ERP para e-commerce

Todo gestor de e-commerce deve administrar seu negócio de maneira segura, eficiente e integrada. Para isso, é necessário ter um bom sistema de ERP, ou seja, um sistema integrado de gestão empresarial. Por se tratar de uma moderna ferramenta de gestão, o ERP para e-commerce permite que você acompanhe todos os processos relacionados à loja virtual, sendo fundamental para identificar erros e acertos com mais precisão.

A gestão de todas as etapas dos processos, em uma única ferramenta, é o maior benefício que o recurso proporciona em sua loja virtual. Como consequência disso, você e sua equipe conseguem economizar tempo e dinheiro com a centralização e a otimização dos processos.

Nesse contexto dinâmico, onde a concorrência fica cada vez mais acirrada entre as lojas virtuais, é imprescindível buscar soluções e tendências para aumentar a competitividade dos negócios dentro de cada segmento. Mas e você? Sabe quais são os primeiros passos a tomar?  Entenda agora como um ERP para e-commerce pode ajudar sua loja virtual a crescer:

1. O que é e como funciona o ERP para e-commerce

ERP é uma sigla em inglês que significa Enterprise Resource Planning — em português, a tradução é Sistema de Integração de Gestão Empresarial. Sua principal função é reunir todos os dados operacionais e processos gerenciais de qualquer empresa em uma única ferramenta. No caso do ERP utilizado para e-commerce, o agrupamento de dados e processos ocorre dentro de um sistema que visa organizar melhor a rotina das lojas virtuais.

2. A importância do ERP para e-commerce

Uma única loja virtual, independentemente do seu porte, possui uma enorme diversidade de informações. A velocidade com que elas são atualizadas é cada vez maior, principalmente se as vendas estiverem em ritmo crescente. Diante de um cenário como esse, é cada vez mais difícil fazer com que os dados permaneçam organizados e disponíveis para consulta a qualquer momento, pois geralmente eles ficam separados em databases distintos. Por esse motivo, um comércio eletrônico precisa otimizar seus processos.

Tenha em mente que o ERP funciona como se fosse o cérebro da sua loja virtual. Todas as informações estão armazenadas nele, o que permite cruzamento de dados com mais facilidade e a obtenção de respostas em menos tempo. É importante investir na capacitação da equipe que vai trabalhar com a tecnologia ERP. Dependendo do cenário que sua loja virtual se encontra no momento, pode ser necessário considerar também novas contratações de profissionais que já são especializados em gerir esse tipo de ferramenta.

A aquisição de um sistema de ERP para utilização no e-commerce é fundamental para que o seu negócio consiga evoluir. O crescimento de uma loja on-line já faz com que o volume de informações e processos aumente consideravelmente, dificultando a gestão. Portanto, considere o uso dessa estratégia para otimizar a qualidade dos serviços que você presta.

fluxo do ERP para e-commerce

3. Os tipos de ERP

A escolha de um sistema pode ser um tanto difícil, pois existem muitas opções no mercado. Em primeiro lugar, tenha em mente que a ferramenta precisa se adaptar à sua plataforma de e-commerce e suprir todas as necessidades do seu negócio. O planejamento é um grande aliado do gestor durante a criação e a projeção de sua loja no futuro. Existem, atualmente, três opções de ERP para e-commerce. Veja como funciona e decida o melhor caminho para seu negócio:

3.1. Desenvolvimento próprio

A primeira delas se dá por meio do desenvolvimento de uma solução própria. Pequenos e médios empresários podem desconsiderar essa opção, pois ela envolve um custo altíssimo relacionado ao planejamento, desenvolvimento, teste e implementação.

3.2. Sistemas de código aberto

A próxima alternativa é buscar um código de ERP Open Source. Esses ERPs são sistemas cujo código é livre e podem sofrer alterações de acordo com as necessidades do seu negócio. Em relação aos custos, esse tipo de escolha chega a ser mais vantajosa do que a primeira opção. O problema é que nem toda plataforma de e-commerce chega a ser compatível com um ERP Open Source.

3.3. Solução especializada

A terceira opção é contratação de um software pronto e compatível com a maioria das plataformas para lojas virtuais. Essa contratação deverá ser feita juntamente às empresas especializadas em atender esse mercado. Uma grande vantagem de optar por essa escolha, é o recebimento de consultoria e orientação durante o processo de implementação. Além disso, é possível contratar treinamento para sua equipe e um suporte para eventuais dúvidas ou falhas.

4. Os benefícios da integração

Além dos benefícios que citamos até agora, a integração entre ERP e loja virtual proporciona a manutenção de uma base de clientes mais atualizada. Isso ocorre em virtude da migração dos cadastros de sua loja virtual para o sistema, evitando trabalho manual e uma maior confiabilidade na sua base de dados.

O atendimento dos pedidos do seu e-commerce passa a ser feito por meio do sistema de ERP, permitindo que estes sejam atendidos mais rapidamente. Isso ocorre por que todos os dados passam a ser controlados e gerenciados por uma única plataforma — desde a emissão da nota fiscal eletrônica até a entrega da mercadoria.

Administração de estoque e gestão do catálogo de produtos/serviços são outras áreas do seu negócio que poderão adotar uma nova dinâmica. Por meio de uma integração entre o estoque e sua loja virtual, todos os itens ficam precisamente atualizados no portal — evitando que clientes comprem algum produto esgotado. Isso otimiza a interação com o cliente e ajuda em suas campanhas de marketing.

 

Pelos motivos apresentados acima, um sistema de ERP para e-commerce vai proporcionar uma melhor gestão à sua loja virtual e um crescimento seguro e sustentável.

Sua loja virtual já conta com um sistema de ERP para e-commerce? Deixe seu comentário e nos diga quais são os problemas de gestão que precisam de mais atenção em seu negócio.

JN2

Tenha tudo na melhor plataforma de e-commerce do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *