como montar um negócio online do zero

Muitos varejistas optam por abrir uma loja virtual para diversificar os canais de venda, porém, começam a ter dúvidas sobre como estruturar o negócio e deixar tudo funcionando perfeitamente. Neste artigo, ajudaremos empreendedores que estão nessa situação, explicando como montar um negócio online do zero.

Para isso, explicamos as três etapas iniciais da criação de um negócio virtual. São elas:

  • Planejamento;
  • Infraestrutura;
  • Divulgação.

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Planejar é fundamental

O primeiro passo de como montar um negócio online do zero é a criar um planejamento estratégico. Isso quer dizer que, antes de mais nada, você precisa entender como será o funcionamento da loja virtual e cada etapa da sua implantação. 

Capriche no planejamento, pois o cumprimento dessa etapa com atenção e dedicação aumenta, consideravelmente, as chances de sucesso.

O segmento

Para abrir sua loja virtual, você terá que definir o segmento — caso ainda não tenha loja física. Com isso, você também identifica os concorrentes diretos e indiretos. 

Analise a estrutura e as ações deles para promover produtos e serviços. Além disso, entenda como funciona o processo de compra, pagamento e entrega de produtos deles. Depois, use esse conhecimento em benefício do seu e-commerce.

O público

A missão seguinte é compreender o comportamento de consumo dos seus futuros clientes. Para isso, você pode realizar pesquisas de mercado, ou consultar especialistas no setor. É muito importante conhecer sua buyer persona para acertar na comunicação e nos argumentos de venda.

Os produtos

Uma das grandes dificuldades dos empreendedores que se lançam no meio virtual é a definição dos produtos. Não seja indeciso, pois isso pode levá-lo ao erro de criar uma loja com excesso de produtos e demandas um grande investimento no estoque, armazenamento e distribuição, afetando o caixa da empresa.

Um dos mais importantes segredos de como montar um negócio online do zero é escolher um produto como carro-chefe — concentrando sua energia e foco para promovê-lo — e mais dois ou três para trabalhar em paralelo. Assim, aos poucos, é possível conquistar uma fatia maior de mercado e ampliar o mix.

 Como abrir uma loja virtual

Infraestrutura boa, vendas boas!

Outro segredo para montar um negócio online do zero é levar em consideração as ferramentas e tecnologias para o funcionamento dela. Quanto mais opções conhecer, mais assertivas serão as suas decisões. Nos tópicos seguintes, mostramos quais aspectos você deve organizar.

A hospedagem

A hospedagem é uma das decisões mais importantes na montagem de um negócio online do zero. Isso vai determinar a gestão de dados, o armazenamento de conteúdos e arquivos. Pesquise a melhor opção para que a loja jamais sofra com quedas e para que os dados estejam sempre seguros.

A plataforma 

A plataforma é um dos elementos mais importantes de uma loja virtual, pois é o que garante o funcionamento da loja, o gerenciamento de produtos e preços. Existem plataformas gratuitas, porém são ilimitadas. As plataformas open-source, como o Magento, são excelentes alternativas, principalmente no desenvolvimento de sistemas personalizados.

Frete

O preço do frete pode fazer toda a diferença no sucesso da loja virtual. Escolha um parceiro com preços competitivos, mas não abra mão de qualidade, mesmo que o cliente tenha que pagar os custos de entrega.

Custos

Ao planejar sua loja virtual, é preciso considerar todos os custos. Você tem que orçar não somente os gastos iniciais para compra de produtos, mas também as despesas mensais com manutenção. Além disso, é importante levantar um capital de giro, que será fundamental para manter o funcionamento da loja nos primeiros meses.

Meios de pagamento

O objetivo de qualquer empreendedor ao  montar um negócio online do zero é fazer vendas. Seu e-commerce deve ter uma estrutura para gerenciar vendas e ser capaz de se conectar à uma instituição financeira que efetive a compra e não exija intervenção humana. Para isso, existem os gateways e facilitadores de pagamento.

Quem não é visto, não vende

Outra função crucial para o sucesso da sua loja virtual é acertar na divulgação das mercadorias. O ideal é que você separe uma verba mensal para isso e avalie o que pode ser melhor para a empresa.

É importante pensar em estratégias para atrair o público e para mantê-lo navegando no seu site. Para ajudar, listamos algumas ações de marketing que podem ajudar quem está montando um negócio online do zero. Veja!

Google Ads

O Google Ads e seu esquema de anúncios pode ser o caminho mais rápido para gerar tráfego na sua loja virtual. 

Após configurar sua campanha e determinar o quanto pretende pagar por clique, o Google passa a exibir anúncios da sua página, o que pode ser muito importante, principalmente no começo.

Cabe ressaltar que, apesar de contribuir com o tráfego, cada clique nos anúncios é pago por você. Portanto, selecione bem as palavras-chave e as páginas de destino para que os gastos não sejam maiores que o retorno.

SEO

Se você não quer depender somente dos anúncios pagos, pode trabalhar uma estratégia SEO e produzir conteúdo relevante para seu público. A otimização SEO deve ser feita em todas as páginas. Lembre-se, ainda, de fazer link building — levando o cliente para produtos através de termos relacionados – e de cuidar dos demais detalhes de HTML, como dar nome às imagens e usar URLs amigáveis nos títulos das páginas do site.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é ótimo para manter o cliente engajado e fazê-lo retornar sempre que recebe uma notificação de promoção ou lançamento de produto. 

Para a estratégia de e-mail marketing funcionar, é importante disponibilizar uma newsletter na loja virtual e, dessa forma, coletar os e-mails.

Redes Sociais

Promover os produtos via redes sociais também é uma excelente estratégia para 

aproximar a loja virtual do público-alvo. Nesses canais, o principal ganho é a possibilidade de manter um relacionamento mais próximo com os clientes, além é claro de divulgar novidades e promoções.

 

Agora você sabe como montar um negócio online do zero e que, para isso, deve cumprir algumas tarefas. Tudo começa no planejamento, depois, vem a estruturação do negócio e, por fim, a dedicação para divulgar os produtos.

Quer garantir o sucesso da sua empresa na internet? Então saiba mais sobre a criação de uma loja virtual navegando no blog da JN2. Até mais!

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