design loja virtual

Você sabia que 39% das pessoas, ao acessarem um site, tendem a fechar a página caso as imagens não carreguem adequadamente? Sabe-se também que 38% do tráfego costuma agir da mesma forma quando não considera o design das lojas virtuais atrativo.

E quando botões e links da página falham? Cerca de 33% dos visitantes são intolerantes quanto a isso. Todos esses dados foram coletados em um sólido estudo realizado pela Adobe, do qual o design foi um dos temas abordados.

Ao saber disso, certamente você passou a ter uma breve noção do quanto sua loja virtual está deixando de vender ao não investir no design. O comportamento do consumidor está ficando marcado pelo perfil exigente, levando as otimizações baseadas na experiência do usuário (UX Design) a cumprirem um papel muito importante.

Mas como atender a tantas exigências desse competitivo mercado?

Recorrer a um especialista em web design de primeira linha ou a uma boa agência de marketing digital são ótimas alternativas. Porém, antes de agir, é preciso saber no que exatamente o site precisa ser aprimorado para que vendas não sejam perdidas por questões de design.

Por isso, apresentaremos algumas dicas de otimização para o design de loja virtual. Confira!

Tenha um site responsivo

design-loja-virtual

O primeiro requisito para que uma página da Web tenha um design satisfatório é a responsividade. Isso porque os internautas navegam pela internet por meio de vários dispositivos – que vão do bom e velho desktop aos mais modernos smartphones – e o site precisa carregar de modo uniforme.

Em outras palavras, o conteúdo deve ser carregado por completo em qualquer tipo de dispositivo, e o layout deve se adequar a todos os tamanhos de tela. Em suma, o design responsivo evitará os problemas mencionados no início do texto e, assim, proporcionará uma experiência muito melhor aos visitantes.

Muitas das grandes lojas de departamento investem em site mobile, que, na prática, trata-se de uma outra versão do site otimizada para dispositivos móveis. Por ser uma página distinta, os custos se tornam muito mais altos pela necessidade de administrar dois websites – porém, segundo o Google, e-commerces que possuem um site mobile têm melhor performance nos resultados de busca.

Escolha a plataforma mais adequada para a sua loja

Design-Loja-Virtual-2

A escolha correta da plataforma de e-commerce  desde o início do projeto é um fator determinante para o futuro da loja virtual. Como a tecnologia é algo extremamente dinâmico, em que atualizações e novas ferramentas são desenvolvidas/lançadas incessantemente, algumas plataformas acabam parando no tempo e se tornando obsoletas.

Se a plataforma utilizada por sua loja está caminhando para esse destino, significa que é hora de fazer mudanças drásticas. Mas como saber se chegou o momento de trocar de plataforma? Existem alguns sinais claros que, caso estejam acontecendo na sua loja, indicam que é hora de avaliar outra opção:

  • Ferramentas essenciais não podem mais ser integradas à loja;
  • A plataforma não é customizável;
  • O layout das suas páginas não é adaptado para celulares;

Conheça os recursos das lojas virtuais JN2.

Utilize fotos de qualidade profissional

design loja virtual

Usar fotos de alta qualidade é essencial para que uma página de produto seja atrativa. Este detalhe fica bastante óbvio quando imaginamos um e-commerce de moda, por exemplo, no qual as fotos dos produtos não permitem uma análise precisa, pois ficam quadriculadas quando ampliadas.

Mas independentemente do segmento da sua loja, fotos profissionais proporcionam confiabilidade, além de transmitir uma imagem muito mais atrativa. Como no exemplo da loja de moda, um simples detalhe de uma peça pode fazer toda a diferença para que o cliente faça a compra!

Caso essa prática implique em carregar fotos “pesadas”, que exigem uma conexão mais rápida com a internet – e consuma franquia do 3G/4G –, ou até mesmo fotos com dimensões que comprometam o layout, opte pelos recursos de zoom ao passar com o mouse nas fotos.


Adicione uma barra de busca e filtros

Você se lembra sobre o que falamos a respeito da otimização baseada na experiência do usuário? Inserir uma barra de busca bem localizada e filtros que realmente funcionam são exemplos práticos disso.

São inúmeros os casos em que o visitante acessa o site para pesquisar. Portanto, disponibilizar filtros e um sistema de busca inteligente significa poupar o tempo dos clientes, além de mantê-los na página de sua loja, evitando que eles optem por entrar no site do concorrente.

Desenvolva o design da sua loja virtual de acordo com a identidade da sua marca

Design-Loja-Virtual-4

Há algum tempo o design  deixou de ser arte e os Designers definitivamente deixaram de ser artistas. Isso não quer dizer que design e arte não estejam intimamente ligados, afinal, a arte é  combustível em potencial para um designer.
Durante a concepção de um objeto, são utilizados alguns elementos como ponto, linha, forma, textura, cor, dentre vários outros e a arte serve de referencia para conceituar e caracterizar esses elementos.

