Game of Thrones: 5 lições do seriado para melhorar seu e-commerce

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game of thrones e e-commerce

Game of Thrones, da HBO, é sem dúvidas uma das séries de maior sucesso e repercussão dos últimos anos. A próxima e última temporada, com estreia prevista para abril de 2019, é aguardada por fãs ansiosos de todo o mundo, que esperam um desfecho à altura do enredo, que veio se desenrolando ao longo dos últimos sete anos.

Ainda que a série seja ambientada em um período medieval, é possível fazer várias comparações com os dias atuais e extrair ricas lições que podem ser aplicadas em nossas vidas. Mas como essas lições se aplicam ao e-commerce? Qual a relação entre a série e as estratégias que podem ser utilizadas pelo varejo online? Descubra cinco lições valiosas da série Game of Thrones para o e-commerce:

1 – Faça um bom planejamento e tenha seu objetivo sempre em mente

margeary em game of thrones e e-commerce

Por se tratar de um mercado promissor e que apresenta crescimento constante, o e-commerce é a escolha de vários empreendedores, que enxergam o potencial de sucesso em realizar vendas online. Porém, nem todos tem uma estratégia bem definida ou fazem um planejamento adequado do negócio, um erro grave e que pode comprometer o sucesso a longo prazo. Imagine que o êxito do seu e-commerce é como a disputa pelo Trono de Ferro, o objetivo é desejado por muitos, mas só quem tem um bom planejamento e está preparado para os desafios desse mercado conseguirá conquistá-lo.

Ter um plano de negócio é essencial para guiar as decisões estratégicas e alcançar resultados satisfatórios, alinhados ao objetivo do seu negócio. Pesquise sobre o nicho em que você pretende atuar, identifique os concorrentes, seu público-alvo, quais são os melhores fornecedores e documente tudo. Calcule o quanto você precisará investir e em quanto tempo espera ter retorno desse investimento, preparando-se inclusive para imprevistos que poderão ocorrer durante esse período.

2 – Tenha um exército poderoso ao seu lado

exército de game of thrones e e-commerce

Para entrar na competição você precisa de um exército robusto e preparado, que te ajude a alcançar seus objetivos e que não limite o seu negócio. Uma das vantagens de atuar no e-commerce é poder contar com uma estrutura extremamente enxuta, inclusive no número de funcionários.

No e-commerce, o equivalente aos soldados do exército é a plataforma da sua loja virtual. Se a plataforma é fraca e não acompanha o seu negócio, a derrota é inevitável. Assim como Daenerys buscou um exército forte e disposto a conquistar o objetivo, você também deve procurar uma plataforma que sempre te entregue o resultado esperado, sem limitar seu crescimento.

3 – O cliente é o rei e a experiência dele faz toda a diferença

joffrey em game of thrones e e-commerce

Independentemente de quem ocupe o Trono de Ferro, uma coisa é certa: as ordens do rei são absolutas e ditam como será a vida no reino. O mesmo pode ser aplicado para o e-commerce, onde o rei é o cliente e a experiência de compra na loja virtual irá impactar diretamente no sucesso do seu negócio.

Portanto fique atento: tire boas fotos dos produtos, escreva descrições bem detalhadas e facilite o processo de compra, com opções que sejam simples e rápidas, desde a forma de pagamento até a entrega. Certifique-se também de que a sua loja funcione tanto no mobile quanto no desktop, com carregamento rápido e design agradável, oferecendo a melhor experiência possível.

4 – A loja física e a virtual não são inimigas

joão das neves em game of thrones e e-commerce

Não é uma guerra entre o gelo e fogo. Entender o comportamento de compra do consumidor faz toda a diferença na hora de pensar promoções e elaborar as estratégias de marketing. Uma loja virtual e outra física não são concorrentes, na verdade é o contrário: é possível unir as forças das duas e criar uma experiência unificada para o cliente. Todos os canais de atendimento e compra que o negócio possui devem dialogar entre si, criando uma só força para atender o consumidor, que cada vez mais está se tornando omnichannel.

5 – Otimize os processos para maximizar os lucros

tywin no game o f thrones

E por fim: vender muito e enriquecer como um Lannister é o sonho de todo lojista e no e-commerce não é diferente. Porém, abaixar o preço dos produtos drasticamente nem sempre é a melhor estratégia. Você vai até conquistar um grande aumento de vendas, o que pode criar uma falsa sensação de crescimento, mas o segredo é equilibrar a receita com os custos na hora de precificar seus produtos, o que realmente vai ditar se a saúde financeira do negócio está boa.

Faça uma análise dos processos da loja, procurando por pequenas falhas, e otimize tudo o que for possível, visando aumentar a eficiência e reduzir os custos ao mesmo tempo. Busque agregar valor para a marca, se diferenciando dos concorrentes e conquistando um lugar no coração dos possíveis clientes.

Com essas lições em mente, com certeza você será capaz de atuar com maestria no e-commerce, melhorando os resultados do seu negócio. E aí, você também viu nestas lições oportunidades para o crescimento do seu e-commerce? O que você acrescentaria na lista? Deixe um comentário contando pra gente!

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