7 dicas para coletar dados de clientes em seu e-commerce

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Entender seu consumidor é vital para permanecer competitivo no mercado atual. Dados dos clientes podem ser coletados nos mais variados canais na web, como e-mails, redes sociais, plataformas móveis e, especialmente, no seu próprio e-commerce. Confira dicas para angariar estas informações em sua loja virtual.

1. Crie uma área de cadastro

Para coletar dados de potenciais cliente, o primeiro passo é criar uma área de cadastro no seu e-commerce. Para deixá-la mais atrativa, você pode apostar em chamadas interessantes e vinculá-las com a possibilidade de o cliente receber benefícios – como descontos especiais e ofertas exclusivas – ao realizar o cadastro.

2. Use light box para captura 

Uma das formas mais eficazes para coletar dados de clientes em sua loja virtual é apostar em banners para captura de e-mails dos consumidores. Você pode colocá-lo de forma visível, no canto superior da home ou até mesmo apostar em um light box.

3. Aposte na integração com as redes sociais

São várias redes sociais utilizadas hoje em dia Facebook, Twitter, Tumblr, Pinterest e LinkedIn são algumas das opções. Colocando links de suas páginas em cada uma delas em sua loja virtual, você tem a possibilidade de acessar o perfil dos seus consumidores nestes sites, tendo acesso às informações fundamentais para sua estratégia de vendas e fidelização. O chamado login social, onde o cliente opta por realizar a compra sem o preenchimento do cadastro, cedendo informações principais de contato conforme o seu perfil nas redes sociais, é uma tendência e tem trazido amplos resultados.

4. Aproveite o processo de registro 

Módulos como Atributos do Cliente ajudam a coletar o maior número de informações possíveis sobre os consumidores da sua loja virtual. Com ele, você pode perguntar aos seus visitantes as informações que quiser durante o processo de registro no seu e-commerce e utilizar os dados recebidos para direcionar a comunicação por meio de e-mail marketing posteriormente.
O e-mail marketing é uma ferramenta de grande importância para o marketing digital. Para essas e outras dicas sobre como impulsionar as vendas da sua loja virtual com essa estratégia, sugiro que faça o download gratuito do nosso material:

5. Ofereça um conteúdo exclusivo

Seja um catálogo especial de produtos, vouchers de descontos ou até mesmo acesso a uma área diferenciada da loja virtual, disponibilize como benefício para seus consumidores, ao realizar o cadastro, ter acesso a conteúdo exclusivo e gratuito.

6. Use o registro compartilhado

Registro conjunto ou compartilhado é quando o cliente preenche o cadastro em uma loja e tem a possibilidade de marcar a opção “aceito receber promoções e novidades de parceiros”. Você pode firmar parcerias com lojas que possuem público similar para aumentar sua base de cadastro de clientes com sucesso, pois atingirá exatamente os consumidores que têm identificação com a área de atuação da sua marca.

7. Segmente a base

A segmentação de clientes é a arte de agrupar consumidores, tendo como base certas características e comportamentos similares. Por isso, coletar os dados dos clientes de forma eficaz é essencial para segmentar os consumidores de seu e-commerce. Ao apostar na segmentação você pode aumentar o lucro de sua loja virtual oferecendo promoções personalizadas, ofertas especiais e, no longo prazo, realizar campanhas de marketing com maior retorno par ao seu investimento, além de, identificar mercados promissores, aumentar a satisfação do cliente e a lealdade à sua marca.
Não esqueça de dar para seus clientes a possibilidade de se descadastrar da base de dados se assim desejarem. É importante manter uma relação transparente sempre. Você já coleta dados de seus clientes em sua loja virtual Magento? Utiliza alguma outra técnica que citamos por aqui? Compartilhe-a conosco através dos comentários!

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