Toda grande marca tem suas cores e uma estratégia própria de atuação no mercado. Quando vemos a combinação vermelho e amarelo, é comum lembrarmos do McDonald’s; o design e a navegação suave do site oficial da Apple nos dá uma perspectiva de como seus produtos são refinados. Muitos exemplos podem ser citados, porém, o importante é imaginar o seu e-commerce entre esses bons exemplos de identidade.

Conheça um pouco sobre algumas cores e suas sensações:
  • Branco: inocência, paz, divindade, calma, harmonia, para os orientais pode significar morte, batismo, casamento, cisne, lírio, neve, ordem, simplicidade, limpeza, bem, pureza.
  • Preto: sujeira, sombra, carvão, fumaça, miséria, pessimismo, melancolia, nobreza, seriedade. É expressivo e angustiante ao mesmo tempo. Alegre quando combinado com outras cores.
  • Laranja: prazer, êxtase, dureza, euforia, outono, aurora, festa, luminosidade, criatividade, tentação, senso de humor. Flamejar do fogo
  • Amarelo: egoísmo, ciúmes, inveja, prazer, conforto, alerta, esperança, flores grandes, verão, limão, calor da luz solar, iluminação, alerta, euforia.
  • Verde: umidade, frescor, bosque, mar, verão, adolescência, bem-estar, paz, saúde (medicina), esperança, liberdade, paz repousante. Pode desencadear paixões.
  • Azul: frio, mar, céu, horizonte, feminilidade, espaço, intelectualidade, paz, serenidade, fidelidade, confiança, harmonia, afeto, amizade, amor, viagem, verdade, advertência.
  • Roxo: fantasia, mistério, egoísmo, espiritualidade, noite, aurora, sonho, igreja, justiça, misticismo, delicadeza, calma.
  • Marrom: cordialidade, comportamento nobre, pensar, melancolia, terra, lama, outono, doença, desconforto, pesar, vigor.

Durante o desenvolvimento do site, procure enfatizar algumas peculiaridades de sua marca dentro do próprio layout. Por mais simples que elas possam parecer, não há dúvidas de que uma forte identidade está sendo construída conforme o crescimento da loja, o que fará toda a diferença a longo prazo – já que isso será fixado na cabeça dos clientes.

A cor entendida como um elemento traz consigo propriedades incríveis e sua escolha é fundamental para a harmonização de todos os elementos. Sua atuação influencia na atividade muscular, mental e nervosa e a combinação certa de cores pode despertar sentimentos de agitação, urgência, alegria, calma, tristeza, segurança, fome e até ansiedade.
 UX
Conheça um pouco sobre algumas cores e suas sensações:
Branco: inocência, paz, divindade, calma, harmonia, para os orientais pode significar morte, batismo, casamento, cisne, lírio, neve, ordem, simplicidade, limpeza, bem, pureza.
Preto: sujeira, sombra, carvão, fumaça, miséria, pessimismo, melancolia, nobreza, seriedade. É expressivo e angustiante ao mesmo tempo. Alegre quando combinado com outras cores.
Laranja: prazer, êxtase, dureza, euforia, outono, aurora, festa, luminosidade, criatividade, tentação, senso de humor. Flamejar do fogo.
Amarelo: egoísmo, ciúmes, inveja, prazer, conforto, alerta, esperança, flores grandes, verão, limão, calor da luz solar, iluminação, alerta, euforia.
Verde: umidade, frescor, bosque, mar, verão, adolescência, bem-estar, paz, saúde (medicina), esperança, liberdade, paz repousante. Pode desencadear paixões.
Azul: frio, mar, céu, horizonte, feminilidade, espaço, intelectualidade, paz, serenidade, fidelidade, confiança, harmonia, afeto, amizade, amor, viagem, verdade, advertência.
Roxo: fantasia, mistério, egoísmo, espiritualidade, noite, aurora, sonho, igreja, justiça, misticismo, delicadeza, calma.
Marrom: cordialidade, comportamento nobre, pensar, melancolia, terra, lama, outono, doença, desconforto, pesar, vigor.

Priorize aspectos de funcionalidade

Quando a palavra “funcionalidade” vem à tona, como ela se encaixa no quesito design? Muito se pensa que design se limita à estética, que uma página bonita seja sinônimo de um bom design. Na verdade, existem outros aspectos que também fazem parte do “bom design”, como:

  • Número de cliques necessários para concluir uma compra.
  • Facilidade de navegação (adicionando menu flyout ou em dropdown, por exemplo).
  • Simples acesso aos detalhes do produto.
  • Inserir botões de call-to-action.
  • Habilitar a opção de compra com 1 clique.

Em suma, um site com design funcional visa tornar a navegação muito mais intuitiva, dinâmica e, consequentemente, mais agradável para os clientes.

É nítida a importância do design para o sucesso de um site, sobretudo uma loja virtual, visto que há uma baixa tolerância do público com sites que contenham falhas de design. Portanto, invista nos quesitos funcionais da página e reforce a identidade da marca junto ao layout, mesmo que tudo isso implique em uma troca de plataforma.


 

JN2

Tenha tudo na melhor plataforma de e-commerce do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *