Design: como usar as cores a favor do seu e-commerce

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Design e cores no e-commerce

Os designers conhecem bem os elementos básicos utilizados na comunicação visual. São eles: ponto, linha, forma, direção, tom, cor, textura, escala, e movimento. Estes elementos servem para, dentre outras coisas, causar reações involuntárias e subjetivas ao receptor de determinada peça. 

Hoje falaremos da cor. Ela tem propriedades incríveis, sendo fundamental para a harmonização de todos os elementos. Sua atuação influencia na atividade muscular, mental e nervosa e a combinação certa de cores pode despertar sentimentos de agitação, urgência, alegria, calma, tristeza, segurança, fome e até ansiedade.

 1. Conheça o que as cores significam e provocam: 

  •  Amarelo: verão, calor, ouro, riqueza, alegria, criatividade, motivação, energia, prazer, conforto, alerta, esperança, iluminação, alerta, euforia, otimismo, inveja, hipocrisia, ciúme, recreação, entendimento, traição, jovialidade. 
  • Azul: calma, bondade, serenidade, paciência, energias positivas, frio, mar, céu, feminilidade, intelectualidade, simpatia, serenidade, fidelidade, confiança, harmonia, afeto, amizade, viagem, verdade, advertência, tradição, fantasia, virtude, divindade.
  • Branco: inocência, paz, fé, divindade, calma, harmonia, batismo, casamento, pureza, ordem, simplicidade, limpeza, feminilidade, bem, ressurreição, perfeição, sacrifício, morte, espíritos, fantasmas, minimalismo e luto em algumas culturas. 
  • Cinza: elegância, velhice, tédio, respeito, tristeza, intelectualidade, espiritualidade, neutralidade. 
  • Laranja: calor, alegria, juventude, confiança, otimismo, estímulo, prazer, êxtase, euforia, outono, aurora, festa, luminosidade, criatividade, senso de humor, fogo, fome, recreação, exotismo, sociabilidade, transformação, perigo. 
  • Marrom: energia positiva, solidez, segurança, cordialidade, nobreza, melancolia, terra, outono, desconforto, pesar, vigor.
  • Ouro: dinheiro, sorte, luxo, felicidade, bem-aventurança, fama, verdade, beleza, deslumbramento, ostentação.
  • Prata: velocidade, dinheiro, lua, falsificação, distância, frieza, limpeza, clareza, intelectualidade, futuro, modernidade.  
  • Preto: morte, luto, dor, tristeza, melancolia, mistério, poder, estilo, pessimismo, nobreza, seriedade, violência, negação, elegância, fim, culpa, introversão, sujeira, mau, azar, 
  • Rosa: afeto, positividade, motivação, amor, doçura, delicadeza, charme, gentileza, carinho, erotismo, nudez, infantilidade, suavidade, sentimentalismo, milagre, criatividade. 
  • Roxo: intuição, melancolia, tranquilidade, poder, criatividade, realeza, extravagância, vaidade, fantasia, mistério, egoísmo, espiritualidade, noite, aurora, feminismo, homossexualidade, penitência, sobriedade, singularidade, beleza, exoterismo, pecado, originalidade, inconformismo, 
  • Verde: esperança, fertilidade, calma, frescor, leveza, natureza, adolescência, bem-estar, saúde, esperança, liberdade, burguesia, vida, primavera, frescor, imaturidade, juventude, liberdade. 
  • Vermelho: paixão, amor, ódio, sangue, vida, nobreza, riqueza, luxo, proibição, imoralidade, erotismo, sensualidade, perigo, fogo, calor, vitalidade, agressividade. 
Em 1949 o psicólogo suíço Max Luscher realizou na Europa e nos Estados Unidos alguns testes e detectou que a preferência por uma cor está relacionada ao estado mental e ao equilíbrio hormonal, o que pode atrair, sensibilizar e até impulsionar uma pessoa.
 

2. Como usar isso a favor da sua loja 

Atualmente os recursos multimídia ainda não exploram o paladar, tato e ofato de forma comercial, restando a audição e visão para garantir ao consumidor uma experiência realmente satisfatória. O uso da cor com técnica e ética garantem boas vendas e satisfação já que 42% dos consumidores em lojas virtuais no Brasil utilizam o design como critério para medir a qualidade da mesma. Por isso, na hora de escolher as cores para seu e-commerce, pondere os significados e sensações listados acima e escolha o que mais combina com o propósito da sua loja e o que você quer que seus clientes sintam ao acessá-la. 
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