Como fidelizar clientes depois da Black Friday? 9 estratégias

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Por mais que os empreendedores dominem as melhores técnicas de vendas e saibam como se adaptar aos desafios do mercado atual, muitos ainda têm dificuldades a respeito de como fidelizar clientes.

Se você levar em consideração todos os investimentos que são necessários para atrair novos compradores para o seu e-commerce e compará-los aos gastos necessários para manter os consumidores que já compraram de você, a segunda alternativa certamente será muito mais em conta.

Isso significa que boas estratégias para fidelização de clientes são indispensáveis para o sucesso de qualquer loja virtual, já que são financeiramente vantajosas, ampliam suas possibilidades de negócios e ainda melhoram a percepção de sua marca!

Períodos especiais de vendas, como é o caso da Black Friday, são oportunidades perfeitas para colocar algumas ações em prática a fim de garantir clientes mais satisfeitos e fiéis à sua loja.

Trata-se de uma época em que as vendas na internet crescem significativamente, garantindo que seu e-commerce tenha mais chances de atrair novas pessoas, realizar vendas e, dessa maneira, fidelizar novos consumidores para conversões futuras.

Contudo, para que isso seja possível, é imprescindível que você preste um atendimento de excelência, capaz de satisfazer as demandas dos consumidores e fazer com que eles tenham vontade de comprar novamente no seu site.

E você? Quer descobrir como fidelizar clientes na Black Friday e proporcionar a melhor experiência aos seus clientes? Confira, a seguir, as 9 melhores dicas sobre o assunto!   

 

Como fidelizar clientes de maneira eficaz após a Black Friday?

Tão importante quanto aproveitar a Black Friday para ampliar as receitas, é não perder as oportunidades que podem surgir depois do período de promoções.

Entre as ações mais importantes, é preciso saber como fidelizar clientes para estender os benefícios da campanha para além das vendas do mês de novembro.

Isso significa implementar práticas capazes de proporcionar mais excelência à experiência dos consumidores, para que eles se sintam verdadeiros clientes vips e desejem de ampliar seu relacionamento com a marca.

A seguir, descubra quais são as estratégias para fidelização de clientes que não podem faltar no seu e-commerce:

1.   Entenda as necessidades do cliente

A experiência de venda não termina após a entrega da mercadoria. É papel das empresas manter um bom relacionamento com os clientes após a conversão, prestando assistência, tirando dúvidas, enviando conteúdo e ouvindo as opiniões, dores ou desejos das pessoas.

 

2.   Preze pelo atendimento

Mais do que oferecer um excelente atendimento em sua loja virtual, é preciso que o contato com os clientes também mantenha a qualidade no pós-venda.

Envios incorretos, devoluções, trocas ou mesmo atrasos sempre podem ocorrer. Nessas situações, as pessoas querem se comunicar com a loja com agilidade e nos canais que possuem mais familiaridade.

Sendo assim, não abra mão de canais amplos de atendimento (telefone, e-mail, chat, redes sociais, etc.) e de uma equipe preparada para conversar, entender, orientar e resolver problemas com clareza e seriedade junto aos consumidores.

 

3.   Proporcione uma boa experiência de compra

Já faz tempo que as pessoas não consideram apenas o preço e a qualidade dos produtos na hora de avaliar se estão satisfeitas com suas compras.

Ao adquirir um item na internet, o que os clientes mais valorizam são fatores como condições de pagamento, tempo de envio, facilidade para navegar no site e efetuar a compra, canais simples de atendimento, bom suporte, entre outros pontos semelhantes.

Assim, garantir uma excelente experiência de compra é a melhor resposta sobre como fidelizar clientes, pois é dessa maneira que as pessoas valorizam seu e-commerce e passam a ter vontade de interagir com ele novamente.

4.   Respeite o intervalo de compra do cliente

Dificilmente as pessoas compram novos produtos logo depois de já terem adquirido outras mercadorias online. De acordo com o tipo de cada item, seu preço e do perfil dos clientes, existe um intervalo para que ocorram as recompras.

Com isso em mente, sua loja precisa saber quais são os meios e momentos certos para interagir com seus consumidores, direcionando suas ações de relacionamento com base em seus interesses.

