Experiência do Usuário Mobile

O comércio online não para de crescer no Brasil e no mundo. 

Com a rápida expansão do acesso a smartphones e suas funcionalidades que aumentam a cada ano, as compras através de dispositivos móveis também cresceram de forma meteórica.

Portanto, é preciso estar atento a toda essa evolução do mercado e acompanhar as mudanças que envolvem o varejo eletrônico.

Pensando nisso, a JN2 trouxe dicas bem interessantes para você melhorar a experiência do usuário via mobile na sua loja online. Vamos conferir?!

Por que é importante adaptar-se ao online?

Segundo dados da Criteo, no primeiro semestre de 2018, as compras realizadas através de dispositivos móveis cresceram 37% com relação ao mesmo período do ano interior no Brasil. No entanto, esse número não chega a assustar, já que estamos falando de um mundo extremamente conectado.

Basta olhar nas ruas e meios de transporte público: a maioria das pessoas está com seu aparelho em mãos acessando algum site, ouvindo música, assistindo conteúdo via streaming, e etc. 

Então, já que o mobile é um caminho sem volta, é essencial que as lojas virtuais estejam devidamente preparadas para atuar nesse cenário, caso queiram sua fatia de mercado.

Além disso, existem pessoas que visitam um site pelo celular para somente depois, pelo desktop, finalizar uma compra. Para esse tipo de público, também é importante contar com um site responsivo e compatível com os dispositivos móveis.

A escolha da plataforma é decisiva para esse processo. Se você quer escolher a plataforma de loja virtual mais adequada para a sua empresa, recomendo o download gratuito do nosso e-book:

Como otimizar seu site para mobile e vender mais

Pensando em toda essa realidade, é preciso tomar medidas estratégicas para otimizar seu site para mobile e, por fim, vender mais! Confira a seguir algumas dicas para fazer essa adaptação!

Simplifique o processo de compra

Simplificar o processo de compra é a chave para fazer negócio, seja no desktop ou no mobile. Então, configure filtros de buscas úteis e organize seus produtos para que eles possam ser encontrados mais facilmente por quem o procura.

Na JN2, por exemplo, você conta com o recurso de Itens Vistos Recentemente. Assim, se o cliente visualizar seu produto, mas deixar para comprar em outro momento, ele terá fácil acesso aos últimos itens visualizados. 

Preencher formulários gigantescos é outra ação que dificulta a finalização do pedido e muitas vezes até afasta novos clientes. Então, o ideal é simplificar ao máximo os campos para preenchimento e tornar esse processo mais rápido e objetivo. 

Neste caso, uma opção válida é salvar os dados do cliente para compras futuras. No entanto, é preciso tomar cuidado com essa prática e ficar de olho na LGPD, que é a Lei Geral de Proteção de Dados. Saiba mais:

  • A LGPD é uma norma criteriosa de proteção de dados na internet e deve ser cumprida pelas empresas que recebem dados de clientes. São, ao todo, 10 princípios básicos que incluem autorização do uso de informações, transparência e segurança desses dados.

Você pode saber mais detalhes sobre esse assunto no nosso texto LGPD em e-commerce: por que seu negócio deve se adaptar.

Fique atento(a) ao tempo de carregamento da página

Mesmo que o design do seu site seja atrativo e com layout organizado, uma página que demora para carregar pode fazer o cliente desistir da compra. E a velocidade desse carregamento não impacta apenas nas vendas, mas também em SEO, um ponto essencial para o desempenho do seu e-commerce.

Leia também: 4 erros de SEO para você evitar em seu e-commerce

Por isso, é importante alinhar com a equipe de desenvolvimento que o código fonte seja limpo, e que as imagens e formato estejam no tamanho certo. 

Trabalhe com fotos de qualidade

Investir em fotos de alta resolução também impacta diretamente na experiência do usuário. Afinal, boas imagens permitem que o cliente visualize melhor o produto e todos os seus detalhes. Ou seja, isso gera confiança e agrega valor à sua marca, o que é muito importante para a fidelização de clientes.

Além disso, se for o caso do seu produto, é interessante humanizar as fotos, com pessoas usando ou interagindo com o que está sendo vendido. Assim, o consumidor pode ter uma percepção mais ampla do produto e ver detalhes como tamanho, por exemplo.

Você pode entender mais sobre esse assunto no nosso texto Aprenda a otimizar as páginas de produto da sua loja online

Invista em um aplicativo

Os aplicativos para celular são modernos, práticos e vieram para ficar. Por isso, uma boa estratégia é usar esse recurso para criar novas oportunidades de vendas e melhorar a experiência do usuário com sua marca.

Portanto, após criar o seu app para e-commerce, divulgue a novidade através do e-mail, redes sociais e ofereça descontos exclusivos para os usuários dessa plataforma. Assim, você pode renovar o seu público e alcançar ainda mais pessoas.

Trabalhar para melhorar a experiência do usuário via mobile em sua loja é fundamental

Quem deseja se destacar no mercado não deve, de forma alguma, ignorar a presença do mobile no comércio. É importante analisar cada ponto citado acima e trabalhar para que o usuário encontre no seu site um lugar seguro, rápido e prático para fazer suas compras.

Precisa de uma plataforma de e-commerce completa e com diferentes funcionalidades? Então acesse agora mesmo o site da JN2 e fale com um de nossos experts. Aqui você encontra a solução ideal para fazer o seu negócio crescer e vender mais!

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