Frete grátis no e-commerce

Ao fazer uma compra pela internet, quem nunca colocou produtos no carrinho e desistiu ao descobrir o valor do frete, não é mesmo?!

Quando esse preço é muito alto ou até, em alguns casos, quase chega ao valor do produto, os clientes fogem da sua loja e a compra não é finalizada.

Mas como resolver esse problema e oferecer frete grátis sem causar prejuízos à empresa? Acompanhe as dicas da JN2 e saiba o que fazer!

Estabeleça um valor mínimo

Já dizia o velho ditado: “nada nessa vida é de graça”. Ou seja, ao oferecer frete grátis, alguém irá arcar com esse custo. 

Por isso, a primeira dica para que este procedimento seja rentável para sua empresa é oferecer a isenção do frete em compras acima de um valor X.

Isso poderá aumentar suas chances de vendas e as compras com alto valor serão mais frequentes. Assim, a oferta para o consumidor será mais atrativa e sua loja ganha em ticket médio.

No entanto, é importante tomar alguns cuidados para que essa ideia funcione. O primeiro deles é fazer as contas e avaliar qual valor limite ideal para oferecer o frete grátis. Com planejamento e estudos, é possível agradar o cliente e não ficar no vermelho no final do mês.

O outro detalhe é fazer a divulgação desse benefício. Portanto, use banners, envie e-mails, SMS e diversos outros recursos para divulgar o seu frete grátis e incentivar seu consumidor a comprar.

Escolha determinados produtos

Também vale a pena estudar quais mercadorias poderiam entrar na categoria de frete gratuito do seu site. 

Você pode escolher, por exemplo, algum produto de valor mais alto no site, com peso mais leve, que seja fácil e barato para transportar, enfim… Esse levantamento poderá indicar alternativas que justifiquem o frete grátis e tornem esse processo mais vantajoso. 

É importante deixar esse produto em destaque no site e com a informação do frete visível para quem deseja comprá-lo.

Escolha épocas sazonais

Em períodos sazonais, como Natal e Black Friday, muitas pessoas têm a expectativa de que as lojas ofereçam frete grátis nas compras. Então, vale a pena testar esse recurso, já que épocas como essas costumam ser bastante concorridas e o mercado fica altamente competitivo.

No entanto, se você ainda não trabalha com o frete grátis, aí vai uma dica: não comece pelas datas mais importantes do ano. O ideal é ir aos poucos e fazer testes em épocas como o Dia dos Namorados, por exemplo. 

Esse cuidado ajuda a evitar surpresas como um fluxo gigante de entregas que não estava planejado. 

Benefício para clientes fiéis

Além disso, você também pode usar a isenção do frete apenas para quem compra sempre no seu e-commerce

É uma forma de agradecimento que faz o cliente sentir-se especial e ter ainda mais motivação para comprar e falar bem da sua loja. Para esse caso, você pode oferecer frete grátis em todas as compras ou durante um intervalo de tempo, dependendo das possibilidades da empresa.

Já falamos um pouco sobre esse assunto no texto sobre como garantir a fidelização de clientes do seu e-commerce. Vale a pena conferir!

Retirar na loja

E, por fim, se sua loja online também possui espaço físico, outra solução é permitir que o consumidor retire o produto na própria loja. 

O legal dessa opção é que as oportunidades de venda aumentam. Afinal, ao estar dentro do seu estabelecimento, esse cliente poderá se interessar por outros produtos e realizar uma nova compra. 

Com planejamento, você consegue boas oportunidades através do frete grátis!

Pensar em uma boa estratégia para oferecer o frete grátis pode fazer suas vendas aumentarem consideravelmente. Portanto, avalie suas condições e considere cada dica acima para começar a trabalhar esse recurso em sua plataforma. 

Pronto(a) para criar sua estratégia de frete grátis? Então continue acompanhando as dicas de e-commerce no blog da JN2! Aqui nós te contamos tudo o que você precisa saber para construir um negócio de sucesso!

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