 

5.   Inclua o marketing digital nas estratégias para fidelização de clientes

As estratégias de marketing digital para e-commerce são inerentes a qualquer loja virtual. Ou seja, é impossível vender na internet com sucesso sem elas.

No entanto, um erro comum é o de negócios digitais que investem em marketing apenas para atrair novas pessoas, e não para valorizar sua imagem entre aqueles que já conhecem a marca e até mesmo compram dela.

Com isso em mente, não se esqueça de direcionar suas ações para quem já é seu cliente, sejam elas de marketing social, e-mail marketing, marketing de conteúdo, entre outras.

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6.   Elabore uma estratégia de e-mail marketing eficiente

Por falar em e-mail marketing, essa é uma ferramenta que não pode deixar de ser mencionada quando o assunto é como fidelizar clientes!

Evite restringir a sua comunicação via e-mail apenas a mensagens transacionais, sejam elas de confirmação de cadastro, compra, entre outras semelhantes.

No mesmo sentido, de acordo com o tópico 4, também é preciso respeitar o intervalo de compra do cliente, evitando muitas promoções personalizadas ou e-mails excessivos logo após a Black Friday.

O ideal é investir em conteúdo de relacionamento, que seja relevante para as pessoas ao abordar informações sobre a utilização do produto comprado, suas possibilidades ou até mesmo benefícios que podem ser obtidos por meio dele.

Em suas mensagens, também procure não ser muito técnico. Por mais que o e-mail marketing seja automático, invista em uma abordagem humanizada, valorizando os clientes, os agradecendo pela confiança e se colocando à disposição para dúvidas e feedbacks.

 

7.   Ofereça produtos complementares

Uma boa resposta de como fidelizar clientes é o uso do up-selling e do cross selling. Se o seu cliente comprou um smartphone, por exemplo, você pode enviar ofertas personalizadas de acessórios. Se ele comprou um filme, você pode oferecer outro da mesma franquia, e assim por diante.

Nesse ponto, o ideal é encorajar as pessoas a fazerem novas compras e demonstrar como sua loja preocupa-se em lhes oferecer opções alinhadas aos seus gostos e necessidades.

 

8.   Faça boas ofertas de compra

Entre as principais estratégias para fidelização de clientes depois da Black Friday, não podemos ignorar que as promoções oferecidas na própria data também são muito importantes para que as pessoas se sintam realmente satisfeitas.

Com isso em mente, não deixe que a Black Friday seja apenas um dia comum ou de ofertas simples, pois as pessoas deixarão de procurar sua loja ao perceber que ela não está engajada com esse grande movimento mundial de descontos e ofertas.

Por isso, crie promoções criativas para surpreender na Black Friday, promovendo ações que sejam atrativas e realmente vantajosas para os consumidores.

Muitas são as estratégias possíveis para ir além dos descontos, desde o clássico “compre e ganhe”, até recompensas de checkout, estorno em dobro, ofertas antecipadas, descontos progressivos etc.

 

9.   Faça promoções exclusivas em sua estratégia para fidelização dos clientes

Por fim, outra alternativa sobre como fidelizar clientes é fazer com que os mesmos se sintam parte de um grupo exclusivo, em que são valorizados e podem obter vantagens.

Para isso, promova promoções exclusivas para aqueles que são clientes recorrentes de seu e-commerce, para encorajá-los a fazerem suas compras apenas na sua loja.

Quando as pessoas percebem que têm descontos, benefícios e ações feitas somente para elas, é muito mais fácil que as mesmas não busquem concorrentes, não só pelo benefício econômico, mas também por valorizarem esse tipo de relacionamento.

Como você notou em nossas dicas, é indispensável superar as expectativas das pessoas, fornecendo um atendimento de qualidade tão elevada, que seja capaz de realmente engajar e fidelizar aqueles que compraram na sua loja.

Ocasiões como a Black Friday são perfeitas para que novos consumidores conheçam a sua marca, tenham a chance de conferir suas soluções e se surpreendam ao ponto de se tornarem clientes fiéis.

Com isso em mente, invista sempre em oportunidades atrativas, no bom relacionamento com os usuários e em tecnologias de ponta, capazes de proporcionar a melhor experiência possível para quem acessa e compra no seu site.

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