Como a integração com ERP vai aumentar suas vendas na Black Friday

atualizado em

Integração com ERP vai aumentar suas vendas na Black Friday

Sua plataforma de e-commerce possui integração com ERP? Isso é fundamental para qualquer loja que deseja aumentar as vendas em sazonalidades como a Black Friday. Nós te explicamos!

Quem trabalha com e-commerce sabe que a rotina não é fácil e envolve o cadastro de produtos, a organização de estoque, a emissão de notas fiscais e o envio de mercadorias — entre outras tarefas. No começo, pode ser fácil realizá-las manualmente.

Essa percepção muda à medida que a loja on-line cresce, dificultando a realização de tarefas manuais. Mas uma ferramenta de gestão pode ajudá-lo e ela atende pela sigla ERP (Enterprise Resource Planning), ou sistema integrado de gestão empresarial.

O ERP é um tipo de software que integra vários setores de um negócio em uma única plataforma. Em comércio eletrônico, significa juntar áreas de cadastro, estoque, vendas, marketing e outras no mesmo ambiente.

A integração com ERP é um passo fundamental para a loja virtual que deseja se preparar para a Black Friday. Continue a leitura e conheça as principais vantagens de integrar sua plataforma a esse tipo de software de gestão.

Aumenta a agilidade na análise e monitoramento de KPIs

Os KPIs (Key Performance Indicators), ou indicadores de desempenho, servem para medir o sucesso de seu e-commerce de modo geral ou focado em um determinado processo. Eles viabilizam a realização dos objetivos do negócio.

A integração com ERP possibilita a geração, a análise e o acompanhamento dos dados que orientam a definição de ações. Alguns exemplos de indicadores:

  • Traffic Sources: identifica de onde os usuários estão vindo.
  • Impressões: número de vezes que determinado anúncio é exibido.
  • Click Throughts: quantidade de cliques em um link.
  • Sessões: número de visitas em uma página.
  • Opt-Out: total de usuários que se descadastraram.
  • CPC: custo por clique.

Ao monitorar esses e outros indicadores antes da Black Friday, você maximiza o potencial de suas ações para melhorar a performance durante as vendas desse período.

Garante a precisão sobre os processos e atividades gerenciais

Como a integração com ERP agrupa informações de diferentes setores e etapas do processo gerencial e administrativo do seu e-commerce, permite que os dados transitem sem interrupções.

Essa é uma das maneiras mais eficazes de você identificar e eliminar barreiras, agilizando todas as ações que são feitas. No contexto da Black Friday, trata-se de um ponto fundamental para o seu sucesso nas vendas.

A geração de um relatório de vendas que reflete a realidade permite, por exemplo, que você identifique os produtos que têm a maior demanda e prepare seu estoque para o aumento significativo que ocorre na Black Friday.

Melhora o cadastro de produtos na loja on-line

A utilização de um bom sistema de ERP possibilita a integração SKU (Stock Keeping Unit), ou unidade de manutenção de estoque. Desse modo, você forma um cadastro com o máximo de informações sobre cada item vendido na loja on-line.

Fica mais fácil para que as diferentes áreas do seu negócio tenham acesso ao cadastro completo dos itens. Enquanto a equipe de compras determina a quantidade certa a ser adquirida, por exemplo, marketing e vendas traçam as estratégias para a Black Friday.

Facilita o cumprimento de obrigações fiscais

Outra vantagem da integração com ERP é a facilidade no cumprimento de obrigações fiscais. Sabemos que a legislação brasileira exige um alto nível de acompanhamento para que sejam evitados problemas com os órgãos públicos e consequentes multas.

A emissão e a entrega de documentos obrigatórios podem ser automatizadas por meio de um ERP. São eles:

  • Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e).
  • Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e).
  • Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).

Outras obrigações fiscais podem ser tratadas por meio de um ERP — facilitando o acesso à informação e centralizando os processos. Dentre elas, temos:

  • eSocial.
  • Declaração de Informações do ICMS e Movimento Econômico (DIME).
  • Sped Fiscal.
  • Bloco K do Sped Fiscal.

Note que a integração com ERP realiza um trabalho mais profundo em seu e-commerce, não somente pontual em relação à Black Friday. No entanto, é essa organização de dados e processos que possibilita atenção total à data mais importante do atual comércio eletrônico brasileiro e mundial.

Agiliza a emissão de notas fiscais

Sem a automatização proporcionada pela integração da plataforma de e-commerce com um sistema ERP, o processo de emissão de notas fiscais se torna mais moroso e suscetível a erros humanos.

Esse é um risco que você já não deveria correr no dia a dia da operação. Agora, imagine no período da Black Friday! O aumento no número de pedidos é proporcional à emissão de notas fiscais.

A integração com ERP possibilita diversos cálculos automáticos em relação aos impostos e tributos de cada pedido. De um lado, seu cliente obtém esse retorno com mais rapidez e, do outro, as vendas são agilizadas.

Viabiliza a roteirização e acompanhamento de pedidos

O aumento no volume de pedidos pode aumentar seu custo logístico — principalmente se não há uma roteirização das entregas. Sendo assim, a integração do e-commerce com ERP possibilita planejar com eficiência as estratégias de entrega.

Por meio da extração de dados, como os destinos dos produtos, é possível escolher os trajetos e modais mais eficientes. O ERP também possibilita acompanhar os pedidos por meio do cadastro de códigos de rastreamento.

Essas informações são essenciais para alcançar uma boa redução de custos, negociação de fretes com parceiros e enxugamento do ciclo de planejamento de montagem de cargas. Além disso, você passa a ter maior previsibilidade em relação às entregas.

Permite a criação de ações alinhadas com os dados do CRM

O CRM (Customer Relationship Management), ou gestão de relacionamento com o cliente, é outro software que também pode ser integrado à plataforma de e-commerce e que se beneficia do ERP.

Por meio desse sistema, sua loja on-line consegue gerenciar bem os contatos com os clientes e traçar estratégias para aumentas as vendas — inclusive na Black Friday.

Os dois softwares de gestão geram dados importantíssimos para qualquer negócio. Em relação ao e-commerce, você pode acompanhar a evolução de contatos desde o pré-venda até o pós-venda.

A integração com ERP também possibilita o cruzamento de dados como os momentos de integração com as vendas feitas — algo que identifica padrões de comportamento.

Informações como essa são valiosas, pois suas equipes de vendas e marketing podem obter maior controle em relação às ações feitas e prever, por exemplo, quais gatilhos que despertam o desejo de consumir.

A integração com ERP é um processo que torna sua loja on-line mais competitiva e bem-preparada para o futuro. A automatização das tarefas por meio desse software possibilita ainda que seus times se dediquem mais às estratégias de crescimento — ganhando produtividade e obtendo resultados cada vez melhores.

E aqui na JN2 você já tem uma plataforma de e-commerce preparada para ser integrada aos maiores e melhores softwares de ERP. Fale com um expert e conheça nossas soluções!

Você também pode se interessar