Como o Magazine Luiza revolucionou o mercado e virou case de sucesso

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Inspiração para Inovar

Quando falamos de empresas que revolucionam no mundo digital, você possivelmente deve se lembrar do Magazine Luiza. A empresa, que hoje é uma das maiores redes de varejo do Brasil, é inspiração para todo empreendedor!

Para que você também se inspire, a JN2 vai mostrar como essa marca inovou em suas estratégias e virou case de sucesso no mercado online.

Confira! 🙂 

Magazine Luiza muito além das lojas físicas

O Magazine Luiza iniciou seu trabalho como um comércio varejista físico da empreendedora Luiza Trajano, em 1957. Atualmente, a marca transcende comerciais e promoções na TV: ela revolucionou o meio digital!

Quando Frederico Trajano assumiu a presidência da empresa, logo revelou a vontade de explorar o mundo digital e trazer o “calor humano” também para o universo online. 

E essa concepção permitiu um crescimento de quase 600% quando a estratégia digital foi abraçada por todos os colaboradores. Sim, todos!

De entregadores a vendedores, atendentes online à diretoria: todos passaram a utilizar o app online para reportar seu atendimento e receber feedback dos clientes. 

Luiza Labs: a transformação começa em casa

Em algum momento você deve ter se perguntado “mas como a marca controla e explora todo esse poder tecnológico?”. A resposta é bem simples: através do Luiza Labs, o laboratório de tecnologia do Magazine Luiza.

Todos os dias centenas de pessoas envolvidas nessa operação idealizam coisas, experimentam, erram, tentam novamente e mudam de estratégia até acertarem o ponto. E esse pode ser parte do segredo de tanto sucesso!

Afinal, o objetivo coletivo é tornar a vida do consumidor Magalu muito mais funcional e sua experiência com a marca cada vez mais agradável. 

A estratégia digital em múltiplas vivências

Como mencionamos, as vendas pela internet não traziam a intenção de ser apenas mais uma loja online. O Magazine Luiza revolucionou nas ferramentas digitais através da criação de aplicativos e plataformas.

Um exemplo de primeiro projeto foi o “Magazine Você”, um tipo de loja virtual que possibilita ao consumidor a criação de sua própria vitrine de produtos para vendê-los. A adesão já ultrapassa 300 mil usuários!

A “lista de casamento” do site e o próprio aplicativo da marca também são modelos de tecnologia e inovação digital. Com interface amigável e facilidade de navegação, o tráfego mobile já comanda a navegação do site Magalu.

A digitalização também nas lojas físicas

Toda a transformação e investimento no meio digital também foram incorporados às lojas físicas. Isso porque a marca, com toda sua bagagem varejista, sabe que o consumidor do comércio físico também deseja agilidade e um bom atendimento. 

E então surgiu a ideia de aplicativos para os lojistas. O Mobile Vendas, onde os vendedores têm acesso a todo o estoque da companhia, e o Estoquista, onde o colaborador encontra o produto com facilidade. 

Assim, o Magazine Luiza segue garantindo a máxima qualidade em sua operação física e online. 

O investimento em Marketplace

Já sendo referência no digital, em 2016 a plataforma online abriu espaço para seus parceiros, tornando-se um dos Marketplaces mais acessados do Brasil. 

O resultado foi uma expansão ainda maior, com um catálogo de produtos que já ultrapassa 600 mil skus. 

Mas a proposta vai além! A ideia da marca é ser uma plataforma que auxilia na chegada do varejista ao mundo do comércio online. Com isso, torna-se cada vez mais uma empresa referência no crescimento de parcerias. 

Na plataforma JN2, por exemplo, você conta com o hub de integração da Plugg.to, para vender no Magazine Luiza e em diversos outros marketplaces.

Lu: uma lição de brand persona

De vendedora virtual a influencer digital — essa é a história da “Lu”, a brand persona do Magazine Luiza.

Inspirada em Luiza Trajano, a fundadora, a Lu auxilia os compradores no site, interage e descomplica todas as dúvidas sobre termos técnicos e funcionalidades dos produtos.

Com a popularidade, surgiu o “Canal da Lu” no YouTube, hoje com mais de 1,6 milhão de inscritos. 

O termo “Magalu” surgiu de uma forma carinhosa, criando uma conexão entre a Lu e a marca, deixando-a mais próxima de seus consumidores. Por fim, o resultado é a empatia e fidelização do cliente

A inspiração para o seu negócio

Viu só?! O case de sucesso do Magazine Luiza nos mostra a importância de uma estratégia bem alinhada e estruturada para aumentar as taxas de conversão e garantir a satisfação do cliente.

Quer mais inspiração? Leia nosso artigo “Gatilhos mentais: estratégias que impulsionam vendas online.”

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