Muitas vezes o mercado não sinaliza com clareza o momento propício para aumentar as vendas, porém o faturamento da empresa nunca mente! Quando as vendas do negócio caem, todo o equilíbrio do seu empreendimento pode ficar na corda bamba. E aí, como vender mais?

Não é segredo que as vendas de uma empresa estão diretamente atreladas ao seu faturamento, afinal, é justamente delas que vêm a maior parte do lucro obtido. Para impulsioná-las e fazer com que o seu empreendimento volte a crescer, é necessário que o empreendedor tenha criatividade e proatividade.

Para os pequenos e médios empresários o desafio pode ser ainda maior. Já que eles nem sempre têm o tempo ou a experiência necessária para desenvolver ações de marketing com resultados efetivos. A intenção deste artigo é justamente ajudar as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) a contornar o momento de forte crise econômica, ensinando-as como vender mais. Confira as nossas dicas a seguir!

1. Invista em marketing

As vendas e o marketing de uma empresa sempre devem caminhar de mãos dadas. As ações de marketing são cruciais para aumentar o montante de vendas do seu negócio. E é a propaganda que despertará o interesse do comprador pelo seu produto ou serviço.

O marketing é capaz de transmitir sua mensagem aos seus potenciais clientes, dando uma visão do que a sua empresa oferece, demonstrando os seus diferenciais competitivos e ainda solidificando a imagem da sua marca. Portanto, se o seu objetivo é vender mais, é hora de repensar se suas estratégias estão surtindo o efeito desejado.

A primeira vista pode parecer confuso dizer que é preciso gastar para conseguir lucrar. No entanto, para vender mais e ter um faturamento satisfatório, é necessário que a sua propaganda chegue aos seus clientes potenciais e os impacte — e isso demanda investimento.

O importante é saber equilibrar os seus gastos com propaganda, especialmente em momentos de crise como os que enfrentamos atualmente. Além disso, de nada adianta fazer uma campanha de marketing massiva, se o cliente chega na sua empresa, o atendimento é ruim e o mix de produtos não é satisfatório.

2. Crie um e-commerce

Com o aperfeiçoamento constante da tecnologia, ela tem se tornado cada vez mais útil para os empreendedores que planejam crescer. Se as suas vendas estão baixas, uma boa estratégia é montar uma loja virtual.

O e-commerce atualmente é muito importante aos empreendedores, porque tem baixo custo e grande alcance. Através da internet, fica mais fácil encontrar consumidores interessados em seus produtos e serviços em todo o país.

Apesar de o investimento em uma loja virtual ser menor, não se esqueça de fazer um estudo cuidadoso e avaliar se o caixa da empresa está saudável o bastante para conseguir sustentar essa expansão.

Antes de vender pela internet é importante se preocupar com a informação visual da sua empresa, buscando criar um ambiente de compras atrativo, simples e de boa usabilidade para os seus clientes. Lembre-se também de oferecer preços atrativos e diferenciais, pois na internet a concorrência pode ser ainda maior e é mais fácil para o cliente comparar preços entre as lojas.

3. Qualifique a sua equipe de vendas e ensine-os como vender mais

A capacitação dos profissionais da área de vendas é essencial e tende a gerar bons resultados rapidamente. Esta prática normalmente não é adotada no Brasil com a mesma frequência com que é usada em outros países, pois geralmente a capacitação do time de vendas é interpretada como uma despeda extra e não como um investimento necessário que tornará o negócio mais lucrativo.

Grande parte dos pequenos e os médios empresários ainda são muito presos aos gastos, por isso, é preciso ter cuidado com os investimentos feitos em suas organizações. No entanto, a capacitação da equipe deve ser encarada sempre como investimento e não como simples despesa.

4. Conheça o seu cliente

A melhor forma de vender mais é ter clientes fiéis. Quando seus consumidores estão fidelizados, eles dão preferência à sua marca em vez da concorrência e ainda potencializam o marketing boca a boca, trazendo mais clientes para dentro do seu negócio.

Para fidelizar os seus clientes é necessário conhecê-los. Ao identificar quais são os anseios dos seus compradores, você consegue levar para eles ofertas mais relevantes, saber se seus consumidores estão priorizando qualidade, preço ou atendimento e ainda ter um panorama mais claro das demandas que eles fazem à sua empresa.

No caso de uma loja de vestuário, por exemplo, conhecer o gosto do seu cliente final permite apresentar peças que combinem com o estilo dele, incentivando-o a comprar mais.

5. Ofereça promoções

As promoções, sejam na sua loja física ou virtual, são ótimas estratégias para atrair consumidores e impulsionar as vendas. Os compradores mais conscientes estão sempre de olho em bons preços e benefícios e as promoções são um chamariz para esse perfil de pessoas.

Uma boa dica é investir nos cupons on-line, que vêm ganhando cada vez mais força nos últimos anos. Os sites de vendas coletivas também podem ser uma boa pedida para o empreendedor que quer saber como vender mais. Esses sites permitem que o empresário faça um melhor preço final dos seus produtos e serviços e impulsione o comprador a gastar mais, porque os preços se tornam mais vistosos para ele.

6. Trabalhe o seu diferencial competitivo

Quando um cliente dá preferência a uma empresa, ele espera encontrar uma vantagem naquela compra — qualidade do produto, atendimento presencial, praticidade para compras on-line, etc. Estas vantagens, quando são encontradas nos concorrentes, se tornam grande diferenciais que tornam seu negócio mais competitivo.

Para conseguir potencializar as chances de sucesso do seu negócio, é necessário que você identifique qual o diferencial competitivo da sua empresa, seja preço, qualidade ou demais fatores, e apostar nele. Para descobrir qual o diferencial mais atrativo da sua empresa, é preciso voltar alguns passos e repensar sobre o que o seu consumidor busca. Isso te ajudará a investir no que dá mais lucro ao seu empreendimento.

Agora você conhece as melhores dicas de como vender mais. Coloque-as em prática, mas com cuidado para não realizar investimentos que estourem orçamento da sua empresa. Para ficar por dentro das nossas atualizações e não perder as melhores dicas, assine já a nossa newsletter!


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