Como usar gatilhos mentais e aumentar as vendas online

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Quer adotar uma estratégia eficiente para sua loja virtual crescer? Neste artigo, explicamos como usar gatilhos mentais para potencializar suas vendas no e-commerce.

Pessoas são impactadas a  todo momento por diversas emoções, mas será que é possível aproveitar a sensibilidade humana para chamar atenção do público e alavancar as vendas no site? A resposta é sim! Com toda certeza e, neste artigo, explicamos como usar gatilhos mentais para isso.

Você vai entender como medo, histórias e depoimentos de terceiros podem ser utilizados nas campanhas de marketing do seu e-commerce e ajudar nas vendas. Siga a leitura!

 

Como usar gatilhos mentais e aumentar as vendas online

Os profissionais de marketing de sucesso sabem trabalhar muito bem para promover suas marcas, produtos e serviços. Entre as suas técnicas, está o entendimento sobre o papel que a psicologia tem no processo de compra.

Você sabia, por exemplo, que a escolha de cores das suas campanhas influencia as vendas no site?

Se você deseja levar sua estratégia de marketing para outro nível, chegou a hora de entender como seus clientes pensam.

Guarde isso: as pessoas agem quando são impactadas por emoções específicas. Quais seriam elas? Como aplicar essas estratégias do jeito certo? É o que vamos explicar nos tópicos seguintes!

 

Conte histórias

Uma das formas mais assertivas de como usar gatilhos mentais para auxiliar as vendas é aproveitar o gosto das pessoas por conhecer histórias.

Elas costumam ser bem mais eficientes do que fatos e números para a tomada de decisões emocionais.

O ser humano conta história há milhares de anos e, segundo o professor da Harvard Business School, Gerald Zaltman, 95% da cognição acontece no subconsciente, ou seja, no emocional.

Agora você deve estar se perguntando: como contar histórias para aumentar as vendas no meu e-commerce?

Bom, primeiramente, é importante refletir sobre alguns aspectos. São eles:

  • O que sua empresa oferece?
  • Que necessidade de mercado ela está atendendo?
  • O que diferencia sua marca?
  • Para quem é a sua marca?

Depois, você pode fazer algumas mudanças no e-commerce, como substituir as descrições dos produtos por histórias dos produtos.

Não tem segredo: o que você deve fazer é contar aos clientes histórias interessantes e relacionadas aos seus produtos.

 

Use a prova social

A prova social nada mais é do que uma demonstração de que algumas pessoas já experimentaram seu produto ou serviço para incentivar as outras a fazer o mesmo.

Esse gatilho é usado para tranquilizar aqueles clientes mais preocupados, mostrando que o produto ou serviço existe, está nas ruas e é bom.

Será que isso funciona? Pois bem, tente lembrar na última vez que você comprou algo pela internet: por acaso leu as críticas e procurou o que as pessoas estavam falando sobre o produto? Isso que você fez foi buscar a prova social!

Existem seis provas sociais que podem ser usadas para auxiliar as vendas. Veja a seguir:

  • Depoimentos ou estudos de caso dos clientes;
  • Depoimentos de especialistas estimados no seu setor;
  • Celebridades ou influenciadores que visitaram e compraram em seu estabelecimento;
  • Grande número de pessoas que fornecem provas sociais, por exemplo, mais de 10 mil seguidores em uma rede social;
  • Amigos que gostam da marca ou dos produtos e serviços;
  • Uma entidade confiável certificando que sua empresa tem qualidade.

 

Crie confiança

A confiança é outro método de como usar gatilhos mentais para auxiliar as vendas. Para isso, você pode implementar um programa de fidelidade ao cliente.

Os clientes fiéis são aqueles que mais gastam dinheiro. Mas, para conquistá-los, sua empresa tem que garantir transparência nas ofertas. Jamais surpreenda o cliente com taxas extras, por exemplo.

Outro aspecto importante da confiança no meio virtual é segurança. Nas transações online, o cliente confia informações pessoais importantes, como os números do cartão de crédito.

O papel da sua empresa é não permitir que as fraudes atinjam seus clientes — em hipótese alguma — quando eles estão comprando em seu site. Uma vez que isso aconteça, a confiança passa a ser zero.

Entre as medidas de proteção, seu site pode ter um processo de checkout seguro, devoluções gratuitas e acesso fácil ao SAC.

 

Estimule desejos

Nem sempre podemos ter tudo o que desejamos, certo? Mas e se os seus produtos ou serviços, de alguma forma, pudessem associar aos principais desejos das pessoas, como super carros, mansões, comidas deliciosas ou um período em um spa?

Você não precisa dizer a ninguém que seu produto ajudará as pessoas a comprar o carro do ano hoje, mas pode usar a imagem de um conversível sofisticado nos anúncios para tentar atrair a atenção do público.

Observe os anúncios de comida na televisão. Quase sempre a câmera mostra um hambúrguer grande, bem recheado e com tempero escorrendo. Você fica com água na boca? Se sim, é porque o anunciante conseguiu estimular seus desejos.

 

Inspire o medo

O medo é uma das mais formas mais eficientes de como usar gatilhos mentais a favor das vendas.

Embora seja uma emoção desagradável, é um dos recursos mais usados ​​para levar as pessoas a responder a ações de marketing através do gatilho da escassez. Para acertar, é preciso um pouco de cautela. Você não pode cometer exageros, mas também não pode aliviar demais a ponto de não provocar nada.

No marketing, o medo serve para evidenciar que se o cliente deixar de comprar, essa escolha terá consequências negativas. No e-commerce, você pode usar o medo de diferentes formas, por exemplo, oferecendo uma promoção relâmpago, que fique disponível por tempo limitado. Assim, você incita de forma sutil o medo de nunca mais encontrar um preço reduzido.

Outra forma é mostrando que seu produto vai aumentar a eficácia do cliente, trabalhando nesse caso com o medo que ele tem de ser superado.

O que você precisa fazer é apresentar uma situação assustadora, ou de escassez. Para arrematar a mensagem e resolver o problema, quem aparece é o seu produto ou serviço.

 

Como você pode ver, as emoções humanas podem ser o empurrãozinho que falta para o cliente se definir ou não pela compra de um produto. Por isso, não perca tempo! Comece hoje mesmo a estimular essas emoções nos clientes em seu e-commerce para aumentar as possibilidades de venda.

Gostou da leitura? Agora você sabe como usar gatilhos mentais nas ações de marketing. Continue acessando o blog da JN2 para encontrar outros artigos importantes para sua loja virtual. Em breve, retornaremos com mais novidades!

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