de assinatura, um modelo de negócio que surgiu na era do empreendedorismo digital. Por meio dele, os consumidores recebem em casa uma seleção de produtos ou serviços escolhidos previamente. Nós vamos te dar um exemplo!

Um consumidor preocupado com a alimentação de sua família pode ir semanalmente à feira para escolher as melhores frutas, verduras, folhas e leguminosas. Mas com a correria do dia a dia, ele nem sempre encontra tempo.

Observe que esse consumidor tem um problema e que a solução pode ser encontrada no conceito do clube de assinatura.

Um e-commerce pode comercializar esses produtos por meio de uma assinatura e entregá-los na residência do cliente — da mesma forma que ele faria indo à feira.

Vamos expandir esse conceito?

Pense em qualquer coisa que o consumidor possa precisar. Alguns exemplos:

  • itens de higiene;
  • roupas íntimas;
  • cesta básica;
  • fraldas para crianças;
  • camisetas básicas;
  • vinho e outras bebidas.

Veja que é ampla a diversidade de produtos. Portanto, há oportunidades no mercado do clube de assinatura, pois isso depende basicamente da relação oferta x procura.

Como acontece o pagamento do clube de assinatura?

Uma vez que estamos falando de uma assinatura, precisamos falar sobre a maneira como ocorre o seu pagamento. Existe uma nova forma de pagar: o pagamento recorrente.

Imagine que, para oferecer aquelas frutas e verduras semanalmente, o consumidor tivesse que desembolsar R$ 50 por mês. Em um ano, ele pagaria R$ 600. No entanto, seria inviável descontar esse valor do cartão de crédito dele.

Dois importantes motivos:

  • falta de limite no cartão de crédito;
  • indecisão quanto a se comprometer com o serviço por 12 meses.

Contudo, o pagamento recorrente muda esse cenário. Nele, o consumidor recebe a cobrança todo mês, mas não tem o limite comprometido e muito menos fica preso ao serviço por 12 meses.

Quando desejar parar de receber os produtos em casa, o consumidor entra em contato com o seu e-commerce e solicita o cancelamento. Simples assim!

Como implementar esse modelo de negócio?

Conheça seu mercado e entenda o público-alvo

Diversos segmentos de comércio eletrônico podem originar clubes de assinaturas. No entanto, é fundamental que você avalie suas condições, concorrentes e as necessidades do público que se deseja alcançar.

Invista em uma seleção diferenciada de produtos

Um dos maiores destaques do clube de assinatura é a curadoria feita nos produtos. Itens comuns podem ser encontrados com poucos cliques. Por isso, é essencial buscar alta qualidade e inovação na hora de montar sua seleção de itens.

Diversifique seus planos de assinatura

Voltando ao exemplo do consumidor preocupado com a qualidade dos alimentos que consome, pode ser que ele queira a entrega diária ou mensal dos produtos em casa. Essa diversificação de possibilidades ajuda a atrair e fidelizar o público.

Quais as diferenças entre o e-commerce e o clube de assinatura?

Produtos

O e-commerce tradicional foca na venda de produtos diversificados. Ele possibilita que o cliente escolha aquele que tem o melhor custo-benefício. Já o clube de assinatura oferece uma experiência criada a partir da curadoria de sua equipe — que custa um valor fixo e entrega os produtos que combinam com seu perfil de uso.

Cobrança

Enquanto a cobrança no e-commerce tradicional é única e compromete o limite do cartão de crédito ou débito do consumidor, o clube de assinatura investe na recorrência da compra. E quando ele não quiser mais participar do clube, solicita o cancelamento das cobranças.

Investimento

O marketing do e-commerce tradicional se preocupa bastante em atrair clientes. Isso acontece porque a concorrência é alta demais — mesmo em determinados nichos. O clube de assinatura investe na retenção, melhorando constantemente os produtos e serviços que oferece.

Faturamento

Como o pagamento do clube de assinatura é recorrente, torna-se mais fácil prever o faturamento desse modelo de negócio. Já o e-commerce tradicional tem um faturamento variável.

É possível trabalhar com os dois modelos de negócio?

O funcionamento de um clube de assinatura não impede que seu e-commerce comercialize produtos de forma avulsa. Tudo depende da estratégia do seu negócio.

O clube de assinatura pode ser uma submarca de seu e-commerce. Se ele é especializado em vender maquiagem, pode oferecer um serviço de assinatura que entrega periodicamente determinados produtos — entre eles, alguns lançamentos.

Uma papelaria pode oferecer produtos comuns de seu segmento, mas também uma caixa bem bonita com novidades e outros itens para que é fã desse tipo de produto. A mesma oportunidade surge no segmento de livros, moda, alimentação, entre outros.

O que seu e-commerce precisa ter para ser um clube de assinatura?

A plataforma de e-commerce de sua loja virtual deve possuir integração com um sistema de pagamento recorrente. No caso da JN2, nossa parceria é com a Vindi, referência no assunto. Por meio dessa parceria, é possível customizar com poucos cliques preços e planos mensais, anuais, diários semanais e trimestrais.

Essa integração é fundamental para que você não tenha que investir na criação de um e-commerce novo — e assim conseguir criar, por exemplo, uma submarca para o seu negócio que está consolidado.

Fale com um expert da JN2 e conheça todas as possibilidades que nossa plataforma de e-commerce oferece. Aproveite para criar seu clube de assinatura!

JN2

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