Erros: como evitá-los em uma loja virtual

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evitar erros em uma loja virtual

O crescimento do e-commerce no Brasil, nos últimos anos, tem favorecido o consumidor, que encontra uma maior quantidade de produtos, preços e prazos de pagamento. Por outro lado, exige que os empresários desenvolvam estratégias inovadoras para aumentar o engajamento dos usuários e a quantidade de conversões.

Nessa disputa entre lojas virtuais, muitas vezes a compra é perdida por um pequeno detalhe. Uma informação sobre o produto que faltou ou uma dificuldade em concluir a compra. Mesmo utilizando uma excelente plataforma, caso não haja um planejamento estruturado de acordo com as necessidades e peculiaridades do seu negócio, sua loja está passível a equívocos prejudiciais ao seu negócio. Abaixo listamos 4 erros que podem ser prejudiciais ao desempenho da sua loja online e dicas de como evitá-los:

1. Páginas não encontradas e erros de navegação

Um erro comum que prejudica muito a experiência do usuário em sua loja virtual são as páginas não encontradas ou erros de navegação. Esse erro é especialmente prejudicial quando ocorre dentro de uma página de produto ou no check out da compra.

No Magento, esse problema pode ser causado por um módulo instalado no servidor chamado .htaccess, que cria a “reescrita de URL” para os produtos tornando-as amigáveis aos mecanismos de busca. Para corrigir este erro é preciso desativar essa reescrita na configuração do sistema.

2. Erros de servidor

Assim como páginas, servidores lentos ou com muitos erros irritam os usuários, que costumam não procurar sua página novamente para novas compras. Em geral, esse tipo de problema está relacionado ao servidor. A Plataforma Magento, por ser robusta, precisa de algumas configurações mínimas para que tenha um bom desempenho. Além disso, lembre-se de manter a configuração “safe_mode” desabilitada. 

3. Produtos que não são exibidos

Ao cadastrar um novo produto, é esperado que ele seja visualizado pelos consumidores o mais rápido possível. O problema é que, algumas vezes, mesmo após cadastrar o produto, vincular a uma categoria, limpar o cache e índices, o produto ainda não é mostrado em sua loja virtual.

Este problema pode ser causado por uma série de erros como marcações incorretas, vínculo com a loja e até mesmo disponibilidade de produtos em estoque. Em geral, basta marcar ou desmarcar uma das opções do produto para resolver o problema, mas é sempre bom consultar o gestor ou agência responsável por sua loja. Além disso, procure uma empresa que ofereça um treinamento das funcionalidades e peculiaridades da plataforma. Treinamento e suporte são suas garantias de uma operação com maior eficácia. 

4. Erros no checkout

O desempenho de qualquer loja virtual é diretamente impactado pela facilidade e disponibilidade do seu check out. Erros no momento de finalizar a compra devolvem o cliente para a página inicial ocasionando experiência negativa no ato da compra.

Para evitar esse erro é fundamental certificar-se que o servidor suporta um grande número de visitantes simultâneos e, a partir dos logs do sistema, ter certeza que esses erros não se originam na finalização da compra. Outro erro que pode ocasionar esse problema são módulos de cálculo de frete defeituosos ou falhas nas formas de pagamento, que não informam ao Magento os dados corretos. A correta integração com sistemas externos durante o desenvolvimento de sua loja é fundamental para que isto não aconteça.

Independente do problema, é muito importante acompanhar constantemente onde seu funil de compra está sendo comprometido em sua loja virtual. Dessa forma você terá condições de criar ou adaptar uma loja virtual que tenha as competências básicas para se qualificar como competitiva.

Para saber mais sobre como administrar sua loja virtual, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais 🙂

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