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E-commerce ou catálogo virtual? Veja as diferenças entre eles!

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Você sabe qual é a diferença entre catálogo virtual e e-commerce?

A escolha entre o desenvolvimento de um e-commerce ou de um catálogo virtual é uma decisão que gera dúvidas e depende de fatores que analisaremos neste artigo. Um desses fatores é a necessidade do seu negócio, que pode não envolver a criação de uma loja on-line.

No entanto, destacamos que a facilidade no acesso à informação e a grande competitividade no mercado varejista levaram o consumidor a um patamar maior de exigência. Antes de fazer qualquer escolha, ele pesquisa o máximo de informações sobre o produto antes de comprá-lo.

Essa realidade nos mostra que, independentemente de o seu negócio ter ou não uma loja virtual, é necessário que ela esteja presente na internet e monte, pelo menos, um catálogo virtual de produtos — mesmo que a compra seja feita no ponto de venda.

Continue a leitura e conheça as vantagens do catálogo virtual.

Porta de entrada para o meio digital

Se você deseja maximizar o potencial de vendas do seu negócio, ele precisa estar na internet. O ambiente digital é o ponto de encontro de pessoas, empresas, produtos e oportunidades para empreendimentos como o seu.

O consumidor, na atualidade, é digital. Ele utiliza esse meio para pesquisar informações sobre os produtos que deseja comprar, faz a comparação de preços e escolhe aqueles que melhor atendem suas necessidades.

Essa mudança no perfil do consumidor fez as empresas se adaptarem a uma nova demanda — dessa vez virtual. As lojas on-line são a resposta para o novo consumidor e representam novas possibilidades de venda, atração e retenção.

Criar um e-commerce, no entanto, pode ser um desafio para o empreendedor que está entrando no meio digital. Por isso, existe uma opção mais rápida e prática de ser desenvolvida: o catálogo virtual. A diferença entre essas soluções está na automação do processo de venda.

Automação no processo de venda é diferente

O catálogo virtual de produtos faz a exposição dos seus produtos na internet, assim como um e-commerce. No entanto, as duas soluções se diferenciam no momento em que o cliente escolhe seus produtos e decide finalizar a compra.

No e-commerce, o consumidor é o responsável por finalizar on-line o processo de pagamento. Depois de escolher seus produtos, ele realiza um cadastro e tem acesso à sacola de compras. O pagamento é feito no site.

O consumidor, no catálogo virtual de produtos, separa os produtos e o pedido é encaminhado para sua área de vendas — sendo analisado e, se aprovado, pago pelo cliente. Ou seja, o processo não é feito de maneira automatizada.

Essa diferença entre o funcionamento do e-commerce e do catálogo virtual destaca o nível de comprometimento que seu empreendimento deve ter com cada um. A implantação de uma loja on-line demanda dedicação diária ao projeto, bem como profissionais exclusivos.

Os profissionais que trabalham no e-commerce realizam processos como integração entre o negócio físico e o on-line, planejam e executam ações de marketing digital e analisam a demanda e o consumo do público.

Além disso, eles precisam receber os pedidos, efetuar a distribuição correta deles, fazer a gestão do estoque, realizar o atendimento on-line, integrar com a loja física e uma série de outros processos comuns na gestão de e-commerce.

Como esses processos demandam tempo, eles podem ser executados com mais calma por quem está começando no meio digital. Para agilizar a presença virtual do seu negócio, o catálogo virtual é uma solução mais rápida e simples de se obter.

Demandas especiais são atendidas pelo catálogo virtual

Nem todo negócio é igual e são nas particularidades que encontramos a necessidade de novas tecnologias e formas de atender o consumidor. Existem produtos que têm características especiais, como grandes volumes ou personalização.

O cliente pode personalizar os produtos que está comprando. Contudo, o valor final do pedido depende, basicamente, do que for solicitado..Isso significa que esse pedido precisa ser analisado por um profissional da sua área de vendas.

Quando sua empresa não está preparada para atender essas demandas diretamente por uma plataforma de e-commerce, o catálogo se torna a melhor opção. No entanto, as vendas são concluídas por canais tradicionais como telefone, e-mail ou presencialmente.

Presença digital garantida para o seu negócio

Outra vantagem do catálogo virtual de produtos é que ele pode ser associado ao site do seu negócio. Isso reforça a presença digital dele 24 horas, 7 dias por semana.

A oferta de produtos e serviços pela internet oferece uma nova dinâmica para o seu empreendimento. Com produtos e serviços expostos na internet, torna-se mais fácil que outros potenciais consumidores encontrem suas soluções.

Essa presença on-line também abre espaço para outras oportunidades, como o fortalecimento das ações de marketing digital. Com o tempo, você perceberá a necessidade de investir nas redes sociais e outros meios para maximizar as vendas — talvez o primeiro passo para a criação de um e-commerce ou de uma estratégia digital.

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Fortalecimento da operação da loja física

A operação da loja física também ganha um impulso nas vendas com o catálogo virtual, pois a exposição on-line dos produtos permite que o consumidor tome decisões a qualquer momento do dia a partir da consulta e análise do seu portfólio.

Existe também uma redução nos custos com a impressão de catálogos e a apresentação de mostruários, que ficam mais restritos às reuniões presenciais com determinados clientes.

As prospecções também podem ser feitas com mais eficácia por meios como o e-mail marketing. É mais simples apresentar sua empresa e enviar o link para o catálogo virtual do que anexar um arquivo que pode ser pesado demais ou tentar descrever as soluções que oferece.

Observe que o catálogo virtual é um complemento à operação do seu negócio e permite a maximização das vendas a partir da criação de oportunidades diferentes — desde a presença virtual até a forma de prospectar clientes.

O catálogo virtual também pode ser uma solução mais eficaz para determinados negócios, como os que personalizam produtos ou têm um volume de pedidos diferenciado. Certos itens precisam da análise de um profissional especializado para que seja entregue o orçamento ao cliente.

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