E-commerce para pet shop: quais as oportunidades?

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O e-commerce para pet shop é um segmento em franca expansão e, segundo dados do Instituto Pet Brasil, movimenta cerca de R$ 2 bilhões por ano. Dados de outro levantamento, dessa vez da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), aponta que o segmento pet possui o 11º maior tíquete médio de vendas on-line em nosso país.

Esses números são animadores e mostram que o mercado tem potencial para crescer ainda mais. No entanto, quem deseja ingressar no segmento on-line do mercado pet ou já opera uma loja física e pretende abrir uma virtual, precisa ficar atento às oportunidades para que sejam tomadas as melhores decisões.

Continue a leitura e saiba quais são as oportunidades em e-commerce para pet shop.

O mercado de pets no Brasil é o terceiro do mundo em faturamento

Não é segredo para ninguém que o Brasil ainda enfrenta as consequências de uma grande recessão em nossa economia. Entretanto, o setor que representa os produtos e serviços para animais de estimação foi na contramão e é um dos que mais cresce de maneira sólida.

A força do mercado pet pode ser apresentada nos números do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Geografia (IBGE). Confira os principais:

  • 132 milhões de animais de estimação.
  • Desse total, são 53 milhões de cães, 38 milhões de aves, 22 milhões de gatos, 18 milhões de peixes e 2,7 milhões de répteis e outros mamíferos.
  • Quarta maior produção de animais de estimação do mundo.
  • 5,4% do faturamento mundial.

O desafio da profissionalização no mercado pet

O mercado pet ainda é dominado pelas pequenas lojas e vendas de produtos em pequenos e grandes mercados. Contudo, há uma expansão de lojas especializadas que criam gigantescos shopping centers para os donos de animais de estimação.

Essas megalojas oferecem uma enorme quantidade de produtos e, em alguns casos, serviços próprios ou terceirizados por meio do aluguel de espaços. Concorrer com elas é um desafio que pode ser superado com a profissionalização do seu negócio.

Nas pequenas lojas, ainda há uma dificuldade de separar o amor pelo animal do talento para empreender no varejo físico e virtual. Mesmo com um pet shop pequeno, você tem como concorrer com as megalojas e e-commerces que vendem produtos para animais de estimação.

O processo de profissionalização envolve alguns pontos. São eles:

  • conhecimento do mercado;
  • gestão do negócio;
  • operação omnichannel.

O último ponto apresenta as principais oportunidades para o seu pet shop.

As oportunidades do segmento de e-commerce para pet shop

O público que tem animais de estimação é diversificado. Ele engloba pessoas de diferentes idades, gêneros, classes sociais e regiões do país. Isso oferece a primeira oportunidade para o seu negócio: trabalhar de maneira ampla ou mais segmentada.

O fato é que o pet shop, sem o apoio de um e-commerce, não é capaz de atender uma demanda maior que a da própria cidade ou região onde se encontra. A loja on-line é capaz de expandir fronteiras e levar seus produtos para pessoas de todo o país e até do exterior.

O custo-benefício de uma loja virtual é alto, pois facilita a venda e oferece praticidade para os consumidores, bem como opções mais baratas do que aquelas vendidas no ponto de venda.

Você pode trabalhar com um estoque bem maior e mais diversificado do que aquele presente no ponto de venda, pois os produtos não precisam ficar expostos e acabam ocupando menos espaço físico.

O consumidor do segmento pet busca todos os tipos de produtos para seu animal de estimação. Essa busca também é feita pela internet e pode resultar em seu site. Perceba que, on-line, é possível atender tanto o cliente que está na sua região quanto o outro que se encontra mais distante.

A estimativa da ABComm é que o comércio eletrônico brasileiro cresça 16% em 2019, com mais de 265 milhões de pedidos e um tíquete médio de R$ 301,00. Isso demonstra a força do e-commerce, que também é impulsionada pelo uso de smartphones.

Os mesmos aparelhos que são utilizados para fotografar e filmar os bichinhos, servem para postar esse conteúdo nas redes sociais e pesquisar produtos e serviços que atendam às necessidades de donos e pets.

As lojas on-line também estão aproveitando essa oportunidade e marcam presença em redes sociais como Facebook e Instagram — que adicionou a funcionalidade de e-commerce para perfis comerciais. Ou seja, você divulga sua marca e ainda vende os produtos em uma vitrine  que tem mais de 1 bilhão de usuários ativos.

Ter um e-commerce não significa abandonar a loja física. Por meio de uma operação omnichannel, na qual os diferentes canais se complementam, você consegue atender o público local e de fora com o mesmo padrão de qualidade.

Uma boa plataforma de e-commerce conectada a um eficiente sistema de gestão é capaz, por exemplo, de criar um estoque único para os produtos e retirar do site aquele que foi vendido no ponto de venda ou vice-versa.

A operação omnichannel também precisa de um sistema de gestão

De um lado, para aproveitar as oportunidades do e-commerce para pet shop, está a necessidade de escolher uma boa plataforma para loja on-line e, do outro, um sistema de gestão capaz de integrar a operação.

Se você está em busca desse tipo de solução, precisa conhecer a plataforma de e-commerce da JN2. Seus principais recursos são:

  • Performance de vendas: carrinho de vendas que facilita a conclusão e o pagamento do pedido.
  • Design: temas personalizados ou feitos sob encomenda, além de loja virtual pronta para ser acessada por smartphones.
  • Integração com estoque físico: controle feito de maneira automática.
  • Gestão de pedidos: são cancelados automaticamente aqueles que tiverem pagamento confirmado. Já os pagos recebem, também de modo automático, o código de rastreamento.
  • Integrações: sua loja on-line pode ser integrada ao sistema ERP Dr. Snoopy, um sistema de gestão para pet shop que é simples de usar e permite uma visão mais abrangente e profissional do negócio.

Agora que você conhece as oportunidades do segmento de e-commerce para pet shop, pode reorganizar sua estratégia para um crescimento por meio de uma operação omnichannel e atender um mercado com demanda cada vez maior.

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